« Home | Correio do Leitor - respostas » | Passatempo "Escolinha de Música" » | Número » | Tema para debate IV » | Destaques de quarta-feira no Destak » | Caderno de Fim-de-Semana » | Correio do Leitor » | Correio do Leitor » | Correio do Leitor » | Correio do Leitor » 

quinta-feira, dezembro 08, 2005 

Tema para debate V

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar o seguinte assunto nos comentários deste post ou carregando directamente AQUI:

Um estudo recente revela que Portugal é dos países onde se espera mais tempo pelos transportes públicos. Será que os transportes públicos portugueses são assim tão demorados e com má qualidade?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do Destak [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade].

Quando se analisa este problema, deparamo-nos com um ciclo vicioso (a tradicional pescadinha de rabo na boca), por um lado temos os operadores de transportes, a dizer que não têm utentes em número suficiente que permita melhorar o serviço, por outro lado temos os utentes, a dizer que não usam o serviço porque ele não tem qualidade.
É importante quebrar este ciclo, e isso só é possível restringindo o acesso de viaturas particulares às grandes cidades, aumentando os custos do estacionamento e penalizando financeiramente o estacionamento selvagem, característico das grandes cidades Portuguesas, sendo que esse dinheiro deveria ser integralmente canalizado para a melhoria dos transportes públicos.
Se Portugal é um dos países onde mais se espera pelos transportes públicos, também é de certeza um dos que mais recorre ao transporte privado para os movimentos pendulares do tipo casa – trabalho – casa, com os custos sociais e ambientais que isso acarreta.

A julgar pela Vimeca, os serviços alternam entre o pontual - durante o dia - e os 30 a 40 minutos de atraso durante a noite. Também já passei pelo sofrimento de estar à espera por um autocarro da Vimeca que nunca apareceu. Tive de apanhar táxi. Parece-me que estas empresas que recebem dinheiro do Estado dão-se ao luxo de gozar com os seus clientes e de perturbar as suas vidas com um serviço tão mau!

Catarina Soares, Oeiras

Sem dúvida! Mas a culpa não é dos transportes públicos. Desconfio seriamente que os responsáveis pelos horários não frequentam os referidos transportes. Basta olhar para a (horrível) coordenação entre os autocarros da SulFertagus e o comboio. No exacto momento em que o comboio abre as portas, estão autocarros a partir, deixando por vezes os utilizadores à espera durante dezenas de minutos! Bastariam cinco minutos para que os utilizadores conseguissem apanhar o autocarro e assim evitar toda esta descoordenação. Organização precisa-se!

11 minutos de espera de transportes?!
O que é isso para um portugês!?
As semanas de espera por melhores dias!?
Meses de espera por melhores semanas!?
Anos de espera por melhores meses?
Já começamos a ter o Dom de saber esperar, enquanto os do "poder", passam por nós nos seus grandes carros e dizem:
_Coitadinhos, ainda acreditam no pai Natal!

***********************
Ricardo Reis



Estás só. Ninguém o sabe.

Estás só. Ninguém o sabe. Cala e finge.
Mas finge sem fingimento.
Nada 'speres que em ti já não exista,
Cada um consigo é triste.
Tens sol se há sol, ramos se ramos buscas,
Sorte se a sorte é dada.

*******************

Infelizmente não temos tido sorte.
Mas também não nos damos ao trabalho de ir ao encontro de melhor sol ou melhores ramos!

Margarida M.
Barreiro

Vou deixar aqui só um exemplo que me parece muito representativo! Quando vou à Impala, em Mem Martins, o combóio chega sempre uns minutos depois da camionete passar, o que faz com que tenha que esperar sempre cerca de 30 minutos! Palavras para quê.......

Enviar um comentário