« Home | Passatempo Flash Gordon » | Passatempo Step Up - Banda Sonora » | Tema para debate 23 Novembro » | Maravilhas portuguesas em discussão » | Aborto em discussão » | Passatempo "Mussulo" » | Tema para debate 22 Novembro » | Passatempo "Medo de Morte" » | Passatempo "Step Up" » | Passatempo "Secret Society" » 

quinta-feira, novembro 23, 2006 

Tema para debate 24 Novembro

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

Portugal tem as drogas leves mais baratas da Europa e as mulheres começam a consumir cada vez mais cedo. Deveria a Lei ser mais severa para com os consumidores de drogas leves?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Etiquetas:

Claro que devia! Quem consome qualquer tipo de droga deve ser punido! O que está em causa não é a vida de cada um... Todos vivemos em sociedade e o que fazemos influencia os outros. Só para dar um exemplo é facílimo que as pessoas que estão sob efeito dessas substâncias tenham um acidente.
Hoje em dia é muito fácil o acesso ao mundo da droga. Há que lutar contra isso!

Se Portugal tem as drogas leves mais baratas da união europeia será porventura devido ao seu posicionamento geográfico. As sociedades sempre conviveram com todo o tipo de drogas! Todos são viciados em qualquer coisa pois os vicios alimentm-nos a alma, aliás as mais altas elites de todos os tempos sempre mantiveram contacto directo com as drogas. Na minha opinião é errado abordar o tema das drogas leves sem falar dos fármacos! Vivemos numa sociedade embriegada e questionamo-nos sobre as drogas!

Se os preços das drogas leves são mais baixos em Portugal, porque haveriam de ser culpabilizados os consumidores? Se me perguntassem se as penas para o tráfico de droga deveriam aumentar, bem como o controlo e detecção dessas mesmas redes, com toda a certeza responderia que sim!

Situação ainda mais preocupante será pensar, porque motivo são estas drogas baratas em Portugal, o que sem dúvida está associado à qualidade da mesma, e que torna o tema, ao nível do impacto que essa diferença qualitativa tem nos consumidores, um problema de saúde pública.

Abordando especificamente a Cannabis, que é sem dúvida a "droga" mais consumida a nível mundial, cujo consumo em Portugal está descriminalizado, facilmente se constata que as politicas proibicionistas até hoje impostas apenas têm fomentado o crescimento de organizações criminosas que operam a nível internacional e com enormes margens de lucro, sendo natural o crescente número de apreensões de Cannabis e derivados.

Se 20% dos europeus já consumiram Cannabis e o consumo é uma realidade nos dia de hoje em várias faixas etárias e várias classes sociais, não seria preferível legalizar e regulamentar o cultivo de Cannabis e aplicar impostos sobre a venda da mesma e seus derivados?

Estamos a falar de um universo de 65 milhões de pessoas apenas na Europa, e devemos pensar até que ponto é uma ilegalidade consumir uma planta milenar, cujas propriedades terapêuticas também já foram comprovadas e o seu uso clínico começa a ter alguns avanços.

Sem vítima não há crime!

Eu considero que as dorgas leves não são assim tão leves como dizem.
Essas ditas drogas leves são compostas por substâncias que prejudicam gravemente a saúde, muitos dos toxicodependentes não estão a par do real perigo que correm.
na minha opinião o Estado deveria penalizar os consumidores de droga, por que assim estaria a "pensar" no bem-estar de saúde de todos em geral.

Não.Deixem as drogas ficar mais baratas!!!!!
Pode ser que assim a gente arranje mais turistas, para virem comprar cá, como sucedia com a Holanda....
E como o nosso turismo está em queda livre, fica este, de "pé descalço", ma s é turismo....
Senão não vamos ter mais! Se vamos para qualquer país por metade do preço, que venham eles comprar a droga a metade do preço.
(Este vocês não publicam)lol
Luis (lisboa)

Pelo menos desde 700 a.C. que está documentado o uso recreativo dos canabinóides e apenas por ignorância e racismo norte-americanos na década de 1920-30 foram aplicadas estas leis proibitivas um pouco por todo o mundo, através da NATO, única organização ainda a bater na mesma tecla.
Não seria já tempo de abandonar essas políticas, quase passado um século?
Legalizando, o estado poderia cobrar impostos sobre a 'ganza' como como sobre o tabaco, e os utilizadores não seriam bombardeados com haxixe e cannabis de má qualidade, como circula por aí. Todos ficariam mais contentes, menos os 'dealers'.
Com a cocaína concordo que se deva apertar o cerco, mas temos de nos lembrar que ainda há uma década os media a consideravam uma droga dura, facto que foi esquecido com o aparecimento de cada vez maior quantidade.
Para mostrar o meu ponto de que os canabinóides não deviam ser metidos no mesmo saco com a cocaína ou ecstasy, deixo apenas um pensamento: -com a venda de um grama de haxixe, o dealer ganha 1 a 2 euros; com a venda de um grama de cocaína, ganha 15 a 25 euros... acham que os dealers não sabem fazer contas?

Enviar um comentário