« Home | Tema para debate 7 Junho » | Tema para debate 6 Junho » | Tema para debate 5 Junho » | Passatempo "Richard Zimler" » | Tema para debate 2 Junho » | Tema para debate 1 Junho » | Passatempo "Baião" » | Passatempo "Vampiras" » | Tema para debate 31 Maio » | Tema para debate 30 Maio » 

quarta-feira, junho 07, 2006 

Tema para debate 8 Junho

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

Uma loja lisboeta apresentou na terça-feira uma montra com manequins em posições do Kamasutra (foto de capa do Destak de ontem). Concorda com a utilização de manequins em posições que podem ferir susceptibilidades? Até que ponto pode ir o marketing das lojas?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Iniciativas como esta deveriam já fazer parte do quotidiano dos portugueses. Aceito que em locais onde existam muitas crianças, talvez seja melhor não existirem campanhas dessas. Mas de resto, não vejo mal nenhum em que numa montra sejam retratadas cenas eróticas ou sensuais. O Sexo e a Nudez não devem ser tabú para as pessoas. Portugal tem de ter menos macaquinhos na cabeça. Temos de fazer ver aos outros que somos modernos e que não parámos no tempo. Afinal o Sexo não é só para procriar, mas sim para dar prazer. Além disso, essa ideia não é inovadora, porque a loja "Erótica" na Praça do Chile já uma vez mostrou a quem queria ver, "A Montra Viva"...

Se há regras que limitam as imagens obscenas na televisão porque não deverá haver restrições às montras explícitas? Não me parece que seja muito educativo que jovens menores se deparem com estas posições no meio da rua...
Haja bom gosto...

João Maia (Lisboa)

Tempos idos em que na Grécia antiga se proclamava o prazer para a adoração do próprio Ego e de uma dependência em que Afrodite se proclamava como embaladora, transportadora para um estado pulsional de visões e sensações nas quais a angústia do ser se desenrolava para uma espécie de atitudes transcendentais. Terá sido uma das razões para a aniquilação, para um corte com o passado, em que os romanos transformaram esse caos numa ordem patente que chegou até aos nossos dias. Hoje em dia a palavra kamasutra causa um rubor na face desta sociedade contemporânea. É demasiado caótico mesmo para as mentes que o praticam e devido a esse caos desejável mas para muitos intolerável para a visão, acabam por reger uma ordem. Acredito que para muita gente essa montra causa intolerância ao tema, apesar de ficarem com o tal rubor na face. Na minha opinião não entendo essa intolerância. Uma frivolidade essa sim intolerável, que faz a sociedade ficar presa ao passado, ao passado bíblico do famoso “amai-vos e procriai” em que actos de prazer não existem, são intoleráveis, tornam-se “corpos dormentes”, sem acção. Vivem como máquinas. Em relação às crianças, vêem um mamilo de fora (devem ter-se alimentado sempre pelo biberão…), o resto nem vale a pena falar. “Não me parece que seja muito educativo que jovens menores se deparem com estas posições no meio da rua...” Provavelmente vão deixar de comprar barbies e afins, pois por detrás da roupa está um corpo…

E como diria Fernando Pessoa:
"Opinar é não pensar".
Hoje, vivemos na democracia do:
Fala prái porque podes ainda que ninguém te oiça ou damos ao povo o que o povo quer...
A banalidade e o facilitismo apoderaram-se dos fazedores de opinião.
Pela parte que me toca vou já a correr comprar roupa na Sisley, não vá o diabo tecê-las.

Para mim "ferir susceptibilidades" é conversa.
É muito mais desagradavél e traumatizante ver pessoas a dormir nas ruas, sem casa, sem emprego... sem futuro.
Montras onde se faz alusão ao acto sexual???
Devia era de ser mais vezes!
O sexo é optimo. Tranquiliza, renovaas energias e até possibilita a reprodução da espécie.
Está aprovadissímo!
Joana
Lisboa

Descordo completamente com esta atitude, e acho que esse senhor já devia ser punido, pois estamos a falar de lugares de fácil acesso a crianças. Enfim é fruto da falta de criativadade e certamente de desespero económico.

[Para mim "ferir susceptibilidades" é conversa.]
Concordo sinceramente. O que deveria ferir realmente a susceptibilidade das pessoas seriam as coisas que passam impunes no quotidiano: violência doméstica, agressão, humilhação e maus-tratos às mulheres na via-pública, crianças maltratadas psicológica e fisicamente, miséria exposta e convulsiva, escondida e apelada nas nossas ruas e nos nossos prédios, preços dos bilhetes para o futebol tributados com IVA a 5% enquanto um pacote de manteiga é tributado a 12% e uma pasta de dentes a 21%, touradas sangrentas em que se "idolatra" o toureiro como grande homem que espeta agulhões de metal na carne do touro que sofre estupidamente de dor, é aplaudido por multidões delirantes e pela "criancinhas" que não podem ver posições de Kamasutra mas podem presenciar os actos de violência gratuitos e patrocinados contra animais e pessoas, que levam para a vida os exemplos do pai a espancar a mãe, da sociedade a espancar os animais e os direitos das pessoas, colocando o rótulo de estupidez planetária na testa dos "lobbies" que tudo isto sustentam.
Estas são algumas das tais susceptibilidades...

Enviar um comentário