« Home | Tema para debate 6 Fevereiro » | Tema para debate 5 Fevereiro » | Tema para debate 2 Fevereiro » | Tema para debate 1 Fevereiro » | Tema para debate 31 Janeiro » | Tema para debate 30 Janeiro » | Tema para debate 29 Janeiro » | Tema para debate 26 Janeiro » | Passatempo "Volver" » | Passatempo "Vampiras" » 

quarta-feira, fevereiro 07, 2007 

Tema para debate 7 Fevereiro

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

Um relatório da Comissão Europeia revela que Portugal é o país da Europa com mais polícias por habitantes. Contudo, as pessoas têm medo dos crimes de rua. Há motivos para que os portugueses se sintam inseguros?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Etiquetas:

Claro que sim. Bem pode ter mais polícias por habitante, mas não parece, a maioria está fechada nas esquadras a tratar de papelada. Porque é que não colocam os excedentes da função pública a fazer o trabalho burocrático nas esquadras, para que a polícia possa andar nas ruas onde é necessária e para que todos nos possamos sentir mais seguros.

Penso que a segurança da população está dependente de outros factores que não têem que ver com o numero de polícias na rua: O aumento do desemprego, a diminuição do nivel de escolaridade, a diminuição de oportunidades sociais, etc. Por um lado criou-se a imagem negativa que a sociedade (injustamente) associou a recentes acontecimentos envolvendo policias e criminosos que foram mortos. Por outro lado a morte de policias todos os anos aumenta o sentimento de insegurança. Os governantes não ajudam: raramente (para não dizer "nunca") vi um político tomar a defesa de um polícia e assim, o equilibrio - que tem como base o respeito para com a autoridade - é frágil. Já para nem falar do equipamento, obsoleto há mais de 30 anos, do qual até os ladrões se devem rir...

JM
Valongo

As estatisticas feitas por pessoas ou empresas alheias á nossa sociedade não servem para fazer uma leitura correcta do que se passa no nosso país,ou seja, eles sabem que nós temos determinado número de policias por xis habitantes mas não sabem onde ou o quê que os mesmos estão a fazer, portanto não vamos cair na ilusão de que há excedente e que por consequência não existe necessidade de fazer algo, eu até aceito, e acredito que possa haver gente suficiente na policia, agora têm é que estar nos locais certos, e com os meios adequados, para poderem ser eficazes, para quê que me interessa a mim ter dez chapéus de chuva em casa quando preciso deles na rua.
Há que haver mais rigor, mais responsabilidade, mais vontade para fazer bem, por potugal, por nós próprios, e para que as estatisticas feitas pelos outros possam ser o espelho da nossa realidade.
Queluz,João Bamond

Enviar um comentário