« Home | Tema para debate XVI » | Tema para debate XV » | Números » | Primeiros passos de 2006 » | citações » | 2005 de emoções » | Feliz Natal » | Passatempo "Dancefloor Directions - Rui Murka" » | Passatempo D'ZRT (22-12-05) » | Tema para debate XIV » 

terça-feira, janeiro 10, 2006 

Tema para debate XVII

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar o seguinte assunto nos comentários deste post ou carregando directamente AQUI. Partilhe a sua opinião.

O ministro das Finanças admitiu ontem que poderá não haver dinheiro para pagar reformas dentro de uma década. Sente-se preocupado? O que faria se se chegar a esse ponto? O que fazer para evitar?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do Destak [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade].

Não sei bem que medidas têm de ser tomadas, mas talvez devam começar a pensar em reduzir os portugueses que enganam o sistema da Segurança Social regularmente, fazendo controlos rigorosos. Talvez seja pelo excesso de "chicos-espertos" que o buraco da Segurança Social é tão grande. Se quando chegar à minha reforma não tiver direito a receber acho que sou impelido a fazer uma revolução. Não só não faz sentido, como acho que iria criar uma instabilidade social muito grande.

É preocupante, sem dúvida. O melhor é começar desde cedo, tanto quanto for possível, fazer PPR. Para além da estrutura demográfica, existe também uma péssima gestão das questões da Segurança Social. Por exemplo, mexer nos Fundos de Pensões das empresas públicas só agravou o problema porque transferiu mais responsabilidades para o Sistema Geral. As "cabecinhas pensadoras" da política deviam ponderar melhor as medidas. Talvez cortar drasticamente nas suas reformas fosse um bom princípio.

a primeira medidas a ser tomadas, deveria ser cortar as grandes reformas dos políticos, porque o país anda assim por alguma razão é.
Trabalham poucos anos e tem reformas
que dava para pagar 5 desgraçados que é o povo se não for mas. disso eles não falam, a contenção que tanto falam é só para os pequenos, eles continuam a gastar em grande.
este pais é uma vergonha....

A preocupação dos ricos em relação a este facto é tão nula como o Chico Espertismo a funcionar como um vírus mortal. O dinheiro existe, mas só que quantos mais pobres são preciso haver para criar um rico? É como o jogo do Monopólio, o dinheiro é sempre o mesmo, está é mal distribuído. E o problema da S. Social é esse mesmo, os ladrões que fogem com o cu à seringa.
Se assim é, o melhor é isto é ser uma selva de uma vez por todas, assim temos hipóteses de reaver os euros do nosso suor, através das armas. Se uma sociedade não funciona com as regras de circulação de dinheiro, se anda tudo a roubar, então vamos a eles. Acaba-se a ética, a regra e as normas do bom funcionamento de uma economia social e a natureza começa a funcionar. Daqui a 50 anos vivemos numa anarquia animalizada, que o único objectivo é a sobrevivência.
Estou farto de trabalhar para encher os bolsos a gente gananciosa que apenas vê dinheiro e seus luxos. Se somos todos iguais apenas de “boca” então a luta armada é a única saída.

É clar que isto é preocupante. Mas em vez de estar a criar situações alarmistas, porque não procurar soluções para o problema?

ha uma de algumas soluçoes q tem de ser tomadas; é um facto q neste pais trabalham p a funçao pubica(notar bem), e privados, centenas de milhares de jovens na condiçao de trabalhadores a recibo verde, ou seja nao descontam p a segurança social, é escandaloso o q se passa ...acabem c esta situaçao e o dinheiro aparecera!R.Maria Mendes E Ricardo Morgado, lisboa

Num país miserável como este que até mete nojo aos cães, não é de estranhar que tal situação aconteça.
Quem deveria ter responsabilidades no assunto, aposto que se está bem a borrifar para os prejudidicados. Para esses, a situação está mais que garantida com reformas chorudas e outras mordomías...
Enquanto a corrupção e os interesses tiverem prioridade sobre tudo e todos a 'coisa' não muda, infelizmente! (veja-se o exemplo do novo aeroporto da Ota).
Não consigo perceber como é que ainda anda tanta gente atrás dos políticos nas campanhas eleitorais.
Viva Espanha!

Ontem o Ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, afirmou que existem condições para vencer as dificuldades de sustentabilidade da Segurança Social, desde que sejam tomadas as medidas adequadas. Vieira da Silva salientou que o governo já tomou um conjunto de medidas para contrariar o risco de insustentabilidade. O mInistro apontou o reforço do financiamento da Segurança Social, com as receitas do aumento do IVA de 19 para 21 por cento, o combate à evasão contributiva e à saída precoce do mercado trabalho. O executivo quer introduzir medidas como a criação de emprego e tornar o sistema mais equilibrado.

Não sei que medidas tomar, até porque não sou responsável por essas pastas ( apesar de ter a certeza que eu faria melhor que estes sucessivos desgovernos)!
No entanto,e Deus queira que não seja preciso, se isso acontecer e eu precisar de dinheiro para alimentar os filhos, a primeira coisa que me ocorre é assaltar um ou dois reformados da política, pois desses é que eu não tenho pena nenhuma!

Very cool design! Useful information. Go on! »

Enviar um comentário