« Home | Passatempo "Exposição Star Wars" » | Tema para debate 31 Outubro » | Tema para debate 30 Outubro » | Passatempo "Monster Jam" » | Passatempo "O Ilusionista" » | Passatempo "Idade do Gelo 2" » | Tema para debate 27 Outubro » | Passatempo Joan as a Police Woman » | Passatempo Reporter Estrábico » | Passatempo The Poppers » 

quarta-feira, novembro 01, 2006 

Tema para debate 2 Novembro

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

No mundo, morrem 68 mil mulheres por ano vítimas de aborto clandestino. As conclusões do estudo apontam a legalização da prática como forma de reduzir o número de mortes.
Concorda com a liberalização do aborto até às 10 semanas?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Etiquetas:

A matéria é delicada, no sentido em que a aplicação dessa interrupção voluntária deverá ser realmente sentida como útil.
Se for assim tudo bem. Agora o meu receio é que situação se banalize e, por tudo e por nada, se avance para o aborto.
Sou a favor.
Manuel Brito/Porto

A lei já prevê as situações para abortar.
A questão é a utilização do aborto como método contraceptivo.
Se a raça humana se reproduzisse por ovos, seria permitido espezinhar e destruí-los após estarem colocados no exterior do corpo ?

Que comentário ridículo!!!
Deve julgar que as mulheres são umas psicopatas e que vão passar a engravidar só pelos simples prazer de poder abortar????
A questão aqui é devolver dignidade e opção de escolha à mulher. Com a lei que vigora no nosso país, esta opção só abrange os afortunados, que se podem deslocar ao estrangeiro para o fazer com as devidas condições. Veja os casos dos países que praticam a liberalização do aborto, os números talvez o surpreenderão.

O respeito pelo direito à vida é um valor inabalável e que não pode ser menorizado em relação à vontade de ninguém. Não é possível afirmar que um feto é uma vida às 5, 10, 12 ou 40 semanas. O único momento, não arbitrário, que define a sua existência é a concepção. Por isso, o direito
à vida deve ser respeitado desde esse momento. (uma qualquer ecografia das 8 semanas já detecta o coração do feto a bater. Como é possível atribuir-se o direito de eliminar um feto com esse sintoma tão visível da vida?).

João Maia (Lisboa)

"No mundo, morrem 68 mil mulheres por ano vítimas de aborto clandestino” - Alguém leu isto?

Toda a gente sabe que o aborto deveria ser evitável. Mas tal como muitas coisas erradas, vai continuar a ser feita.

Morrem estas 68 mil mulheres + 68 mil fetos. Se pudermos salvar as 68 mil mulheres ou grande parte delas, será que é errado?

Esse número não contempla o número de vidas (bebes) salvas pela legislação mais restritiva.

Em que é que isso altera as 68 mil mortes por ano?

Em caso de dúvida vote SIM! É este o meu lema, porque acredito na presunção de inocência. Votar Não ou não votar é ser cúmplice da condenação e perseguição policial de mulheres que muitas vezes decidiram abortar em situações extremas, mas que não encaixam na lei actual (ex. risco de desemprego, pobreza etc).

Sou a favor do aborto, até um limite de gestação mais obvio - que teria de ser discutido por médicos especializados - realizado em instituições privadas. Por uma razão muito simples, os hospitais públicos já têm listas de espera suficientemente grandes, com doenças bem graves, e não será um aborto que não pode esperar, que vai roubar profissionais da medicina que poderiam salvar uma, duas, três ou quatro vidas.

Sou a favor do aborto, até um limite de gestação mais obvio - que teria de ser discutido por médicos especializados - realizado em instituições privadas. Por uma razão muito simples, os hospitais públicos já têm listas de espera suficientemente grandes, com doenças bem graves, e não será um aborto que não pode esperar, que vai roubar profissionais da medicina que poderiam salvar uma, duas, três ou quatro vidas.
Pedro Matos/ Costa de Caparica

em instituições privadas, só para aqueles que têm dinheiro?!!!

Concordo. Há muito que os abortos dos políticos estão liberalizados.
Só falta mesmo o das mulheres!

Cá estão 68 mil fetos entre os 14 e os 45 anos de idade, que os grandes "defensores da vida" tendem a esquecer, mas não lhes digam nada...isto é tudo mentira, invenção dos terriveis abortistas "cultivadores" da morte, emissários do "Demo" himself.

Realmente é um número assustador, 68 mil mulheres !! Mas estamos a esquecer-nos de uma coisa. Quando não se quer realmente engravidar utilizamos os metodos contraceptivos tal como a pilula, ou o preservativo. Claro, que sei que existem as violações e todas aquelas coisas, mas para isso temos, graças a deus, a pilula do dia seguinte que é bastante eficaz até 72h após a relação.
Então pergunto: "Porquê deixar até às 10 semanas ou mais para se lembrarem que afinal não querem ser mães?". É preciso esperar tanto tempo para se darem conta que afinal já não é bem isso que pretendem?? Não, não é necessário.
Se houver algum tipo de problema com o feto, esse sim, é um motivo para se fazer um aborto, caso haja uma REAL necessidade disso.
Concordo com o aborto até âs 10 semanas mas com restrições, ou seja, com motivos elevados e não por qualquer motivo.
Se presentemente morrem 68 mil mulheres devido a abortos clandestinos, imaginemos quantos fetos morreriam LEGALMENTE!!, pelo motivo de "já não me apetece ser mãe"! Penso que também seja um número assustador que se iria revelar.
Luciana Marques/Feijó

Então quer dizer que só se engravida se não se usar contraceptivo... Até da vontade de rir!!
O número de casos em que ela tomava pilula, ou que ele usava preservativo e a gravidez aconteceu, não existem querem ver! O preservativo nunca rompe, e o efeito da pilula nunca falha... lloooll

Enquanto lamentamos os mortes do aborto clandestino, o facto é que a despenalização do aborto aumentará não só o número dos abortos(que tem sido sempre o efeito típico em todos os países onde o aborto foi despenalizado), más também miséria social: abuso aumentará, sexualidade e imoralidade descerá aos jovens sem sentido, mães solteiras AUMENTARÂO(como acontece sempre) e o ultímo vestígio de decência moral será apagado da sociedade. Portugal tem oportunidade para PENSAR, VER o efeito horrível do aborto sobre todo o mundo, e faça uma escolha DIFERENTE--mais virtuosa e humana(enquanto tomando médias a resolver os outros problemas) más é duvidável que será assim. Prepare-se pela inferno social, infelixmente. Más fazemos a ultima pergunta na discussão: onde é Cristo em nossa sociedade E na MINHA vida--como é que ELE tratará da nós, vendo a opinião social e individual?? Se quiser responder, faça assim asite de certeza.org .

Engana-se!! O número de abortos entre os países em que foi despenalizado diminuiu! Se fosse pobre e a sua filha de 13 anos engravidasse, certamente já nao pensaria assim... Talvez Deus viesse ate ca dar uma ajudinha... ai ai!
Gostava era de saber em que fontes se baseou para dizer que o abuso aumenterá, a miséria social e as mães solteiras aumentarão??? Não será mais ao contrário???

Meu caro anónimo risonho, ja tomo a pilula a varios anos e uso sim o preservativo tambem a algum tempo, por norma, so me aconteceu 1 vez de o preservativo romper e a pilula n falha se tomada como deve de ser. Tão simplkes quanto isto. Caso contrario não diriam q a pilula é 100% eficaz. Agora caso o preservativo rompa a pessoa não sabe que esta em risco de engravidar?? Eu TENHO A CERTEZA q sabe! Se a toma da Pilula não for correcta a pessoa TAMBEM SABE que corre o risco de engravidar. É por estas e por outras que digo q Portugal não está preparado para a legalização total do aborto. é como o Manule Brito diz:"(...)situação se banalize(...) e a prova está aqui nestes comentários!

Penso que o argumento da morte de 68 mil mulheres no mundo vitimas da IVG em condições não salubres, não é plausivel à legalização. Senão, muitos crimes iriam ser admitidos em sociedade pela frequencia.
Apesar disso, sou afavor da legalização do aborto.

Será que depois do programa televisivo, ainda são contra a disponibilização do aborto?
São a favor daquilo que os médicos, enfermeiros e demais pessoal fazem e ganham (roubam), sem nem sequer poderem ser responsabilizados pelos actos que cometem, deixando marcas irreparáveis às mulheres que a eles acorrem!

Ana Paula Pereira, Lisboa

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Eu concordo plenamente com a liberalização do aborto. Irei votar no SIM, mas com pena de ainda o ter de fazer. Julgo que esta é uma questão que já devia ter sido resolvida à muito.
Infelizmente, os direitos das mulheres são ainda, em muitos casos, desrespeitados na nossa sociedade.
Já alguém disse um dia: "Se os homens engravidassem, o aborto seria um sacramento".

Emanuel Madalena
Aveiro

100%?? Essa é nova! Pois cara luciana, conheço dois casos em que a gravidez ocorreu em ambas as situações. Hoje são mães solteiras, uma sem qualquer apoio do pai da criança, que não queria ter um filho. A questão da pilula seguinte... Se voce sabe em cada vez que tem relaçoes se engravidou ou nao... olhe eu nao sei, e pelos vistos muitas mulheres também não souberam, segundo os números, foram pelo menos 68 mil, fora aquelas que felizmente não perderam a vida, e as muitas outras que foram obrigadas pela lei a ter uma criança não desejada.

Se não sabe informe-se! Já vem prescrito naspilulas, se os casos que conhece aconteceu então já pensaram em mudar de pilula? e depois normalmente em caso de dúvida toma-se a do dia seguinte, afinal é para isso que servem, para serem tomadas. Eu como não qyero ser mãe para já, pelo menos, apesar de tomar a pilula mas por saber que haveria possibilidade de engravidar (visto que n foi tomada correctamente) oq ue fiz foi tomar a do dia seguinte e nas relações seguintes ter uma precaução maior! Fez-me mal? parece que não e olhe não engravidei!! Se não tem apoio do pai da criança sempre pode reccorer à lei que o obrigou a ter a criança, afinal existem meios de fazer que que tomem o minimo de responsabilidade. Não digo que a lei seja justa, mas sempre é uma ajuda! Temos de recorrer ao que temos e se fosse o meu caso, concertez já teria feito o pai da criança "dar uma ajuda"!
Acho que não nos podemos guiar apenas pelos números! Quantas mulheres não engravidariam para "segurar" os maridos os namorados e após verem que não conseguiriam nada decidiriam abortar?! (e não me refiro ao caso das asuas amigas) apenas digo que isso iria existir, porque já existe e com a legalização seria bem pior! Lá está, é como diz o Manuel Brito, seria uma banalidade!! Compreende, onde quero chegar?!

Relativamente ao comentário do João Maia, só posso dizer que ADOREI! Reflecte o que penso!

Eu concordo com a despenalização, cm também compreendo quem seja contra, mas vivendo numa democracia em que vigora o livre arbítrio, porque não posso ser livre e dizer NAO NAO QUERO TER ESTE FILHO?? Se é contra, entao tem todo o direito de nunca o fazer, mas por ser contra tem o direito de me impor essa sua vontade?? Sinceramente e sendo muito franca, se engravidasse nesta altura da minha vida, o certo era fazer um aborto, não me sinto preparada mental nem muito menos financeiramente para ser mãe, se é ser egoísta se não... nao sei... mas sou jovem, e um filho seria td o k menos desejo neste momento. Se me seria fácil faze-lo? Certamente que nao... ate provavelmente msm nao querendo ser mae, talvez nao tivesse coragem de no dia D à hora H tirar o ser que crescia dentro de mim...
ST, Lisboa

A lei portuguesa já prevê várias situações para abortar. Mas mesmo assim os Humanos não devem nunca esquecer que a Vida Humana começa na concepção. (Aliás como a vida animal, e isso bem sabem os técnicos e os beneficiários das inseminações artificiais variadas). Esse também é o ponto da questão, e só o não admite quem é comodista oportunista vulgar e des-humano. Portanto quando se aborta acabasse violentamente uma vida, de modo hodiondo pela fragilidade pelo caracter completamente indefeso do feto, que se pudesse daria no minimo 4 estalos a todos os envolvidos no processo.
Abortar é crime porque mata sempre alguem indefeso na sua posição mais
fragil: é portanto até um crime de cobardia humana. Poderão é dizer que há atenuantes, mas haverá?
Comodismo, hedonismo, desvirtuar o sexo humano como fortalecimento de amor pelo Outro pelo Mundo pela Existencia e confundi-lo com prazer sexual é no mínimo muito baixo, é abortarmos a nossa humanidade em favor da nossa animalidade. Ora eu, este Humano(a), não quer isso e portanto votarei contra, e portanto a favor da Humanidade da Existencia Universal.
Alerto portanto que aborto é crime, e ainda que muitos o defendam por conveniencia politica, por moda, por imitaçao a outros ou a outras sociedades, nao deixará de ser crime, de ser o assassinio de indefesos.
Senao também roubar, usurpar, cobiçar, fugir aos fisco e ao cumprimento de obrigacoes sociais, etc etc passariam a ser atitudes normais humanas (e nao o são) e a sociedade converter-se-ia no caos no qual se está a converter.
Pode-se não crer no Divino, mas haja moralidade em todos os relacionamentos sociais deste Mundo.
A permissividade não é sinonimo de liberdade mas de libertinagem.
Eu so quero viver em sociedades livres, mas não libertinas. Isto é, não quero viver em sociedades que chamem nao-crime ao crime, que chamem normais a relacoes sociais de prostituição permanente diária, que pretendam legalizar a prostituição como profissão, até que chamem casamento monogamico aquilo que é apenas um ajuntamento irracional de prazer monogamico entre psicopatas ou entre humanos com tara-sexual, etc etc, muito mais assuntos que poderão pensar que defendo.
Sou livre, mas não pretendo ser libertino (a).
Pretendem legalizar o aborto como um método contraceptivo social, o que é um erro crasso intelectual conceptual económico social. E que será pago por todos nós, com os nossos impostos e descontos, com os nossos medicos que matarao vidas em vez de as salvarem, à custa dos nossos cada vez menores recursos humanos.
Não sejam ceguinhos e ceguinhas e haja MUITA MORALIDADE para o Mundo sobreviver como Mundo e não como bola de bichos!

EU é que mando na minha barriga!
Eu é que decido se quero um filho ou não!

Infelizmente está enganada.
Apenas decide se o quer matar ou nao, ainda em gestação.

A decisão (boa=vida; má=morte) é sua, racional (se não interromper o curso da vida) ou irracional (se interromper o curso da vida), mas se nada for feito ou interrompido a vida em gestação sobreviverá externamente pelo seu pé, pelo seu pulmão e coração etc etc.

NÃO DISTORÇAM A REALIDADE.

Interromper a evolução natural da gravidez é OPTAR PELA MORTE DA VIDA.
E eu OPTO PELA VIDA HUMANA, CONTRA A FALSA LEGALIZAÇÃO DE UM CRIME que lesa a sociedade, lesa a existencia humana e como tal lesa o conceito de HUMANO e de HUMANIDADE.
Tudo o mais serão mentiras e distorçoes de oportunistas, de comodistas, de politicos, de todos aqueles que lucram a muito curto prazo com estas MORTES DE INOCENTES SILENCIADOS à força.
Gostava que lhe fizesse o mesmo a si, se partir uma perna se tiver qualquer doença mais grave cancro ou não, que dê trabalho e esforço a quem cuidar de si, etc etc.
Gostava que a aspirassem por um tubo muito mais fino que o seu tamanho sabendo que com essa sugação irá morrer atrozmente?
HAJA MORALIDADE e VOTEM PELA VIDA DOS RACIONAIS HUMANOS, na certeza que qualquer outra decisão será CRIME PORQUE DECIDEM MATAR, será humanamente irracional e portanto animal ou animalesca.

RGds Porto

Enviar um comentário