« Home | Tema para debate 9 Maio » | Tema para debate 8 Maio » | Tema para debate 7 Maio » | Tema para debate 4 Maio » | Tema para debate 3 Maio » | Tema para debate 2 Maio » | Tema para debate 30 Abril » | Tema para debate 27 Abril » | Tema para debate 26 Abril » | Tema para debate 24 Abril » 

quinta-feira, maio 10, 2007 

Tema para debate 10 Maio

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

O “Caso Madeleine” mobiliza perto de 300 polícias e militares e as buscas começaram três horas após a notícia do desaparecimento. Em 2004, quando desapareceu Joana, a Polícia Judiciária só o quinto dia iniciou investigações. Acha que há dois pesos e duas medidas?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Etiquetas:

Existe, claramente, dois pesos e duas medidas... mas não se pode atribuir responsáveis directos a isso. Faz parte da mediatização que se gerou em torno da criança. O facto de se ter um fenómeno mediático noutro para país ajudou, claro, mas continua a ser algo que não é controlável. A verdade é que, com mais mais, ou menos meios, a criança inglesa ainda não foi encontrada ou seja: pode haver muito espalhafato, mas poucos dados concretos.

É por demais evidente que existe uma diferença de tratamento e de meios envolvidos. É revoltante a subtil tentativa de branqueamento da actuação dos pais da menor efectuada pela comunicação social que quase não dá relevo a essa vertente do caso, preferindo realçar o seu sofrimento em vez da sua possível culpa. Se fossem portugueses, provavelmente já teriam sido acusados de abandono dos menores e quase crucificados. Trata-se de um crime público e penso que já deveria ter sido verificado se existe matéria para deduzir acusação contra os pais. Não vejo nada noticiado sobre isso.

Maeeleine is still alive in Ireland, near Cavan. You must hurry...

Gostava que as autoridades portuguesas se tivessem empenhado assim com o caso da Joana e de muitas outras crianças portuguesas que desapareceram. Sei que é extremamente difícil resolver casos desdes, encontrar as crianças, mas tem que haver empenho a fundo contínuo imediatamente após a queixa de desaparecimento!
Infelizmente em Portugal ainda se vive muito da imagem. Acredito que se fosse outro caso português, como o da Joana, não se empenhariam tanto como no caso de Madeleine que, por ser inglesa e estarem autoridades inglesas também a participar de algum modo, querem parecer competentes, dar essa imagem à população de outros países que assistem de longe. É vergonhoso. É preciso Trabalhar!

É lamentável a quantidade de crime que ainda hoje existe, cada vez a sociedade se torna mais vulnerável a qualquer tipo de crime. O caso de Madeleine é realmente muito triste mas, Portugal esqueceu-se das nossas crianças, aqueles ao qual se desconhece o seu paradeiro. As autoridades não foram tão rápidas nem usaram tantos reforços e muito menos exames oculares. Na minha opinião, trata-se de interesses. E o drama das nossas crianças? Alguêm se empenhou tanto nas suas buscas? Não.
Não sou mãe mas imagino a dor e de certeza que não ficaria parada à espera de resultados, é preciso ter fé mas eu não vejo os pais de Madeleine assim tão preocupados.

Enviar um comentário