« Home | Tema para debate 5 Junho » | Passatempo "Richard Zimler" » | Tema para debate 2 Junho » | Tema para debate 1 Junho » | Passatempo "Baião" » | Passatempo "Vampiras" » | Tema para debate 31 Maio » | Tema para debate 30 Maio » | Tema para debate 29 Maio » | Passatempo "Os melhores contos espirituais do Orie... » 

segunda-feira, junho 05, 2006 

Tema para debate 6 Junho

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

O Ministério da Saúde manteve a impossibilidade de os proprietários de restaurantes e empreendimentos turísticos decidirem se os clientes podem fumar nas suas instalações, segundo a nova versão da lei. Concorda com a impossibilidade de se fumar nos restaurantes?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Vou responder como não fumador que sou. Acho essa ideia um tanto ó quanto descabida. Claro que era preferivel que ninguém fumasse para benificio de quem fuma e de terceiros, mas o que é certo é que muita gente depois da refeição gosta de rematar com um cigarrinho. Nesse caso para o fumarem terão de sair para a rua. Existem certos locais em que deveria ser mesmo abolido o cigarro, como locais fechados sem portas ou janelas, mas em restaurantes arejados deveria ficar à responsabilidade dos donos.

A nova lei não impossibilita os fumadores de frequentarem os restaurantes. Se determinado restaurante tiver uma área superior a x metros2 é obrigado a dividir em 2 áreas, uma para fumadores e outra para não fumadores. Em relação aos restaurantes que não tenham a área mínima estabelecida para haver uma divisão, não podem ter fumadores (penso que é assim que a nova lei está estipulada). Em relação aos pequenos restaurantes, pois bem, depressa as tasquinhas entrariam em falência. Tasquinhas essas que ainda são um dos últimos redutos que nos liga aos costumes tradicionais, que nos fazem esquecer por breves momentos que estamos inseridos numa globalização. Em que ideias sócio-politicas se traduzem em ordens partidárias para saber até que ponto a sociedade está disposta a acarretar com essas mesmas. Pois neste caso estão a conseguir. Concordo com a nova lei para os grandes restaurantes. Discordo, para os pequenos e médios restaurantes.

Para bem da saúde de todos nós e do ambiente já tão sujeito a poluição penso que se deve fazer o melhor. Criar áreas exclusivas para fumadores, sempre q possível, parece-me uma opção aceitável de contrário sou pela abolição. Fala quem já experimentou, infelizmente, os malefícios do tabagismo....

Concordo plenamente com esta lei !!! O Governo deve criar já pesadas multas para os não cumpridores, pois penso que vão ser muitos os que não vão cumprir. A lei tem de ser aplicada na sua generalidade e não devem ser os proprietários dos estabelecimentos a decidirem, a lei deve ser clara e objectiva a fim de acabar com a falta de civismo de alguns cidadãos em recintos fechados e melhorar a qualidade ambiental dos locais privados.

Eu concordo com esta medida e com outras mais duras. Porquê? A inconsciência dos fumadores é cada vez maior. Lembrem-me lá uma coisa, isto do "restaurante" tem a ver com tomar refeições, não tem? Saborear um prato preferido, degustar um vinho, etc... Digam-me lá também uma coisa: conseguem apreciar a vossa refeição (o cheiro então é uma das coisas mais importantes, logo a seguir ao paladar) se estiverem a cheirar o fumo do tabaco do vizinho do lado? Eu estou a pagar por um serviço que não posso aproveitar ao máximo. E porquê? Porque alguém, num restaurante (não se esqueçam do que é um restaurante e qual a sua finalidade), tem uma necessidade extrema (?!) de fumar? Mas isso é assim uma vontade incontrolável, tipo vontade de ir ao WC, que nos tolda a mente, a consciência? Não há consciência de que podem estar a incomodar alguém que paga por um serviço que não pode gozar ao máximo? Não há consciência de que estão a fazer mal a crianças, bebés, idosos e doentes? Bem, quando nem sequer olham para o bebé que levam no carrinho, que desde que nasce começa a levar com fumo... Tudo é possível. Como tudo é possível e as pessoas se portam como gente inconsciente, vai de proibir, e muito bem, tal como acontece nas multas de trânsito.
Quanto às opiniões anteriores: a minha saúde fica então à responsabilidade do dono dos restaurantes? Ou seja, consoante ele queira ganhar um bocadinho mais ou um bocadinho menos dinheiro. É isso?
A segunda: Ora então, aplica-se a lei consoante o tamanho do restaurante, é isso? Isso também se aplica aos automóveis mais caros e aos mais baratos, nas multas de trânsito? Resume-se tudo a dinheiro.
Estamos trabalhados. Falam, falam, mas nunca oiço falar de saúde pública.

Concordo plenamente! Se os donos dos restaurantes se preocupassem com a saúde dos seus clientes, já teriam tomado medidas antes. Não precisam de uma lei a dar-lhes permissão. O que eles pretendem é uma lei que lhes permita manter o estado da situação tal e qual como ela está neste momento. Civismo por parte dos fumadores é coisa que não existe, por isso, concordo com a nova lei e que inclua multas bem pesadas para clientes e proprietários.

Aplaudo a nova lei em defesa da saúde pública. Os viciados que se mudem!! Há mais de 20 anos que sou obrigada a ir comer a restaurantes ...alguém se importou com a minha saúde? Porventura o dono do(s) restaurante(s)??? Ainda sou do tempo em que um fumador, ao sacar do seu cigarro para fumar, perguntava com amabilidade se isso nos incomodava.... mas já lá vai esse tempo!! Adolescentes e mulheres fumadoras hoje em dia são os que menos civismo demonstram...Se não for a lei a intervir estamos mesmo muito mal!
M.G./Lisboa

Caso extremo: eu posso largar "gases" num restaurante? Arrotar em alto e bom som? Nada me proibe, pois não? Mas incomoda, não incomoda? Mas toda a gente sabe que não se deve fazer nada disto, certo? Acho que está tudo dito.
Não deveria ser necessário nenhuma lei a proibir o tabaco. Acho que o bom senso tomava conta do assunto. Se ele existisse... Não existindo, tem de haver repressão. Algumas pessoas só aprendem assim. Mas depois queixam-se, quando é o seu próprio comportamento que leva às proibições.

Estou completamente de acordo com a proibição do fumo nos locais de alimentação, alias, devia ser em TODOS os espaços publicos fechados. Como não fumador que sou não aceito ser incomodado com o fumo e todos os micro-organismos prejudiciais à saúde que o tabaco transporta, se eu optei por não fumar porque é que hei-de levar com o fumo dos outros? Fumar não é a condição natural do homem, o homem não nasce com o cigarro na boca, por sua iniciativa é que começa a fumar portanto é uma situação anormal para a condição humana. Querem fumar? Fumem ao ar livre e apaguem bem os cigarros por causa dos incêndios.

Concordo com esta resolução e, apesar de não gostar de ser proibicionista, considero só se poderia dispensar a imposição de uma lei se tivéssemos a garantia que cada fumador respeitaria as outras pessoas. Eu não vejo mal nenhum em que se fume (nem me compete dizer se deve ou não) numa esplanada, junto a uma janela aberta, numa grande superfície... mas desde que se certifique que o seu fumo não vai directamente para a cara de outra pessoa, nomeadamente crianças ou grávidas. Basta pensar que esse fumo pode estar a causar sofrimento a quem tenha afecções respiratórias (e refiro-me a um sofrimento real). Se falamos de dois grupos, terá de haver coexistência pacífica mas eu inclino-me a defender aquele grupo que está a ser prejudicado sem poder fazer o que quer que seja, enquanto que, ao outro grupo, bastava parar.

Tem de haver respeito para ambos os lados: fumadores e não fumadores. Em muitos locais existe já uma divisão de zonas para fumadores e para não fumadores e assim é que deve ser. Os fumadores devem respeitar os não fumadores e vice-versa!

Enviar um comentário