« Home | Passatempo "Os melhores contos espirituais do Orie... » | Passatempo "Submarino" » | Tema para debate 26 Maio » | Passatempo "O Mistério do Priorado de Sião" » | Tema para debate 25 Maio » | Tema para debate 24 Maio » | Passatempo "Super Bock Super Rock" » | Tema para debate 23 Maio » | Tema para debate 22 Maio » | Tema para debate 19 Maio » 

domingo, maio 28, 2006 

Tema para debate 29 Maio

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

Quase três em cada quatro estudantes universitários portugueses admitem já ter copiado, indica o estudo «Copianço nas universidades o grau zero da qualidade». Concorda com estes resultados? Que medidas deverão ser tomadas para evitar?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Há muita materia, que nunca na vida iremos precisar, cada vez vez mais o ensino está a diminuir nas materias e tornando as coisas mais curtas e mais faceis...
Mas mesmo assim, alguem consegue estudar tudo o que dá, sem levar uma ajuda ou ouvir o copianço dos outros.
O que se devia de fazer era encortar na materia, arranjar maneiras mais faceis de decorar a materia, ou mesmo acabar com o não ter livros á mao na hora H... acabar com os exames, e isso era mesmo falta de organização por parte dos alunos, acabarem com o que nos faz copiar, exames e testes, outras maneiras de provarmos que sabemos as coisas, os exames é uma farsa, se nos dessem os livros e a materia como deve ser... melhor maneiras de nos ensinarem... E nao passa por consciencializar, passar por reensinar as materias.
Rui E. - Seixal

Por mais que neguem, já quase todos os estudantes se auxiliaram de cábulas ou auxiliadores de memória como preferem chamar. Muitas das vezes acabam por nem sair dos bolsos ou de debaixo dos livros, mas pelo menos estão ali não vá aparecer uma branca. Não acho que seja necessário se tomarem medidas para combater isso, porque as cábulas nunca irão acabar. Eu próprio, usei milhentas vezes, até porque como trabalhador/estudante não há tempo para estudar...

Este resultado era de esperar dado que o ensino português é um dos piores da União Europeia. Professores mal formados, matérias enfadonhas e alunos desmotivados contribuem cada vez mais para os chamados "copianços". A maior parte dos universitários não levam os estudos a sério.Passam a maior parte do tempo nas festas académicas, faltam às aulas, não têm interesse pela matéria e na hora dos exames preferem recorrer às cábulas do que estar um dia inteiro a estudar uma matéria "chata" que não lhes vai servir para nada.Penso que acima de tudo tem que se optar por uma maior dinamização das aulas e por uma constante motivação dos alunos por parte dos professores. Mas dúvido que mesmo que se tomem medidas para evitar as cábulas estas acabem.

Há que distinguir duas situações:
-uma é o caso de alunos que copiam sistematicamente.
-outra é o caso de alunos que já copiaram (esporadicamente) alguma vez durante os seus cursos mas que não fazem disso hábito.
É óbvio que importa combater a primeira e isso passa pela responsabilização quer dos alunos, quer dos professores.

Acho escandaloso que haja alunos a fazer os cursos exclusivamente à base de cábulas. Graças a esses alunos preguiçosos e irresponsáveis (que de futuro não saberão exercer eficientemente a sua profissão), os alunos trabalhadores ficam em desvantagem pois os resultados finais dos exames não correspondem à verdade dos factos. Na minha universidade, uma das mais prestigiadas, acontece algo ainda mais escandaloso. Não só os professores fecham os olhos, ao copianço descarado dos alunos ricos e de famílias influentes, como permitem a esses mesmos alunos, o acesso ao enunciado do exame antes do exame. Ou seja, não basta esses alunos, no fim do curso beneficiarem do chamado "factor cunha", como ainda ficam com as melhores médias por terem todas as ajudas possíveis e mais algumas ao longo do curso. Quem se lixa são os outros alunos, que estudam e trabalham e ficam prejudicados porque ficam em pé de igualdade (em termos de média) com alunos que fazem zero, em vez de serem recompensados pelo seu trabalho. O que fazer perante uma situação destas? Não sei... Parece não haver integridade neste país... A solução será, para nós, alunos trabalhadores, estudar ainda mais e mostrar a todos o nosso valor. É que daqui a uns anos, o nosso trabalho será o reflexo da nossa competência, enquanto que os outros passarão a vida a esconder-se daquilo que nunca aprenderam a fazer até ao dia em que a realidade seja clara para todos os que os rodeiam e a máscara lhes caia. Foi um verdadeiro prazer escrever este comentário.CRLX

Ao comentário anónimo! Se acha escandaloso um mero "copianço", o que achará então da guerra, fome, violência, etc., etc. Copiar, na minha opinião, é uma coisa normal, quem é que nunca copiou? não acho que tenham de se descobrir medidas para o evitar, por muito que se esforçem, há-de haver sempre quem consiga "escapar" e de diversas formas. Não vale a pena pensar mais neste asunto, há outros merecem mais a atenção dos "média" e do nosso governo, que não hesitam em levar a sua "cábula" para a assembleia!

Ao comentário da Patrícia: 1º se não pretendia participar neste debate mais valia estar calada. Pois se o tema era este, os nossos comentários a ele se reportam.2º Não me referi a meros copianços. Aprenda a ler português. 3º Se quer discutir a fome e a guerra no mundo, realidades que também merecem toda a nossa atenção, então proponha esses temas. E se está tão preocupada assim, junte-se às causas de ajuda humanitária e faça alguma coisa, em vez de perder tempo a falar. PS. Se acha que copiar é normal, força! Contrate profissionais que tenham feito os cursos com base nesse sistema e assista na 1ªfila à sua incompetência e ineptidão.É assim que Portugal está no estado em que está. CRLX

Ao anónimo: cada um é livre de expressar as suas ideias, mas se a si lhe cabe a carapuça...pelos vistos o anónimo deve ser daqueles que nunca copiou na vida e só de pensar nisso até se deve sentir maldisposto...talvez nunca tenha partido um prato! Por favor caia na realidade, não seja mesquinho! Há assuntos tão mais importantes do que este dos copianços, parecemos aqueles putos da escola!Neste momento, Portugal tem assuntos prioritários, que não este! Portanto, cale-se você!

Eu próprio não teria dito melhor!
Muitos parabéns á Patrícia do Porto

Enviar um comentário