« Home | Tema para debate 1 Junho » | Passatempo "Baião" » | Passatempo "Vampiras" » | Tema para debate 31 Maio » | Tema para debate 30 Maio » | Tema para debate 29 Maio » | Passatempo "Os melhores contos espirituais do Orie... » | Passatempo "Submarino" » | Tema para debate 26 Maio » | Passatempo "O Mistério do Priorado de Sião" » 

quinta-feira, junho 01, 2006 

Tema para debate 2 Junho

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

Os portugueses que costumam consumir bebidas alcoólicas bebem, em média, por ano, 18,5 litros de álcool (valor destilado das bebidas alcoólicas). Porque será que Portugal continua co uma média tão elevada (acima dos valores na Europa) de consumo?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Na aldeia onde o meu pai nasceu, de nome Bairral,tinham por costume molhar a chucha dos bébés em vinho. Escusado será dizer que as crianças foram crescendo e muitas delas tornaram-se adultos alcoólicos. Também nas festas da queima das fitas e outras do género, o que mais se vê são barraquinhas e roulotes de bebidas alcoólicas. Nos supermercados qualquer jovem menor de idade pode ter acesso a uma cerveja ou qualquer outra bebida. Se Portugal continuar por este caminho, qualquer dia é conhecido por ser um paíus de alcoólicos e bêbados inverterados.

Não é de admirar, afinal estamos perante um país com bastantes tradicões viniculas, daí que fazemos uso do produto que produzimos, dinamizamos assim a economia interna desta indústria, embora sejamos pouco moderados no seu consumo. Outro factor que contribui para este consumo é nossa temperatura média anual, que é superior á maioria dos países Europeus.

Infelizmente no nosso país, beber continua a ser um acto social bem visto pela sociedade em geral. Até aqui as coisas não estariam mal se as pessoas soubessem parar e beber com moderação, mas na realidade não é isso que acontece e para muitos é engraçado contar as bebedeiras e as parvoíces que se fizeram às custas delas... Há quem veja isso quase como algo heroico!!!
As últimas noticias revelam que os nossos jovens começam cada vez mais cedo a beber e a apanharem a primeira bebedeira... mas se por um lado nos preocupamos com isso, os produtores viniculas protestam quando se fala em diminuir a taxa de alcool permitida no sangue. Acho que está mais que na altura de se tomarem medidas concretas e prevenir um futuro que pode não ser muito risonho, pois todos sabemos os maleficios da injestão de alcool em excesso. Instruir e tentar mudar a mentalidade às pessoas, mostrar que não é preciso beber em excesso para nos divertirmos e convivermos com os amigos é algo necessário. Se o nosso país tem tradição vinicula, vamos usa-la de forma razoável.

Actos dionisíacos englobam-se nas atitudes de muitos portugueses.
Como país católico que é, porventura terão uma vertente inata de transformar a “última ceia” num acto diário, na medida em que inconscientemente fazem os deveres de santos e deuses, ao beberem o “sangue de Cristo”, julgando por isso mesmo uma proximidade inigualável às personagens bíblicas. E sabendo de ante mão, que cada vez mais os jovens adquirem uma autonomia sem precedentes, muitos deles adquirem pensamentos que induzem a acções de figuras adultas, julgando eles que assim adquirem um estatuto superior no meio que os rodeia, desenvolvendo então uma “alcoolização” em grande parte nas acções sociais. Pois, seja em casa, seja na rua, os portugueses são bombardeados por inúmeras publicidades relativas ao consumo de álcool, tendo muitas delas como protagonistas alguns dos grandes ídolos nacionais e internacionais. Sendo Portugal um país que na generalidade “é um macaco de imitação” e que a politica e grandes empresas reforçam essa mesma (é de salientar que só ontem vi pela primeira vez uma reportagem sobre a empresa portuguesa que está por detrás dos programas informáticos relativos ao novo cartão de cidadão), é natural que grande parte dos portugueses sentem-se seduzidos por essas publicidades. Cabe agora a cada um pensar, se quer ser “um macaco de imitação” ou adulterar-se de forma a seguir os seus próprios princípios.

Porque o noso vinho é que é bom!!!!
Eh1Eh!!!
Que pergunta tola!!
Então não saõ os Franceses, ou vocês não lêm????

Eh!pá:
Vi a 1ª página sobre o sexo depois da net, etc,etc,etc,
A Teresa Guilerme vem na 1ª Página???
Conseguiu???

Portugal é o pais das grandezas.
Porque não haveria também de ser um pais de heróis adiados e alcoolicos.
Estamos entre os maiores e melhores produtores vinicolas do mundo.
O alcoolismo é uma doença.Não interessa a quantidade mas a assiduidade com que se pratica o acto de beber.
Com o alcool se celebra, em simultaneo, a alegria e a tristeza,não espanta que
seja o companheiro ideal da irresponsabilidade e da fuga à realidade.
É tão e somente um dos espelhos da realidade portuguesa, maioritariamente masculina.
Paula Ribeiro

Oh! Paula.Até que tens razão!!!
Mas isto é um país (letra pequena), onde a "masculinidade se mede"pelos copos que aguentas...
E daí, nada a fazer-a não ser, umas muletas para o gajo dos copos.
LN
Lisboa

Segurança no Comboio??
Informo os clientes da Fertagus, que eu, como cliente, no dia 25 de Maio apanhei o comboio em Roma-Areeiro por volta das 22h, quando o comboio chegou ao Pragal, entrou um grupo de 7 ou 8 rapazes entre os 16 e os 19 anos a fazerem disturbios sérios, em toda a carruagem. Estavam poucas pessoas e foram saindo. Na carruagem apenas fiquei eu e um rapaz, o grupo de individuos tirou os óculos ao rapaz (no fim acabaram por devolvê-los) e incomodaram-me seriamente com comentários muito desagradáveis e não só! Passando-se isto, o grupo saiu muito contente na estação do Fogueteiro, como se nada tivesse passado...
Perante este cenário eu pergunto: A Fertagus dá-se ao luxo de não ter segurança nenhuma nas carruagens dos comboios?! Que protecção oferece aos passageiros?

A propósito do vinho...
o que pode esperar, se a publicidade às bebidas alcoólicas campeia por aí nos mais diversos eventos e há que estar na moda!
Além disso herdamos a má influência de uma cultura que não tem a melhor relação com as bebidas alcoólicas. O resultado está à vista! Manuel Ferreira - Rio Tinto

Porque os portugueses gostam das bebidas alcóolicas, e quando é assim, tomam mais em conta o facto de gostarem do que os riscos que o seu consumo implica. Claro que a cultura das bebidas alcólicas tem um significado expressivo para o país, mas as pessoas têm de ter consciência e moderar o consumo, sem terem de deixar de apreciar aquilo de que tanto gostam.

Looking for information and found it at this great site... » » »

Enviar um comentário