« Home | Tema para debate VII » | Tema para debate VI » | Passatempo "A Partilha" » | Tema para debate V » | Correio do Leitor - respostas » | Passatempo "Escolinha de Música" » | Número » | Tema para debate IV » | Destaques de quarta-feira no Destak » | Caderno de Fim-de-Semana » 

terça-feira, dezembro 13, 2005 

Opinião e respostas

[O seguinte texto de opinião do nutricionista Alexandre Fernandes foi publicado na edição de hoje do jornal Destak. Por termos recebido diversas respostas ao artigo de opinião publicamos o artigo e as respectivas respostas - que podem ser encontradas nos comentários deste post.]

A Dieta da Herb@life
Além desta dieta servir para ganhar dinheiro porque temos que comprar os produtos aos vendedores (muitas das vezes sem formação na área da Nutrição), esta é uma dieta hiperproteica, ou seja, é um tipo de alimentação que a pessoa dá prioridade ao consumo de batidos ricos em proteínas e outro tipo de suplementos para substituir as principais refeições – como as do pequeno-almoço, almoço e jantar. Há uma redução da ingestão de todos os tipos de hidratos de carbono (dos mais simples aos mais complexos).
Na realidade, o que acontece é que numa primeira etapa este tipo de alimentação funciona, isto é, a pessoa perde peso porque existe uma restrição calórica. Com o passar do tempo e com a continuação desta dieta há uma sobrecarga renal que é inevitável, devido à grande quantidade de aminoácidos que é necessário filtrar, para não falar do aumento da quantidade de toxinas derivadas do metabolismo das proteínas animais. Só de eu referir isto já seria o suficiente para desencorajar a prática desta dieta.

É importante ainda dizer que a necessidade proteica varia com a actividade física, o peso, o sexo e a estrutura corporal, mas, pode ser compreendida entre 0,8 a 1,6gr por kg de peso. Ou seja, um bife de vaca pequeno resolve as necessidades de uma mulher com 50kg.
A forma mais correcta e adequada de emagrecer é controlar as calorias e os nutrientes – gasta-se mais e consume-se menos, sem que com isso não falte nenhum tipo de nutrientes (vitaminas, minerais e outros), o que na dieta da Herb@life é impossível uma vez que nem sequer as frutas, fonte de vitaminas e fibras, são permitidas às grandes refeições.
Uma perda de peso rápida, geralmente, acarreta uma perda de água e de massa muscular, e mais, a gordura tem limites e maneiras específicas para ser eliminada do organismo. Siga o meu conselho: Coma bem e seja saudável.

Alexandre Fernandes – Nutricionista
www.nutrir.no.sapo.pt

---

Respostas de leitores
Bom dia, gostaria de partilhar consigo a minha opinião sobre o artigo que escreveu na última edição do Destak do dia 13 de Dezembro, onde escreve sobre a Herbalife.
Após ler este artigo fiquei muito admirado, pois uma pessoa com a sua formação acabou por escrever uma quantidade de coisas que não estão de acordo com a verdade, o que me leva a concluir que não analisou devidamente a matéria em questão antes de escrever sobre ela, o que é preocupante, pois uma pessoa com a sua posição consegue influenciar um certo numero de pessoas devido à sua profissão, e especialmente quando se escreve algo na comunicação social, e como tal passo alguma informação que certamente será útil para uma melhor fundamentação sobre esta questão.
(...)
Luís Madeira

---

[Ler o resto desta opinião e outras respostas ao artigo de opinião nos comentários deste post ou carregando directamente AQUI.]

[Opinião do primeiro leitor completa]

Bom dia, gostaria de partilhar consigo [nutricionista Alexandre Fernandes] a minha opinião sobre o artigo que escreveu na última edição do Destak do dia 13 de Dezembro, onde escreve sobre a Herbalife.

Após ler este artigo fiquei muito admirado, pois uma pessoa com a sua formação acabou por escrever uma quantidade de coisas que não estão de acordo com a verdade, o que me leva a concluir que não analisou devidamente a matéria em questão antes de escrever sobre ela, o que é preocupante, pois uma pessoa com a sua posição consegue influenciar um certo numero de pessoas devido à sua profissão, e especialmente quando se escreve algo na comunicação social, e como tal passo alguma informação que certamente será útil para uma melhor fundamentação sobre esta questão.

1º - Quando diz que a dieta da Herbalife serve para ganhar algum dinheiro, realmente é verdade, pois possivelmente o Sr.. não escreve para este jornal de borla, tem os seus honorários, e quando receita produtos (medicamentos ou não) para uma dieta, estes não são gratuitos, tudo nesta vida custa dinheiro a própria alimentação custa dinheiro, assim como os produtos da Herbalife, daí não perceber a intenção desta frase….

2º - "muitas vez sem formação nesta área de nutrição", é verdade que existem pessoas sem formação na area de nutrição, mas conhecem bem os produtos, pois têm formação sobre eles com médicos que são prémio nóbel de medicina ou que já foram candidatos como é o caso do Dr. Louis Ignarro ou o Dr. David Heber possivelmente conhecidos seus, nem que seja de nome, e nunca falamos sobre o que não conhecemos, muito menos com o intuito de denegrir a imagem de uma empresa ou de alguém em particular.

3º - Quando diz que todos os Hidratos de Carbono são retirados dos mais simples aos mais complexos, não corresponde à verdade pois existem alguns hidratos de carbono na alimentação da Herbalife.

4º - Esta é talvez a mais grave das suas afirmações, "já para não falar do aumento da quantidade de toxinas derivadas do metabolismo das proteínas animais." isto demonstra que realmente escreveu sem analisar o assunto pois se o tivesse feito via que a proteína usada na herbalife, não é proteína animal mas sim vegetal, trata-se de proteína isolada de soja ou seja sem fitato (penso que saiba do que estou a falar pois é nutricionista).

5º - "É importante ainda dizer que a necessidade proteica varia com a actividade física, o peso, o sexo e a estrutura corporal" que também é do conhecimento dos distribuidores da Herbalife dai haver um acompanhamento e constituição de programa nutricional adequado a cada pessoa, as coisas não standard para todos as pessoas, sendo esta a ideia que passa no seu artigo, e mais uma situação o preço que as pessoas pagam pelos produtos já incluem um acompanhamento pessoal, nós não cobramos consultas.

6º - "O que na Herbalife é impossível, uma vez que nem sequer as frutas, fonte de vitaminas e fibras, são permitidas às grandes refeições." mais uma vez não corresponde à verdade, existem aqui várias situações por si mencionadas que não necessitavam de grande analise, basta ler os rótulos dos diversos suplementos nutricionais, primeiro as nossos suplementos existem fibras e vitaminas e depois a fruta não só é permitida como é aconselhada às grandes refeições, muitas vezes com o próprio batido, realmente por cada vez que leio este seu artigo fico cada vez mais com a ideia de que o seu objectivo não era aconselhar mas sim denegrir a imagem de uma empresa com mais de 25 anos de existência, sendo a empresa numero 1 a nível mundial de controlo de peso, com o conselho cientifico mais desenvolvido do mundo com sede na universidade da UCLA na Califórnia, com um dos maiores nutricionistas do mundo Dr. David Heber considerado um dos "top ten" dos Estados Unidos" a liderar o conselho cientifico.

Estes produtos obdecem ás leis do rotulo, ou seja, tudo o que está lá dentro está espelhado no rotulo.

7º - Por fim gostaria só de lhe dizer que sendo uma refeição equilibrada uma das funções desta nutrição e constituir a massa muscular adequada ao corpo das pessoas que na maior parte das vezes é deficiente devido à vida sedentária que estas levam, sendo essa uma das funções da proteína, a constituição de massa muscular, o que mais uma vez não está de acordo com o seu artigo.

Após isto aconselhava-o a procurar mais informação, para que possa reteficar o seu artigo com dados fundamentados, pois uma empresa como esta, com o conselho cientifico que tem, e com o CEO que tem Michael O. Johnson (que foi considerado o CEO do ano, este ano de 2005) merecem respeito, caso queira existem formações para médicos, onde estes podem informar-se sobre os nosso produtos a um nível mais elevado, tem o meu contacto.

Luís Madeira

[Opinião do leitor Bruno Mendes]

O meu nome é Bruno Mendes, tenho 26 anos e sou licenciado em Educação Física, menção em Educação Física e Desporto Escolar. Realizei também formação em treino personalizado e suplementação nutricional, tendo nos últimos 4 anos desempenhado o trabalho de personal trainer na mais prestigiante cadeia de Health Clubs da Europa. Para além desta última actividade, sou também distribuidor independente da companhia Herbalife.
Antes de comentar o seu artigo, se é que me permite, gostaria de
deixar-lhe alguns factos acerca da empresa.

A Herbalife tem 25 anos e está presente em Portugal à 12 anos, vai para 13. A sede da companhia situa-se em Los Angeles e está presente 60 países. Tem mais de 30 milhões de clientes com resultados registados na
companhia e apresenta garantia de satisfação de 30 dias. Aos produtos Herbalife são realizados rigorosos testes nos Ministérios da Saúde e Agricultura de todos os 60 países, sendo legalmente
reconhecidos como comida. Obedecem também às leis do rótulo e da
sobre-dosagem.

O conselho científico da Herbalife é constituído, entre outros, por:

- Dr. *Henry Burdick*
*Co-Fundador e antigo presidente da pharmavite
*Dirigiu o desenvolvimento de produtos da Pharmanex
Líder na indústria Nutracêutica

- Dr. *David Heber*, MD, PhD, FACD, FACN
*Director do Centro de Nutricão Humana da UCLA
* Director do Centro de Investigação Botânica de Suplementos Dietéticos
Dirige a Unidade de Investigação em Nutrição Clínica do Instituto
Nacional de Cancro (NCI). Dirige os laboratórios de experiência em Nutrição e Obesidade na UCLA, outorgados pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH)

- Dr. *Louis Ignarro*, PhD Vencedor do /*Prémio Nobel de Medicina e Fisiologia de 1998*/
Reconhecido Professor de Farmacologia na UCLA Premiado pela Associação Americana do Coração Fundador e Presidente da Sociedade do Óxido Nítrico Doutor Honoris Causa pela Universidade de Bolónia

Em jeito de comentário ao seu artigo, permita-me corrigir-lhe que a proteína utilizada nos produtos Herbalife é proteína isolada de Soja e é ajustada a sua ingestão em função do índice metabólico e proteico da pessoa em questão. As frutas são salientadas como necessárias e
recomendadas à refeição. A perca de peso não é rápida, mas sim gradual de acordo com as indicações provenientes da Organização Mundial da Saúde.

Eu antes de tecer um comentário acerca de algo que não conheço, procuro fundamentar a minha opinião, para reduzir o risco de errar ou tecer
ideias menos correctas.

O desconhecimento não é ignorância, antes pelo contrário, é uma virtude, pois permite-nos aprender sempre mais.
Por outro lado tecer comentários sem fundamentação científica, na minha opinião, é ignorância e estupidez desnecessária, pois corremos a possibilidade de estarmos errados.

Deixo-lhe uma dica. Informe-se e esclareça as suas opiniões. Acabou de passar por ignorante à vista de todos os leitores do Jornal Destak.

Antes de finalizar gostaria de me disponibilizar para esclarecer
qualquer dúvida que tenha, isto é se quiser aprender.

Bruno Mendes

[Opinião do leitor José Carlos Agostinho]

Venho por este meio falar-lhe sobre alguns factos acerca do seu artigo no jornal destak sobre o programa nutricional Herbalife que o Sr. [Alexandre Fernandes] chama dieta.

Quanto falta de formação dos distribuidores da Herbalife o senhor esta mal informado pois eu estou nesta actividade a dois anos e meio e já tive formação por duas vezes com o prémio Nobel da medicina Dr. Louis Ignarro, mais três acções de formação com o Dr. David Heber, outras tantas com o Dr. Mário Rosenberg uma delas foi a menos de um mês no centro de congressos de Lisboa, para todos os distribuidores de Portugal, onde teve também uma acção de formação especial para médicos, além de formações esporádicas com o restante corpo cientifico da Herbalife e dos seminários que temos todos os meses espalhados pelo pais.

Quanto ao excesso de consumo de proteína animal ao fazer o programa nutricional, aproveito para informa-lo de que os nossos batidos são ricos em proteína de Soja e que se aconselha o consumo de leite de soja, não sei onde encontra proteína animal neste contexto, a excepção das pessoas que fizerem os batidos com leite animal algo que desaconselhamos.

Quanta a variação das necessidades proteicas de cada um caso não saiba também o sabemos e temos instrumentos que nos ajudam a calcular as necessidades de cada pessoa.

Quanto a escassez de vitaminas minerais e outros isso é impossível de acontecer no programa nutricional da Herbalife pois caso consulte a composição dos nossos substitutos de refeição e das nossas pastilhas de Farelo e Ervas e Multivitaminico vera lá todas as vitaminas minerais e restantes nutrientes para uma vida saudável, e para alem do mais onde o informaram de que não se pode comer o quer que seja ao fazer o nosso programa nutricional, informou-se mal pois a pessoa que estiver a fazer o programa tem uma refeição livre onde pode comer o que quiser.

O nosso programa não é um programa de perda de peso rápida pois acenta no ganho de massa muscular durante a perca de gordura.

Uma copia do seu artigo foi enviada para as relações publicas da Herbalife em Portugal.

José Carlos Agostinho
Distribuidor Independente Herbalife

[Opinião do leitor Nuno Araújo]

Leitor do V/ jornal, fui surpreendido com a opinião publicada hoje(13-12-2005) na página 17, cujo artigo se intitula "NUTRIÇÃO - a dieta da Herb@life".

Erros, todos cometemos. Falsidades, alguns as escrevemos. Tanta estupidez num só texto... só mesmo o Dr. Alexandre Fernandes. Só mesmo por ignorância é que lhe foi permitido escrever o que escreveu. Só mesmo vindo de alguém que sem conhecer a pessoa e atravéz da internet, vende programas alimentares a 25€ cada. Só mesmo por despeito e inveja. Só mesmo por se sentir ultrapassado no facto de pessoas com formação académica diferente da dele, terem SEMPRE sucesso com os seus clientes, por menos dinheiro e em menos tempo.
Se esse senhor está com medo de perder os seus rendimentos, a Herbalife é uma alternativa... de se sentir realizado profissioal e financeiramente!

É perigosa a desinformação. Eu tomo os produtos da Herbalife. Como fruta a todas as refeições, tomo vitaminas a todas as refeições... foi pena esse senhor não se ter informado antes de escrever as barbaridades que escreveu. E pensar que bastava um telefonema...

O meu alerta vai para VOCÊS e para a vossa responsabilidade ao publicar artigos que vão ser lidos por muita gente. Toda a VOSSA credibilidade nos outros artigos fica reduzida a zero.

Alerto-vos: É PERIGOSA A DESINFORMAÇÃO!

Sem esperar qualquer resposta, mas ao dispor para qualquer esclarecimento que julguem necessário,

Nuno Araújo

Realmente, mais valia ao autor do artigo em causa estar sossegado. Escrever sobre o que não se sabe é um erro de palmatória. E é ainda mais grave - mesmo muito grave - se o autor é nutricionista e não sabe do que fala e/ou escreve.
Ficou mal visto, passou por ignorante e, pior, mas mesmo muito pior, conseguiu denegrir a imagem do jornal Destak.
Mas, mais grave ainda é o o facto de os responsáveis do referido órgão de informação - director, editor e coordenador - permitirem que um artigo destes seja publicado. Falharam retumbamente na escolha do nutricionista para escrever sobre o assunto e por esse facto devem ser responsabilizados. Hoje, foi com o nutricionista, amanhã poderá ser com outro colaborador-cronista.
Há que ter critério nas escolhas que se fazem. Só assim se fidelizam leitores e se credibiliza um jornal, que se quer isento, rigoroso, sensato, sóbrio, na informação que dá.
O facto de ser um jornal gratuito não implica que seja «escrito com os pés» e feito com despeito para com os seus leitores e marcas, empresas, produtos e demais anunciantes.
Esta foi uma prova cabal do estado em que está o jornalismo em Portugal - sim estámos a falar de jornalismo.
Indivíduos a escreverem sobre o que não sabem, pessoas a brincarem aos jornalistas... é o que se tem visto mais nos tempos que correm. Enfim, um rol de episódios caricatos, demasiado extenso para aqui ser enunciado.
Por estes motivos, peço ao(s) senhor(es) director(es), editor(es), coordenador(es), e demais responsáveis do jornal Destak, para que tenham mais atenção nas escolhas que fazem para enriquecerem - o que não foi o caso - as vossas páginas e não se socorram do primeiro nutricionista que vos aparecer.
A seguirem este rumo, o Destak não se impõe, apesar de fazerem questão de anunciarem que são o primeiro jornal gratuito, que são o mais lido e que já rivalizam com importantes meios de comunicação social. Se assim é provem-no diariamente. O que, muito honestamente, não foi (e tem sido o caso)... mesmo que os estudos de mercado que apresentam digam o contrário.

Atentamente

O Jornal Destak é o principal responável, pela publicação deste arquivo, é demais lamentável, e uma pura falsidade e mentira do Senhor e Doutor Alexandre Fernandes ( tambem são ignorantes ou fazem-se, porque lhes convem... mas isso é outra questão).É preciso acreditar, e rever que são mesmo estes os profissionais formados que temos neste país, que nos pode influenciar para toda a vida, com uma mentira e falsidade criada. Este artigo deu entrada nas Relações Publicas da Herbalife.

bem, eu nem sei o k dizer de tamanha alarvidade k foi escrita por este sr. Alexandre Fernandes, como já aki foram deixados vários factos da empresa, desde prémios nobel de mediçina que com ela trabalham, ao excelente laboratório de nutrição molecolar que a empresa tem na universidade da califórnia , entre outros factos deixo mais um.
Tomo herbalife á mais de 7 anos, já tinha tentado várias coisas para aumentar de peso, desde nutricionistas a produtos da farmácia, e só com a herbalife consegui resultados, aumentei 13 kg em pouco mais de 3 meses. continuo a usar por uma questão de boa nutrição e sinto-me fantástico !
A minha mãe, que também já tinha tentado uma série de coisas, ´SÓ com herbalife conseguiu reduzir peso, 22kg que foram ao ar já á 7 anos e continua impecável e continua a usar por uma questão de boa nutrição.
A minha esposa usou os produtos herbalife como suplemento durante a 2 gravidezes, e os meus filhos têm uma saúde de ferro.
E já agora, ainda á dias no meu local de trabalho, foram fazer exames a todos os funçionários e o médico de medicina no trabalho que lá se deslocou afirmou que eu era provavelmente a pessoa mais saudavél daquela empresa, ( somos cerca de 55 funcionários ).
Bom, e agora chega de escrever, VOU TOMAR UM BATIDO !!

Em jeito de conclusão pode-se dizer que há muita gente a ganhar dinheiro com estes "comprimidos milagrosos" e quando se mexe no dinheiro das pessoas...

Era de esperar que os vendedores da Herbalife atacassem furiosamente o autor de um artigo que pode afectar-lhes as vendas.

Enquanto houver gente que acha que é preferível consumir produtos "milagrosos" em vez de alterar os seus (maus) hábitos alimentares, a Herbalife e outros que tais têm as vendas garantidas.

Refreshment!!!!!!!!!

Caro Dr. Alexandre Fernandes,

gostaría imenso de respeitar a sua opinião, mas lamento, não o conseguir, depois de verificar o seu desconhecimento do produto.

Informo-o que a proteina nos produtos de Herbalife são todos de origem vegetal e não animal. Por este motivo, o seu comentário sobre intolerância a proteina animal, não se pode relacionar com o consumo de Herbalife.

Por fim apenas posso dizer, que observo no seu depoimento um certo receio de concorrência.

Aconselho-o a lêr exactamente os rótulos das embalagens para se esclarecer melhor.

P.S. Aos comentários anónimos:

ganhar dinheiro: todos os médicos "nutricionistas" ou outras especialidades, farmácias incluidas, são entidades que sobrevivem através da venda dos seus produtos e serviços. Todos ajudam pessoas e ganham dinheiro com isso.

Elsa Rodrigues

Caro Sr.!!Dr.!!!!Alexandre Fernandes.Axo que ñ vale apena comentar muito,pois vocÊ enterrou-se completamente.Será ignorÂcia?Será inconpetÊncia?Será falta de profissionalismo?Será falta de honestidade?Talvez um pouco de tudo não!Eu não sou cliente mt menos distribuidor mas as gafes que vocÊ cometeu são primárias

Concordo plenamente com Dr. Alexendre Fernandes.... sou contra os produtos da Herbalife, e quando ele diz que alguns profissionais nao tem formação, ele nao generalizou, realmente algumas pessoas actualmente nao possui uma formação específica, apenas algumas conhecimentos (informações).... assim segue umas dicas... ou muitas outras que se pode encontrar na net ou a recorrer um nutricionista...

sim realmente hoje em dia e preciso se ganhar a vida, e é claro que tudo custa€, mas a saúde é muito preciosa... por isso é preciso ter muito cuidado...



CEREAIS
> LACTICÍNIOS
> SOPAS
> PEIXE
> MARISCO
> CARNE
> GORDURA
> FRUTOS E VEGETAIS
> SOBREMESAS
> ALIMENTOS DE PADARIA
> CONFEITARIA
> FRUTOS SECOS, ou FRUTOS GORDOS
> BEBIDAS
> CONDIMENTOS

engraçado... tantos anónimos... medo de mostrar ao público a ignorância???
herbalife com a sua boa nutrição ajudou na minha saúde... já não tenho de vir a andar de cadeira de rodas...
tenho fibromialgia e vários problemas musculo-esqueletico...
Nutricionistas? a minha... aconselhava e precisava de perder peso, assim como tinha problemas de saúde e é nutricionista... eheh... tão giro... agora está na herbalife... deve ser por não ter formação... eheh
Paula Isabel

gostaria de parabenizar o destak jornal, pelo desempenho de seus empregadores, pois outro dia na av. pompeia com matarazzo, recebi o jornal de uma simpatica promotora de nome vanessa. obrigado

Após alguns minutos a ler o artigo do Sr. Alexandre Fernandes e respectivas respostas... estou espantada.

Não conheço o Sr. Alexandre, mas para Nutricionista tem uma abordagem à questão muito pouco científica.

Faz alegações que revelam um perfeito desconhecimento de causa, quando toda a informação de que necessitava para fazer a sua investigação está inteiramente disponível. Não vou repetir os comentários escritos, pois considero que já responderam de uma forma muito completa.

A questão do dinheiro que se ganha... bem, tendo em conta que uma refeição HERBALIFE, que contém os 114 nutrientes que as nossas células precisam (sem os efeitos colaterais de nutrientes desnecessários, como acontece na comida tradicional - a fruta tem vitaminas, já poucas dada a sobre-exploração das culturas, mas também tem açucares e ácidos aos quais algumas pessoas são sensíveis) de uma forma simples, deliciosa e por menos de 3€... Fiquei sem perceber!

O dinheiro que ganhamos não vem dos clientes mas da empresa. Em caso de dúvida, façam uma pesquisa séria sobre Marketing Multi Nível, Venda Livre, Custo Justo, e a própria empresa. O valor dos produtos não é inflaccionado por importadores, retalhistas, armazenistas, logistas nem publicidade, ao contrário dos restantes. A nossa função como Distribuidor Independente é fazer chegar o produto ao cliente e acompanhá-lo (de forma gratuita, não cobramos consultas!!!) para que este possa atingir os seus objectivos de uma forma saudável e sustentada.

Os nossos rendimentos provêm da empresa e não dos clientes. O que faz muita confusão a muita gente é que somos muito bem pagos por isso. Também, com uma empresa que partilha 73% dos seus lucros com os seus Distribuidores.... isto em 3,8 biliões de dólares... dá dinheiro.

Apenas deixo um conselho, que é de graça e apenas para quem o quiser: Informem-se junto de quem sabe, perguntar não custa (também não cobramos por responder a perguntas)! As avaliações de Bem-Estar são gratuitas assim como as demonstrações da Nutrição Exterior. Se conhece um Distribuidor Independente da HERBALIFE, fale com ele e peça para experimentar. Não lhe vai acontecer nada de mal... ele usa HERBALIFE há anos, provavelmente. A diferença dele para outra pessoa está na atitude, na energia e no bem-estar.

Se acha que está bem, provavelmente é porque nunca se sentiu melhor.

A minha mãe, cardíaca, com problemas de fígado e estrutura óssea, nunca se sentiu melhor. Chama-lhe Comida de Astronauta.

Estamos no séc. XXI. O nosso fundador, há quase 30 anos atrás teve a visão de desenvolver um produto revolucionário, baseado na Medicina Tradicional Chinesa. Há 30 anos... Ainda somos líderes mundiais em Nutrição (Interior e Exterior).

Não são milagrosos, são cientificamente testados.

Não substituem a comida tradicional, complementam o que já falta nos alimentos que consumimos.

São práticos para a azafama dos dias que correm.

Eu experimentei, adorei e recomendo a toda a gente.

Mas só é saudável que realmente o quer ser.

"Mente sã em corpo são", já dizia o filósofo!

So where do you begin to look for treatments for acne if your acne has developed into a persistent or uncontrolled case? The drug store is a good place to start lumigan cost Here are the basics on how to lose healthy weight
Secondly if you are going to buy a foldable or storable scooter then you must be aware that how often you need to travel and where you have to place the scooter while storage or travelling so that the folding specs of your selected mobility scooter must match the needs cymbalta If you are easily irritated by numerous trifles other people suffer as well
As much as possible, women make sure that they look presentable all the time female Viagra uk Just like people who are hyper-sensitive to pollen or dust mites, itchy or red eyes can also be attributed to allergies caused by pets
after about a week or so on the medicine it did clear up cheap iressa Many people set the same resolution year after year; to lose weight, or to fit in my bikini by summer, or get healthy again
Women are sexual beings like you, too Karela Be wary of any information that you hear, especially if it's not coming from a medical authority

Removing the minerals can be bad as this causes the water to become acidic cheap lumigan In order to use key lime, you must take about two to four roots of the key lime tree
To this very day, this particular exercise is still popular and the techniques of a jelq are known all over the world cheap cymbalta You should help your wife to deal with post-natal depression. She needs you!
For deeper scarring or pits, a procedure called Derma Filling can be used viagra for women After doing a little bit of research one day though, I discovered that I would be able to use some of this stuff as a real premature ejaculation treatment
You may also notice swelling around the corners of the mouth iressa online
Words that are imported from, or borrowed from "dermatology" like epidermal or non-comedogenic are used to insinuate that a product is a proven and tested product and that it possibly has been subjected to and complies with the laws of a governing body
Starting today, increase your water intake to 2 to 3 liters every day, even more with intense training Captopril Many meditation techniques also emphasize on the practitioner's breathing

Both users and factory owners are proud of these instruments. vpn protocols windows xp. Just turn the wheel to the left just like driving a car. openvpn push dns

One of the best ways to get taller naturally is through exercises to increase height. anonymous surf unblock

Time management plays crucial role not only in employee's personal life but also in career life. And also it is a great approach to check any deficiencies or imbalances as a part of nutritional testing., aventail web proxy agent. Our professional staff is trained accordingly. vpncon com

Recurrence of the problem is very less when it comes to natural treatments as the root of the problem is shattered or removed. There are some very successful application creators that offer complete guides and help manuals., access files vpn. Keep your day enjoyable by playing flash games online. how to setup php server

Have you ever considered getting a christening outfit or christening gown for the newborn baby? You may search high and low for the perfect treatment or cure, but come up empty handed. access chemicals. Net applications that has been created to interact to associate with businesses, clients, staffs, and partners in a single loop, using the web services. You can find discount leather briefcase anywhere including the net., server cs16. It couldn’t be anymore confusing but the important part is that they are looking into it and fixing the problem. reset proxy

But there is a probability that you will still end up experiencing some marginal pain during or after the procedure, which could make your hate the dentist for the 'sadism. Which questions can be used to determine the approporiate backup strategy? dual psu server case. Even if you are bent upon imbibing knowledge not for any lure of material possession but for the sake of digging into the depth of unknown, better pay heed to the clarion call of the distance learning study format. No longer do people need to worry about the conditions of their teeth, mouth, gums and surrounding structures., toy airplane remote controlled. Therefore, the love of viewers exploded and made the episode 1 season 6 the highest rated night in 2010. controller area network can bus canbus

Each girl holds a wonderful expectation for her appearance with the desired wedding dress. 2003 anti free server virus window

Enviar um comentário