« Home | Tema para debate 6 Junho » | Tema para debate 5 Junho » | Passatempo "Richard Zimler" » | Tema para debate 2 Junho » | Tema para debate 1 Junho » | Passatempo "Baião" » | Passatempo "Vampiras" » | Tema para debate 31 Maio » | Tema para debate 30 Maio » | Tema para debate 29 Maio » 

terça-feira, junho 06, 2006 

Tema para debate 7 Junho

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

Cientistas e investidores portugueses desenvolveram uma tecnologia inovadora que permite a detecção automática de incêndios a cerca de 15 quilómetros de distância. Acha que o Estado deveria apostar na tecnologia?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

O estado deve imediatamente apostar nesta tecnologia inovadora, assim como continuar averiguar outras formas inovadoras de combate aos incendios, pois os meios em Portugal são insuficientes para a gravidade dos incêndios que têm ultimamente ocorrido.

O Estado deve apostar em todas as boas tecnologias para combater os incêndios, bem como em meios para os combater. Não seria bem mais importante termos aviões e helicopteros de combate incêndios em vez de submarinos? Acima de tudo é preciso apostar na prevenção, mas também em meios de combate para quando esta falhar.

É obrigação do Estado apostar seriamente nessa ideia. Tudo o que seja para beneficio das pessoas deve ir avante e não ficar apenas pela ideia ou nos papéis. Muitas pessoas vêm as suas casas desvastadas pelas chamas, e no Verão as nossas florestas desaparecem pura e simplesmente. Se existirem esses meios para precaver os fogos então porque não? Em vez de se gastar dinheiro em estádios de futebol e em festas com passadeiras vermelhas para os Vips do nosso Jet Set que não têm onde cair mortos, deveria-se sim, era gastar esse dinheiro em prol do bem-estar de Portugal toido e não só de meia dúzia de psidónimos

Acho que sim.Mas deviam lá por gente que estivesse alerta, e não gentinha do tipo dos parlamentares...
Se houver fogo depois de 5ª à noite, bem pode arder o País.
Mas a gente paga-lhes o fim de semana para isso....

Tecnologias e não só! Tanta coisa que poderia ser feita para atenuar o risco de incêndio... Desde empregar pessoas para limpar as florestas, guardas florestais (nestes dois casos até se criavam postos de traballho!), apostar em campanhas de sensibilização para reduzir o nº de incêndios por negligência, para as pessoas poluirem menos as florestas, etc...
Mais vale prevenir do que remediar, por isso, se querem ver o nº de incêndios a diminuir, deviam seguir o meu conselho e o das pessoas que aqui comentaram, já que assim não teriam de "pedir emprestados" os helicópteros de combate aos incêndios aos outros países.
Eu, pela minha parte, vou já tentar sensibilizar as pessoas neste comentário:
Basta um pedaço de vidro e uma folha de papel expostos ao ardente sol que caracteriza o verão português para se iniciar uma luta sem fim. O sol reflecte no vidro e como o papel é combustível, assim como as árvores que compõem as florestas, vai tudo ao ar! Por isso, muito cuidado com o lixo que se deixa nas florestas, para o caso de não haverem contentores, levem sacos para o lixo, e quando regresarem deitem-no no contentor mais próximo. Não custa nada, e pode ser um pequeno passo para uma grande evolução.

Enviar um comentário