« Home | Tema para debate 9 Junho » | Tema extra » | Tema para debate 8 Junho » | Tema para debate 7 Junho » | Tema para debate 6 Junho » | Tema para debate 5 Junho » | Passatempo "Richard Zimler" » | Tema para debate 2 Junho » | Tema para debate 1 Junho » | Passatempo "Baião" » 

domingo, junho 11, 2006 

Tema para debate 12 Junho

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

O que achou da equipa de Portugal no encontro com a selecção de futebol de Angola? Scolari precisa de introduzir no onze, ou este é o conjunto que dá maiores garantias? Que destino prevê para Figo e seus pares no Campeonato do Mundo de futebol?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Ao contrário daquilo que muitos jornalistas dizem, eu acho que a equipa se encontra bem e que nos dá garantias para um bom Mundial. Concordo com o Scolari em ter mantido DECO fora dos convocados, afinal este jogo não era nenhuma final, e mais vale esperar e ter um bom jogador em campo, do que pô-lo a jogar para amanhã não podermos contar com mais ele. Os Jornalistas em Portugal nem pela Selecção têm respeito, já começo a ficar farto deles.

Achei que a nossa equipa geriu o jogo para garantir a vitoria. Penso que consegue dar-nos melhores espectaculos ,mas que se guardam para jogos mais importantes. O Luis Figo teve uma exibição espectacular, conforme já nos habituou, e mais uma vez vai demonstrar ao mundo que é um dos melhores e que vai ficar p´ra história. Força Selecção, vocês conseguem.

Acho que se jogou bem, porque foi o suficiente para ganhar e, quem acha que deviam ter jogado melhor, é porque não percebe grande coisa de futebol, porque quem chega a um mundial não é nenhuma pêra doce!E além disso, Angola é nossa amiga, tinhamos de ajudá-los a fazer boa figura perante o Mundo, até o nosso Primeiro falou só bem de Angola.....

Esta selecção, com o esquema táctico que o Scolari quer implementar, é Deco-dependente. Ora se o Deco não joga, torna-se muito difícil adaptar a equipa para procurar um novo "farol" no meio-campo. Tal verificou-se pela exibição muito apagada do Tiago.
Espero que a nossa Selecção chegue bem longe, embora não considere o Scolari um bom treinador/seleccionador.

Considero que podíamos ter feito muito mais na partida com Angola. Talvez a obrigação de ganhar o primeiro jogo tenha condicionado o jogo de Portugal, mas contra o Irão não poderá haver desculpas.
Quanto ao onze, este não precisa de ser alterado. Basta apenas que o Scolari deixe os jogadores alinharem um determinado tempo na mesma posição e não coomo aconteceu contra a Angola. Num ataque o Simão estava na esquerda, no seguinte já estava na direita. Isso não dá consistência de jogo.
Prevejo que Portugal chegue no máximo aos quartos-de-final. Mas se jogar assim contra uma Argentina ou Holanda fica-se pelos oitavos-de-final.

Contra Angola, Portugal poderia ter feito mais e melhor. As expectativas estavam em alta para este primeiro jogo do mundial, mas a equipa das quinas mostrou-se nervosa e impaciente. Scolari poderia optar por outros elementos no 11 inicial, mas para os treinadores de bancada é sempre mais fácil. Espero que Portugal consiga chegar longe neste mundial, mostrando o que vale, jogando bem e bonito.

De facto, Portugal poderia ter feito uma exibição muito melhor, contudo, ao marcar cedo, acabou por jogar o resto do jogo em gestão de esforço. Houve boas exibições de Figo, e dos médios, mas não foram suficientes para disfarçar a fraca exibição de C. Ronaldo, as inúmeras faltas cometidas por Simão, e o recuo excessivo dos médios. Neste último aspecto, considero que Scolari falhou, pois com um recuo desta natureza, os médios acabaram por abrir muito espaço na dianteira do meio-campo, onde se perderam muitas bolas, e "atrapalhavam" os centrais, dificultando involuntariamente a recuperação das bolas perdidas. Com a entrada de Costinha, as coisas melhoraram a esse nível, pois foi possível a Petit, e sobretudo a Tiago avançarem no terreno.

Depois deste "relatório completo", concluo que Portugal fez o suficiente, mas não vai chegar para os próximos jogos. E é melhor não depositar demasiadas expectativas em Deco, pois ele é dos jogadores que mais jogos traz nas pernas, embora eu pense que a sua qualidade e as suas características irão possibilitar uma melhoria da qualidade do jogo português.

Enviar um comentário