« Home | Números » | Primeiros passos de 2006 » | citações » | 2005 de emoções » | Feliz Natal » | Passatempo "Dancefloor Directions - Rui Murka" » | Passatempo D'ZRT (22-12-05) » | Tema para debate XIV » | Passatempo D'ZRT (21-12-05) » | Passatempo "Lisboa-Dakar" » 

domingo, janeiro 08, 2006 

Tema para debate XV

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar o seguinte assunto nos comentários deste post ou carregando directamente AQUI:

Um relatório da Polícia Judiciária anuncia um aumento de 32% nos assaltos à mão armada. Acha que o governo deveria melhorar os meios policiais?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do Destak [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade].

Para que melhorar os meios policiais se os policias continuam com a sua acção limitada. Enquanto as pessoas que definem o rumo do nosso pais não tomarem consciência de que uma força incumbida de zelar pela segurança de todos os cidadão deve ter mais poder para fazer cumprir a lei, não vale a pena estar a investir na melhoria dos meiso policiais (se bem que eu concordo que esse investimento deva se feito, esse investimento e outras coisas mais).

Hugo

Na minha opinião penso que para reduzir a criminalidade há-que pôr mais policiais a circular em todos os cantos. E mesmo assim nem sei se resultava visto que praticamente ninguém teme os polícias hoje em dia.

É óbvio que melhorar os meios policiais é essencial para reduzir o nível de criminilidade. No entanto, existem outras medidas que é importante não esquecer, nomeadamente: a dignificação da carreira dos profissionais da polícia (com efeitos ao nível da sua motivação), maior celeridade e eficácia ao nível da justiça, maior organização colocando policiamento onde é mais necessário, etc.

É óbvio que a pobreza,a fome,e a falta dos bens mais básicos não são por si só motivo suficiente para que as pessoas comecem por aí a fazer assaltos à mão armada.Quanta gentinha pobre anda por aí desamparada nas ruas e nem por isso se lembra de assaltar ou roubar alguém.Penso que os membros desses gangs,por natureza não querem sequer saber o significado da palavra trabalho.Sempre ouvi dizer que "O TRABALHO FAZ CALOS".Decerto esse será o lema de vida de muito boa gente.Quanto à pergunta se "o governo deveria melhorar os meios poiciais",penso que deve melhorar não tanto na quantidade,mas sim na qualidade.Felizmente existem policias que fazem jus à farda que usam,mas por outro lado há aqueles que só são polícias porque não conseguiram arranjar outro emprego.Era importante incentivar e informar os futuros policias,dos perigos e riscos que essa profissão exige.Além disso era essencial mais e melhor formação a nivel físico,mas principalmente a nivel psicológico.Isso para que não aconteçam situações como muitas vezes acontecem,de policias corruptos e mais desonestos que certos criminosos e ladrões.No fundo acho que os governantes deveriam pensar mais em criar melhores condições de vida para as pessoas ,pois assim talvez diminuisse um pouco mais a criminalidade que infelizmente cresce vertiginosamente.
Samuel Fernandes-Lisboa

Penso que cada vez mais se bate no ceguinho como se já não basta-se o facto de ele ser cego.O problema não e a falta de policias...mas sim a nossa legislação...porque reparem quando no exersicio do dever um policia tem o azar de matar um suposto marginal,levantam-se logo todos os movimento etnicos e não só...o individuo que antes aterrorizava tudo e todos de repente torna-se na bondade em pessoa...o agente da autoridade esse sim e crussificado qual cristo...penso que com a legislacao que temos a precaridade em que os agentes prestam serviço muito fazem eles em prol do nosso bem estar...não devemos esquecer de que são gente de carne e sangue,que teem as suas familias...E que para alem de tudo são seres humanos...rectifique-se a legislacão .criem-se leis em que um condenado nao passe 10 15 20 anos dentro de uma cadeia mas sim que durante esse tempo seja obrigado a executar tarefas temos muito baldio para limpar muitas matas que nao arderiam no verao se estivessem limpas use-se essa mão de obra.Acredito convictamente que com a remodelação da legislação todos nos poderemos dormir muito mais descansados

Infelizmente já são poucos os cidadãos que temem as forças policiais e os Tribunais. Efectivamente a criminalidade tem aumentado em Portugal e muito provavelmente o nº de agentes efectivos terá diminuído. O Governo tem de controlar a despesa pública!!! Julgo que para combater a criminalidade teriam de ser tomadas medidas drásticas, nomeadamente através da alteração de legislação em vigor e permitir que todos os orgãos de polícia criminal conseguissem actuar eficazmente, o que infelizmente não acontece, por inúmeras razões.
Se a qualidade de vida dos Portugueses fosse melhor, certamente a criminalidade seria muito menor.

Enviar um comentário