« Home | Passatempo "4 Taste" » | Tema para debate 27 Novembro » | Passatempo Gotan Project » | Passatempo "Pax Romana" » | Tema para debate 24 Novembro » | Passatempo Flash Gordon » | Passatempo Step Up - Banda Sonora » | Tema para debate 23 Novembro » | Maravilhas portuguesas em discussão » | Aborto em discussão » 

segunda-feira, novembro 27, 2006 

Tema para debate 28 Novembro

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

A Organização Mundial de Saúde prevê que o consumo de tabaco vai matar, até 2015, mais 50% de pessoas do que o HIV/Sida.
As leis em Portugal devem ser mais restritivas em relação aos cigarros?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Etiquetas:

Quem fuma tem de ter consideração por quem não fuma. Assim como os não fumadores, também não têm direito de refilar só pelo simples facto de alguém estar a fumar a seu lado, a não ser que isso aconteça em locais sem janelas onde o fumo se concentre. Penso que sobretudo há que haver respeito mútuo para que a vida em sociedade se possa processar da melhor maneira possivel. De facto é preocupante só o simples facto de pensar que daqui a nove, dez anos muita gente já tenha falecido devido ao uso do tabaco. Dá que pensar.

É verdade que o consumo do tabaco, já faz pensar em consequências futuras, contudo, praticamente ninguém se interessa pelos efeitos do tabaco a curto prazo. Como fumador, tento sempre respeitar a liberdade dos que não fumam, tendo então alguns cuidados para não criar fumadores passivos. Dá que pensar os números divulgados pela OMS, porém, já muita gente faleceu devido aos efeitos do tabaco.

Numa sociedade desenvolvida, deve-se tender para a liberdade de todos o mais possível , por isso, deve começar-se por instituir leis que ajudem a promover a mudança de mentalidades, tanto de consumidores como dos proprietários dos estabelecimentos , já para não falar dos locais de trabalho!A verdade é que, mesmo que não se queira ser "indelicado"para com os outros, o fumo é prejudicial para todos, e isso não é justo!Eu não sou fumador, e não gosto de estar num café com o meu filho a levar com o fumo dos outros...

Quem deve fazer funcionar a restrição do consumo do tabaco é a mentalidade de cada um. Imposição à lei é uma agressão aos direitos pessoais e por isso não resulta.

MS/Porto

Já há muito que deveria ser proibido fumar em Restaurantes, por exemplo. Não faz de facto muito sentido, estarmos a comer e levar com o fumo em cima. Se os fumadores têm o direito e a liberdade de fumar. Os não fumadores têm exactamente o mesmo direito, de não querer levar com o fumo de quem fuma. Ou não será assim?

Completamente de acordo consigo, MS do Porto. Tudo seria mais fácil se as pessoas tivessem consciência. Não haveria necessidade de proibições, nem de locais próprios para fumadores e não fumadores. Mas na prática isso não acontece. Posso estar com os meus filhos sentado num banco de um centro comercial, a dar-lhe o leite, que ninguém apaga o cigarro, ou então, se a ânsia de fumar for muita (o que é ridículo) também não se afastam. Eu entro num centro comercial e só cheira a tabaco. Não acho justo eu não poder ir a um centro comercial ou a um restaurante sem levar com o fumo do tabaco. Eu vejo pais e mães a fumar junto a crianças de colo. Eu vejo grávidas a fumar. Ora, se nem para os próprios filhos...
Daí as proibições. Tem de ser. As pessoas não se sabem comportar. Fumar dá estilo e depois há todos aqueles tiques e maneirismos de pegar no cigarro que, pensam os fumadores, os tornam super charmosos.
É como eu costumo dizer: não é proibido soltar uns gases num restaurante, mas eu não o faço, pois não?

Enviar um comentário