« Home | Tema para debate 30 Maio » | Tema para debate 29 Maio » | Passatempo "Os melhores contos espirituais do Orie... » | Passatempo "Submarino" » | Tema para debate 26 Maio » | Passatempo "O Mistério do Priorado de Sião" » | Tema para debate 25 Maio » | Tema para debate 24 Maio » | Passatempo "Super Bock Super Rock" » | Tema para debate 23 Maio » 

terça-feira, maio 30, 2006 

Tema para debate 31 Maio

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

O número de fumadores caiu em Portugal de 29%, em 2002, para 27% em 2005, segundo um inquérito europeu divulgado na véspera do Dia Mundial Sem Tabaco. Acha que existem menos tabagistas no país? Porque é que isso acontece?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Muito sinceramente, na minha opinião não me parece que hajam menos fumadores, antes pelo contrário! Mas se, realmente, é verdade, tavez se deva ao facto das pessoas se preocuparem mais com a sua saúde! Nos dias de hoje,começa-se a fumar em idades cada vez mais novas...

Não sei se existem menos fumadores, existem sim é mais pessoas que depois de grandes sustos param de fumar. Muitas delas aprenderam a lição e nunca mais voltam a pôr um cigarro na boca, enquanto que outras insistem em poluir o corpo delas, dos outros e o próprio ar. Também cada vez mais cedo os jovens começam a fumar. Penso que deveriam de uma vez por todas colocar nos maços de tabaco, imagens e fotografias de pulmões e dos malefícios que o tabaco provoca. Se ao comprar a pessoa visse essas imagens chocantes decerto pensaria duas vezes...

A diminuição verificável do número de fumadores deve-se simultaneamente a uma crescente preocupação com a saúde, graças a uma divulgação dos malefícios do tabaco, e a um sentimento de repulsa nas relações pelo fumo do(a) companheiro(a)

comment anterior de João baptista ferreira Dias, Lisboa

Se há menos fumadores não sei (talvez a diferença de 3% do ano passado para este ano sejam aqueles que morreram entretanto).
O que dou conta é que já se nota alguns fumadores constrangidos quando notam que à sua volta algumas pessoas não reagem bem ao seu fumo.Mas infelizmente, a grande maioria dos fumadores ainda não tem consideração por quem não quer ter os seus pulmões cheios de fumo alheio.
Aumentem-se os impostos sobre o tabaco e proíba-se o fumo em locais públicos fechados. Do que é que estamos à espera?

Existe uma maior intolerência dos não fumadores em relação aos fumadores e isso talvez devido às muitas campanhas que existem actualmente e às propostas (eternamente adiadas) de lei para restringir ainda mais o fumo em locais públicos.

Menos fumadores!? E apenas 27%!? Peço imensa desculpa mas não consigo acreditar neste valor. Quando ando na rua mais de metade dos peões fuma. Quando estou num café vejo fumadores em quase todas as mesas. Quando estou num restaurante vejo imensos consumidores dessa maldita sobremesa que é o tabaco. Se apenas fossem 27%, estatisticamente falando, devia ser possível encontrar algum lugar público sem a presença de fumadores. Mas a realidade é outra. Pela minha percepção, penso que os fumadores ultrapassem em muito a fasquia dos 50%. Só assim se explica como ainda conseguem manter o direito de ir matando lentamente os inocentes que com eles convivem. Eles têm de ser a maioria! A pergunta original era: "O que se pode fazer para reduzir ainda mais a percentagem de fumadores?" Não tenho a solução ideal. Se os fumadores querem fumar que fumem. Cada qual deve ser livre de escolher a sua morte, por muito agonizante que seja. Preocupo-me, sim, com o facto dos fumadores poderem decidir pelos outros uma morte igual à deles.

Rui Gouveia
Porto

O que é curioso, é que todos os comentários são de não fumadores...
O que confirma que os fumadores são a "espécie a abater".
Os direitos são só para um lado????
Só os coitadinhos deles é que têm razão????
DASSSSSSSS.

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Sr. Anónimo,

Leia com mais atenção a minha ultima linha. Percebeu? O tabaco é um veneno. E mata, mesmo que lentamente. Quem acha que neste momento tem os direitos todos? O direito de causar mau estar às pessoas em redor. O direito de fumar onde e quando muito bem lhe apetece? O direito de se sentir ofendido quando repreendido? O direito de achar que os avisos de proibição de fumar são meras sugestões?

O seu argumento é velho e só pode vir de alguém que tem preguiça de levantar o rabo para ir fumar o cigarro onde não incomode mais ninguém.

Se houvesse mais respeito pelos não fumadores, talvez não fosse preciso novas leis (não deveria. as existentes são suficientes), talvez agora não fosse necessário esta alegada "perseguição" aos fumadores que refere. Mas não há respeito! Nunca houve! E agora querem o que? Respeito? Tivessem respeitado antes. O respeito não nasce nas árvores. É preciso merecê-lo.

Rui Gouveia
Porto

Realmente eu achei que houvessem mais fumadores, mas tenho reparado que, mesmo amigos e conhecidos têm deixado de fumar. Mas a principal razão pela qual eles deixam de fumar não é, como seria de esperar, a sua saúde, mas o dinheiro que gastam. E muitos deles dizem-me que só deixariam de fumar se os preços aumentassem. Acho que essa seria mesmo a melhor medida. Até porque há muita gente que se queixa, pede subsídios, falam de desmprego, mas não se coibem de gastar 300 euros por mês nisso.

Andreia de Almeida
Corroios

Enviar um comentário