« Home | Tema para debate 29 Maio » | Passatempo "Os melhores contos espirituais do Orie... » | Passatempo "Submarino" » | Tema para debate 26 Maio » | Passatempo "O Mistério do Priorado de Sião" » | Tema para debate 25 Maio » | Tema para debate 24 Maio » | Passatempo "Super Bock Super Rock" » | Tema para debate 23 Maio » | Tema para debate 22 Maio » 

segunda-feira, maio 29, 2006 

Tema para debate 30 Maio

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

Há cada vez menos católicos em Portugal. Em 2001 93,3% da população portuguesa era católica, em 2004 caiu para 89,8%. O número de baptismos decresceu 10%. A que é que se deve esta diminuição? Que consequências poderão existir?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

A causa de cada vez existirem menos católicos talvez se deva ao facto da Igreja querer comandar demasiado a vida dos seus fiéis. Numa sociedade onde de dia para dia aumentam os casos de Sida, ao invés da Igreja Católica aconselhar o não uso do preservativo, deveria sim incentivar as pessoas nessa prática. Também que moral tem a Igreja para proibir a homossexualidade, se muitos dos padres são homossexuais? A reacção mais normal das pessoas é e será cada vez mais essa, ou seja o afastamento da religião. Para se ensinar tem de primeiro se saber dar o exemplo. Será que a Igreja Católica sabe fazer isso?

Qdo se quer (por vontade própria)baptizar um filho com deficiência, e o padre diz que não porque não aprende os "sacramentos"(letra pequena),está tudo errado.Passou-se no Lumiar.
E um crente perdeu-se, como muitos.
Hipócratas...Mas papam as ratas de sacristia...
Bem aventurados os pobres de espírito...tem duas faces...

A meu ver, o descrédito pela Igreja católica deve-se à mentalidade e vida que actualmente as pessoas levam. Basta ver pelas pessoas com mais idade: essas continuam a ser bem católicas. O que se assiste hoje é a uma cada vez menor educação cristã. Doa a quem doer, a verdade é que cada vez menos pais se preocupa com a educação cristã dos filhos. Por outro lado, penso que o problema não é só esse. É verdade quando dizem que a Igreja tem enveredado por um mau caminho para conquistar/ manter pessoas. Veja-se o caso de serem contra meios contraceptivos, entre outros que nem vale a pena enunciar. Portanto, concluo desta minha reflexão que cabe a cada um de nós vivermos a Igreja com conciência e de acordo com os nossos ideais.

A razão deste decrescente número de católicos pode estar relecionado com a manutêncão por parte de algumas igrejas, de algumas orientações católicas já por pouco toleradas pelo o cidadão comum. Ora bem, ainda este mês fui a um batizado de um sobrinho meu, em que os pais tiveram que mudar várias vezes de paróquia porque os padres não aceitavam batizar o menino, pelo simples facto de os padrinhos não serem casados, aqui está mais um bom exemplo.

Se existem menos católicos, é porque há mais descredito na igreja católica. E são muitas as razoes. Para mim a principal, é que não consegue de todo, passar a mensagem aos fieis, do verdadeiro amor de Deus, e do verdadeiro proposito da vinda de Jesus á terra. Preocupam-se com rituais pagãos, que só contribuem para o enriquecimento da Igreja.

A descrença é resultado da materialização da sociedade humana. Eu vejo a igreja católica como um clube de futebol que já não ganha títulos há muitos anos e que na realidade é uma ferramenta politica já muito desgastada.
A resposta: Igreja católica foi substituída por o futebol e isso é um facto.
Qual crucifixo ou santo, vou é pôr uma bandeira na janela! Alguém já se perguntou o porquê de existir sempre muitos políticos a assistir a grandes finais de futebol?
Isso mesmo move massas e a igreja católica move?

Em relação a este tema, apenas tenho 3 palavrinhas a dizer: "cambada de vigaristas"!

o que acontece e que o povo portugues esta procurando conhecer verdadeiramente a DEUS lendo mais a biblia e indo as Igrejas evangelicas a qual tem aumentado muito nos ultimos anos para honra e gloria do senhor. E isto nao e diminuicao e sim mais fe e as consequencias sera melhor porque en breve teremos um Portugal totalmente evangelizado em nome de Jesus amem.

Oh! Rocha:
Vai beber um copo que isso passa pá!!!!

IDEM ASPAS

IDEM ASPAS

Oh! Rocha:
Só te falta dizer que queres o Portas.....

Penso que esta diminuição se deve ao facto de as pessoas questionarem os valores nos quais forma educados, procurando perceber pela própria cabeça o que é bom e o que é mau. Quanto a consequências, só se a esperança de vida diminuir, porque li num artigo da revista Domingo do Correio da Manhã que as pessoas com fé têm tendência a viver mais tempo...
A religião é sem dúvida uma questão complicada, mas não há 1 única doutrina religiosa que seja perfeita. Há sempre aspectos a melhorar, aspectos esses que são focados noutros comentários.

Enviar um comentário