« Home | Correio do Leitor » | Correio do Leitor » | Correio do Leitor » | Correio do Leitor » | Tema para debate III » | Tema para debate II » | Destaques de sexta-feira no Destak » | Passatempo "O Historiador" » | Tema para debate - segunda, 28 » | Alguns destaques de quarta-feira no Destak » 

terça-feira, dezembro 06, 2005 

Correio do Leitor

De seguida colocamos uma carta de um leitor que publicámos parcialmente no jornal de ontem (edição de Lisboa) - na parte Correio do Leitor - que tem motivado várias opiniões contrárias. Por isso mesmo, colocamos de seguida esses mesmo comentários a este texto.

O teatro dos enfermeiros
Não posso deixar de manifestar o meu toal espanto e indignação no que considero o teatro do ano que são as greves dos enfermeiros, que considero no mínimo patético
. Basearem-se injusta e abusivamente nos factores psicológicos e físicos para justificarem greves que nunca tiveram razão de ser,e que acima de tudo não correspondem à verdade.

Por isso sou totalmente solidário com o primeiro Ministro e espero que ele não cometa o erro de ceder às pretensões quer desta especialmente e de outras classes que pretendem ser diferentes de outros cidadãos e que pretendem dividir a sociedade portuguesa em cidadãos de 1ª e de 2ª.
O primeiro grande erro do Governo foi passar o curso de enfermagem a curso superior – não justifica, só acarretou mais despesas ao estado, e seguramente trará imensos problemas no futuro que se avizinha.
Há muitos enfermeiros com a 4ª classe antiga que são mais competentes do que os agora formados, sendo óptimos profissionais. Acho que o máximo que o governo devia permitir aos enfermeiros era o grau de bachelerato e mesmo assim não se justificava. Portanto o governo errou redondamente ao ceder ao longo dos anos as pretensões e as birrinhas dos enfermeiros, e hoje está a pagar a factura dos erros que cometeu, embora esteja ainda a tempo de controlar a situação presente se usar mão firme e não ceder nem mais 1 mm.

Outro grande erro que o governo cometeu foi ceder às pressões dos enfermeiros quando estes se opuseram à intenção do governo de treinar as enfermeiras auxiliares (a quem os enfermeiros chamam auxiliares de enfermagem) mas que no fundo são enfermeiras embora não tenham sido treinadas para o efeito.

Eu pergunto: Que fariam os enfermeiros se todos técnicos de acção médica fizessem uma greve com 100% de adesão? O esforço físico nos hospitais, toda a gente sabe que é seguramente feito pelos chamados técnicos de acção médica, e quanto ao aspecto psicológico, que dizer desses auxiliares? Porque são eles que põem as arrastadeiras que os srs enfermeiros não querem fazer, são eles que lavam os doentes, que os alimentam, que puxam ou empurram as macas etc. etc...
Afinal quem é que faz os esforços físicos e sofre tanto quanto as enfermeiras o desgaste psicológico? Acho sinceramente que as auxiliares deviam receber treino de enfermagem, o que seria de mais valia para os nossos doentes, nomeadamente no campo da psicologia, fisiologia, anatomia funcional básica e até de farmacologia, porque estes profissionais lidam directa e constantemente com os pacientes tal como as enfermeiras o fazem. Lidam também com doentes terminais, deprimidos e com a morte dos mesmos.

Não percebo porquê que os enfermeiros não aceitam esta proposta do governo no sentido de facultar um curso de enfermagem às auxiliares. É de um extremo egoísmo. Por isso acho anedótico a conduta dos enfermeiros e só espero que governo mantenha a firmeza e a coragem de dizer não quando é preciso fazê-lo.
Depois de tudo que o governo tem vindo a oferecer de bandeja aos enfermeiros incluindo um curso superior, que mais querem eles? Os enfermeiros deviam de olhar para a sua evolução desde há uns anos para cá e agradecer aos sucessivos governos pelo estatuto que têm hoje. Aproveito aqui para saudar a coragem deste governo por finalmente ser o governo que tem mostrado mão firme com o objectivo de melhorar o país. Acho muito bem que a idade da reforma seja aos 65 anos para toda a gente e que o governo não ceda a estas greves que são um autêntico teatro. Um bem haja a José Sócrates.

Luís Santos Pires
Lisboa 11/11/2005

Meu Deus, como pode alguem dizer coisas destas! Será que este senhor tem a minima ideia do que é um enfermeiro?das responsabilidades que tem, das competências que tem que possuir, da sua importância na prestação de cuidados etc etc etc! Axo que tem mt para ler e sobretudo muito para aprender!Sabe por um acaso quem foi Florence Nightingale?Nancy Roper? Pois parece-me que não! A ignorância não é desculpa para tudo o que se diz! cuidado!

PRIMEIRO APRENDA O QUE É: PRESTAR CUIDADOS DE HIGIENE E CONFORTO, NUTRIÇÃO,MOBILIZAÇÃO, SAÚDE NÃO COMO AUSÊNCIA DE DOENÇA! DIZ E MUITO BEM QUE OS ENFERMEIROS TÊM FORMAÇÃO "no campo da psicologia, fisiologia, anatomia funcional básica e até de farmacologia", ACRESCENTO: INVESTIGAÇÃO, CIÊNCIAS DA ENFERMAGEM, INGLÊS, FRANCÊS, INFORMÁTICA,INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS,NUTRIÇÃO, TECNICAS DE COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO INTER-PESSOAL, PARA ALEM DOS INUMEROS INSINAMENTOS CLINICOS ETC ETC!!! oU SEJA, SERÁ QUE PODIAM TER TUDO ISTO SEM UMA LICENCIATURA? O QUE SABE VOCÊ DA REALIDADE DOS ENFERMEIROS!DEVIA TER VERGONHA DE TIRAR ESSAS CARTAS DA GAVETA, HÁ LIBERDADE DE EXPRESSÃO, MAS mANIFESTAÇÕES PÚBLICAS DE TÃO ESCANDALOSA(PERDOE-ME O TERMO) IGNORÂNCIA, DISPENSAM-SE! VERGONHOSA, LAMENTÁVEL, DESASJUSTADA, INAPROPRIADA, INFUNDADA, IGNORANTE, É O COMENTÁRIO POSSIVÉL A ESTA CARTA! ENFIM...PERDOA-LHES PAI,NÃO SABEM O QUE DIZEM!!

Em geito de reflexão

Primeiro queria saudar o Sr. Pires por conseguir expressar uma opinião de um assunto que pelo que demonstra tem um grande défice de conhecimento. Gostava de referir também que considero que esta carta se baseia em “alicerces de areia”.
Para que numa futura opinião não cometa erros vou dar-lhe os alicerces de que precisa.
Desde que a primeira pessoa cuidou de outra, pode-se afirmar que surgiu a enfermagem.
Segundo Adam (1994:15) “(…) a enfermagem remonta já à idade das cavernas, altura em que a mulher já fazia curativos ao homem que se ferira na caça.”.
Há quem diga que a enfermagem nasceu com Florence Nightingale, embora esta disciplina seja tão antiga como a própria medicina.
O cuidar é então a essência da enfermagem em todas as suas vertentes. Com a introdução deste novo conceito nas escolas de enfermagem, esta começou a distanciar-se dos outros serviços sociais e adquirindo ela própria um caris teórico.
Segundo Watson (2002:95) “À medida que os modelos e práticas de enfermagem continuam a ser clarificados, em evolução e a serem mais consistentes com as suas teorias, filosofias e valores, a enfermagem torna-se numa profissão de saúde-cuidar-curar, mais distinta.”.
Actualmente está-se a dar mais um passo na evolução do cuidar em enfermagem e além de a pessoa ser vista como um ser individual como era referido no holismo, esta tem ainda o poder de interferir e decidir a par do enfermeiro, os seus cuidados.
Actualmente o enfermeiro não desempenha apenas um papel importante na prestação de cuidados directos, tem também uma acção importante noutras áreas ligadas á saúde, tais como o ensino, a gestão hospitalar e a investigação em enfermagem. Com isto a enfermagem torna-se assim imprescindível na sustentação de um adequado sistema de saúde.
Segundo Roper (1995:8) “(…) os enfermeiros são muito procurados não apenas para efectuar uma enfermagem directa, mas também para ensinarem, gerirem e mais recentemente efectuarem pesquisa sobre a enfermagem.”.
Mediante tudo isto diga-me Sr. Pires continua a achar que a Enfermagem não é uma disciplina para ser ensinada ao nível universitário de licenciatura? Recordo-lhe que isto é só a ponta do iceberg do conhecimento que suporta a profissão de enfermagem. Poderia realizar-lhe um maior esclarecimento recorrendo a outra bibliografia mas isso não seria possível por esta via.
Quanto à questão de dar formação aos Auxiliares de Acção Medica, não acha que se fosse dada esta formação a estes se tornariam enfermeiros?
Será que gostaria de ser assistido por uma pessoa com 65 anos, que depois de uma vida de trabalho que requer grande esforço físico e intelectual não está certamente 100% disponível para lhe prestar cuidados de excelência?
Será que não iria escrever nova crónica de opinião a criticar os maus cuidados de que foi alvo?
Isto são apenas algumas questões que lhe deixo para reflectir e para que não torne a realizar comentários de opinião com bases tão pouco sólidas.
Agora caro Sr. Pires, normalmente não falamos do que não sabemos, porque ao entrar nessa via em vez dos cidadãos de 1ª e 2ª que refere, tornar-se-á um cidadão de 3ª.

Em primeiro lugar quero agradecer, sim agradecer, a este senhor ter escrito este comentario. Nao que seja da mesma opiniao, nem de perto nem de longe pois ate sou uma estudante de enfermagem, mas sim pelo facto do sr ter mostrado que em pleno seculo XXI ainda ha pessoas que demonstram uma profunda ignorancia acerca da realidade dos profissionais de saude. Realmente, se pensarmos bem... para que andar a estudar durante 4 anos como cuidar das pessoas.... que tecnicas aplicar para evitar que uma vacina mal dada deixe alguem paralitico, entre outros numerosos exemplos que poderia aqui enumerar. Ha que clarificar que a enfermagem é um curso com uma grande base cientifica e nao apenas fazer as tarefas que o sr ai enumera. ninguem diz que os srs enfermeiros com a 4a classe nao sejam competentes mas a profissao, como qualquer outra evolui. e nao e essa a essencia do ser humano? nos estamos em constante evoluçao e isso e o que nos faz seguir em frente. pergunto ao sr luis. se estivesse numa cama a precisar de cuidados constantes nao iria gostar de ser tratado e cuidado com o maximo d competencia? ou por acaso esta a espera que o medico passe consigo a noite a ver quando lhe doi alguma coisa? porque se esta a espera do medico bem pode esperar e esperar....ou ainda melhor... se por acaso algum dia precisar de ajuda para se levantar de uma cama ou para se movimentar.. se calhar vai gostar de ser tratado por um enfermeiro de 65 anos que mal pode com ele pois esta profissao e de um tremendo desgaste tanto fisico como psicologico. nao fazemos "birrinhas" as greves nao sao um "teatro". estamos a lutar pelo que e justo e que vai afectar directamente todos e quando digo todos e a comunidade em geral. afecta me a mim enquanto futura enfermeira, afecta os enfermeiros actuais e afecta tambem o sr luis que um dia podera precisar de cuidados medicos e de enfermagem e quando isso acontecer vai querer ser tratado da melhor forma e com competencia. talvez nesse dia valorize o trabalho dos enfermeiros. é triste ver que ainda ha pessoas que demonstram tanta ignorancia...

É verdadeiramente lamentável que pessoas totalmente desenquadradas do contexto da área da SAUDE consigam opinar e manifestar opiniões tendo como base de sustentação para as suas fundamentações a velhinha IGNORANCIA.
É manifestamente claro que o Sr. pires possui elevado défice de conhecimentos e nesse sentido gostaria de contribuir para a redução da inércia cognitiva que mantêm o Sr. pires preso na idade das cavernas, totalmente acomodado no “escuro” no que diz respeito ao tema de Saúde Publica contemporânea.
Nesse sentido GOSTARIA DE ELUCIDAR O SR PIRES o porquê de uma licenciatura em enfermagem?!?!
Se ñ sabia (fica a saber), ACTUALMENE ENFERMAGEM É UMA CIÊNCIA. Deixou de ser uma actividade empírica, adquirindo um corpo de conhecimentos que conjuntamente com o MÉTODO CIENTIFICO valida, e serve de base de sustentação para a FUNDAMENTAÇÃO das intervenções realizadas em enfermagem.
Não tenho quaisquer dúvidas que o Sr. pires para ter uma ligeira noção do vasto espectro multi-dimensional que abrange a carreira de enfermagem precise de 4 longos e suados aninhos, como muito gasto de ATP por parte das células cinzentas, e mesmo assim duvido que consiga compreender o conceito de CUIDAR alguém.

Bem todos os meus colegas já responderam correctamente a este Sr., como tal só lhe tenho a dizer que quando não temos bases solidas para falar, ficamos calados. É bastante melhor do que estar num site publico a opinar sobre um tema, em que o proprio conhecimento deixa muito a desejar. já agora Sr Pires tente enriquecer o seu conhecimento para que na proxima vez que voltar a opinar num site publico saiba do que está a falar. Talvez um dia quando precisar dos cuidados de um enfermeiro, aí saberá quem realmente é o enfermeiro e as verdadeiras actividades que este desempenha.
É com pena que assisto a tão triste comentario, demonstrando um total desconhecimento do que se fala, bem como uma profunda ignorância.

o que mais se poderá dizer acerca deste texto abominável? Já vimos todos que este senhor não faz a minima ideia da essencia da profissao de enfermagem.. Provavelmente nunca entrou num hospital com olhos de ver, ou nunca teve um ente querido internado... Porque se tivesse observaria com mais atençao que o trabalho de um enfermeiro passa por muito mais do que ele alguma vez sonhará dentro da sua cabecinha mentecapta!!Senti-me ofendida, chocada e absolutamente incrédula ao ler cada palavrinha que aquele senhor teve a audácia de escrever... Fique o senhor sabendo que estudamos, para o bem da sua saude, mto mais do que voce alguma vez sonhará! Coisas que não poderam passar por um "simples curso de enfermagem aos auxiliares"!
Acho que os auxiliares são uma ajuda preciosa no dia a dia de um enfermeiro... Mas não são eles que lavam, alimentam, puxam e repuxam seja o que for... Podem colaborar com o enfermeiro nessas actividades.. mas sempre sob a supervisao deste! Não me vou alongar muito mais para quem não merece que eu gaste o meu latim...
Só desejo que nunca fique doente e que tenha que recorrer ao internamento, isto caso todos os seus desejos se realizem ( espero que nao)... porque aí... estará "bem" entregue ...

Aluna de Enfermagem de 3ºano

enfim...cada um nasce pa kilo k nasce, 1s errados otros sem saberem o k fazem ou dizem...sr. pires? a mim n me parece mm nenhum senhor...vc deve ser dakeles k andam xeios de paninhos kentes e k nunca andam doentes ou k se metem 1 pe num hospital tao lg a dzr k vergonha ou entao e so flr bem...n o conhecu max tb n keru ter exe desgosto...reforma aos 65 axa bem? vc dv ser + 1 dakeles k ta sentadinho em casa com a cerveja ao ld e tds os meses a receber akela subsidio de desemprego pois se vai a uma entrevista faz com k lhe deiam 1 justificacao de nao aceitacao por motivos de dores de costas nao? kuando precisar dum enfermeiro ou outro cuidado kk de saude pense no k ja dixe e pd ser k se arrependa...tenha juizo ja deve ter idade pa ixo...e andam uns pais a criar filhos para isto...

Sem comentarios, simplesmente ridiculo,... A proposta do Sr. então serão tornar os auxiliares de acção médica em enfermeiros, por mim tudo bem, desde tenham a minha competência que os enfermeiros, para isso, ter-se-ão que candidatar a uma faculdade e tirar uma licenciatura. Outro ponto, os utentes não são "lavados", são lhes prestados os cuidados de higiene e conforto, por um enfermeiro. E mais lhe digo, a função de um enfermeiro não é "empurrar as mascas" pois para isso teria que abandonar o sserviço e consequentemente os utentes, para isso foram contratados auxiliares de acção médica, para AUXILIAR, na função do pessoal de saude profissionalizado. Um enf. a trabalhar com 65 anos... sei... quem será que presta cuidados? O ou o enfermeiro ou o utente? Espero que nuca vá parar a uma enfermaria para valorizar o trabalho dos enfermeiros.

realmente é um teatro! refiro-me ao senhor pires. acho k terá ua grande careira como comediante. não lia nada tão comico desde os livros de BD qdo era miuda.
não acha o sr. que deveria 1º saber do k está a falar antes de o comentar? não teria feito tão má figura. quem lhe dera a si ter algem k lhe xegue ao pé qdo mais ningem lhe xegar. é triste ainda haver pessoas como o senhor. pensei k estava extintos desde o tempo dos dinausauros. espero sinceramente k um dia qdo precisar de um enfermeiro se recorde das barbaridades k disse.
a ignorancia é realmente triste!!!

uma enfermeira indignada

Sr. Pires, com todo o respeito devido, se fosse atribuido um Prémio Nobel da Ignorância, sentir-me-ia na obrigação de o felicitar.
O artigo que escreveu, encontra-se tão longe da realidade que dispensa qualquer justificação de caris científico.
Lembre-se do que disse quando proferiu que o país não necessitava de enfermeiros qualificados, pode ser que um dia (quando precisar) mude de opinião.

Custou me muito ler o texto que redigiu. Não por ser enfermeira porque não o sou, mas por ter passado por uma fase muito difícil e por dever à equipa de enfermagem responsável a minha recuperação física e, principalmente, psicológica. Deixo aqui um grande agradecimento por todo o carinho. Penso que devia conhecer melhor certos assuntos antes de falar Sr. Pires. Se um dia tiver que ser hospitalizado, tenho a certeza que irá escrever um texto completamente diferente.

So me abrange dizer...quem é este senhor possuidor de tanta ignorancia e falta de respeito por PROFISSIONAIS tao competentes como os enfermeiros?sabe quem é que passa 24h junto dos utentes?sabe quem ira estar junto de si 24h por dia no caso de precisar de cuidados a nivel hospitalar(nao querendo desejar-lhe mal,fique bem claro)?pois...conviduo-o a procurar saber quais sao as funçoes de um Senhor Doutor enfermeiro..e se possivel,experimente dar uma volta pelos hospitais existentes em Portugal...é que pela sua ignorante descriçao do que é ser enfermeiro,leva-me a concluir que ja nao entra em nenhum hospital portugues a muitos,muitos anos.Estava tentada a adivinhar a sua profissao,mas como sou uma Sr.Drª.Enfermeira com muita educaçao não vou descer ao seu nivel de ignorancia.

um pais ao abandono conduzido pelo empregado banco gaspar e um pau mandado a falar . a sociadade esta unida contra mas os enviados da finança não houvem e sao piores que o enviado dos felipes de espanha com um presidente conivente , afinal quem defende e sente o povo , tenho a solução façam um ordenado europeu igual em todos os estados e assim veremos quanto duram estes politicos da maquina de calcular que preferem a miseria em vez de cortarem nos lucros , ja corremos com grandes imperios porque não de novo ou sera que o dinheiro se subrepoe aos valoures nos fomo sculpados pusemos um burro a conduzir o Ferrari e agora temos que lhe fazer um furo porque ele não para

Enviar um comentário