« Home | Tema para debate VIII » | Novidade: Fotolog » | Passatempo "Super-Mulher" » | Opinião e respostas » | Tema para debate VII » | Tema para debate VI » | Passatempo "A Partilha" » | Tema para debate V » | Correio do Leitor - respostas » | Passatempo "Escolinha de Música" » 

quinta-feira, dezembro 15, 2005 

Tema para debate IX

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar o seguinte assunto nos comentários deste post ou carregando directamente AQUI:

Uma bebé de Viseu foi hospitalizada quatro vezes por agressões dos pais e agora está internada em risco de vida. Vários especialistas querem alterar a lei para que uma criança hospitalizada por agressões fique sob a custódia da Comissão apropriada de imediato.

Concorda com uma alteração à lei, para que as crianças agredidas não voltem a casa dos pais sem supervisão?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do Destak [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade].

Esta história faz confusão a qualquer pessoa. É revoltante verificar como uma criança pode ser agredida de tal forma pelas pais e ainda por cima há suspeitas de violação. Se a comissão já conhecia o caso e não pode evitar o que aconteceu, têm de mudar as regras para que as crianças sejam mais protegidas! É assim nos Estados Unidos e noutros países civilizados no mundo. Em Portugal continuam a morrer e sofrer crianças com a lei a mostrar-se atrasada!

É incrível como é que uma história destas ainda se passa no século XXI... como mãe, revira-me as entranhas pensar que uma criança tão pequena possa ser alvo de maus tratos por parte dos próprios pais.
Não são pessoas... são piores que animais. É urgente uma mudança de atitude por parte do Estado Português. Alguém tem de ser capaz de proteger estas pobres crianças que nascem sem terem pedido, no seio de familias completamente disfuncionais e patológicas. A partir do momento em que um bebé entra nas urgências de um hospital com sinais de abuso, agressão ou mera negligência, no mesmo minuto tem de se iniciar um processo para averiguar as causas e os culpados. Que Deus proteja esta criança e todas as outras que não tiveram a sorte de nascer num ambiente de amor.

Este é mais um caso entre muitos. Às vezes tenho vergonha de pertencer a este país. As crianças não são consideradas pessoas e são tratadas desta forma, e infelizmente temos o caso escandaloso da Casa Pia. Reflete bem o que a nossa justiça faz em relação aos maus tratos feitos às crianças.

Concordo que a lei deve proteger mais as crianças, assím como as penas para os agressores devem ser mais pesadas e agravadas quanto mais próximo for o grau de parentesco, os pais têm como principal função (social e biológica) proteger os filhos.

Nada explica comportamentos como este.Em Portugal ou noutro canto qualquer, da parte chamada civilizada deste planeta,estas coisas acontecem vão continuar a acontecer porque são fruto de desvios da mente ainda por explicar.Caso contrario, se tivessem tratamento,cura ou vacina possivel, já não conteceriam.Estes relatos que chegam ate nos atraves da comunicação social,acredito que sejam apenas uma parte do que realmente acontece de violento com os mais desprotegidos.
A lei pode ate castigar,depois da violencia consumada.
A acção social pode intervir e tentar equilibrar antes que o pior suceda.Pode e deve tentar controlar um pouco mais os casos de alguma forma previsiveis, mas para chegar a todos precisa de uma estrutura muito bem organizada . E isso custa dinheiro e sobretudo dedicação. Mesmo assim o melhor que pode acontecer é diminuir o numero de situações e minimizar as consequencias, nunca podera controlar o instinto das pessoas nos momentos em que decidem maltratar.Tudo pode e deve ser tentado mas não criemos ilusões de que um Estado poderá acabar com a violencia. Esse tipo de dominio seria ele proprio uma violencia .A consciencia comanda e não ha Estado que a controle, felizmente.

SIM, parece-me que qualquer comentário é desnecessário, o que aconteceu é uma vergonha e uma demonstração de que existe uma grande dose de incompetência nos assuntos mais importantes. A frase "... nada falhou" dada pela Comissão X, não me sai da cabeça

É óbvio que com o passar do tempo e correndo o risco dessas situações de maus tratos cairem no esquecimento,muitas dessas crianças voltarão a ser vitimas de maus tratos por parte dos pais ou de outros familiares.Não digo que sejam colocadas em colégios pois não fizeram mal a ninguém para serem enclausuradas,mas pelo menos que sejam entregues a familias que por qualquer razão não possam ter filhos e que tenham condições de cuidar de uma criança.Vão todos ser mais felizes.Quanto aos pais,esses devem ter o castigo merecido.

Enviar um comentário