« Home | Tema para debate XX » | Tema para debate XIX » | Passatempo "O Diário de Sofia" » | Passatempo "Loto" » | Passatempo "O Diário de Sofia" » | Tema para debate XVIII » | Tema para debate XVII » | Tema para debate XVI » | Tema para debate XV » | Números » 

segunda-feira, janeiro 16, 2006 

Tema para debate XXI

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar o seguinte assunto nos comentários deste post ou carregando directamente AQUI. Partilhe a sua opinião.

Os senadores norte-americanos sugeriram a eventualidade de um ataque militar para impedir o Irão de obter armas nucleares.
O que pensa desta declaração dos políticos norte-americanos? Acredita que poderá haver mais uma guerra no golfo pérsico?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do Destak [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade].

Estou preocupado com a possibilidade de um país estar na posse de armas nucleares. Mas, na minha opinião, os Estados Unidos não estão preocupados com a paz no Mundo. Os interesses deles são outros (petróleo, indústria de armamento).

Paises com armas nucleares, temos varios, inclusive os estados unidos, compreendo que tenham medo que o irão construa armas nucleares, pelo medo do fundamentalismo, mas a pergunta e, sera que os estados unidos não têm mais nada que fazer senão meter o bedelho em todo o lado, todo o lado não, prq não se vê eles a ameaçar a Coreia do Norte, a China e outras potências que não mostram medo deles, em minha sincera opiniao , se o irão quer usar a energia nuclear em beneficio do país eu acho que devem usar sim, para construção de armas, não acho correcto, no entanto tb não acho correcto que os paises como os estados unidos possam ter essas armas, condenando os outros que tb querem ter, eles pensam ser os donos do mundo e a maioria dos paises do mundo acham que devem sempre ceder aos caprichos dos meninos, Portugal inclusive.

Quaisquer que forem as intenções são concerteza melhores do que as do Irão, cujo presidente tem feito comentários completamente ridículos.
Se as intenções "económicas" dos EUA libertarem (como aconteceu no Iraque e no Afeganistão) as populações da tirania destes assassinos, então venham eles. De certeza que nós, no lugar dessas pessoas, também queriamos ser ajudados.

É impressionante como se defendem estes países onde as mulheres são tratadas como animais, onde não há respeito pela vida humana, onde se fazem limpezas étnicas; e como se acusa facilmente os EUA.
De repente, os bonzinhos são os ditadores.
É bom que comecemos a abrir os olhos. Estes tempos de permissividade com o terrorismo e com a revolta étnica; a revolução do Médio-oriente vs Ocidente, curiosamente bem vista por muitos ocidentais(!); a facilidade com que se diz que "nós" somos civilizados, logo não podemos fazer isto ou aquilo, mas "eles" podem porque são pobres e não sabem o que fazem, vai trazer-nos muitos problemas no futuro.

É obviamente preocupante que um país, que assume uma posição de política externa extremista e irresponsável, esteja a desenvolver armas nucleares em desrespeito das regras internacionais. Toda a comunidade internacional deve estar atenta e deve impedir que tal aconteça. Os EUA têm assumido especial protagonismo porque, além dos interesses económicos que também estão em jogo - e dos quais toda a comunidade ocidental beneficia incluindo Portugal (não sejamos ingénuos...), são mais voluntaristas na defesa da segurança mundial, assumindo a sua responsabilidade enquanto super potência democrática.

João Maia (Lisboa)

É lamentável chegar a este ponto a situação do mundo, por causa de extremistas malucos e perigosíssimos, mas acho que não são os Estados Unidos que para já têm da fazer algo, mas sim Israel e todo o povo judeu que se deve sentir ameaçado! Espero que não seja necessário, mas,se os israelitas retaliarem, eu compreendo e não posso condená-los por isso...
Alberto

Enviar um comentário