« Home | Tema para debate 30 Outubro » | Passatempo "Monster Jam" » | Passatempo "O Ilusionista" » | Passatempo "Idade do Gelo 2" » | Tema para debate 27 Outubro » | Passatempo Joan as a Police Woman » | Passatempo Reporter Estrábico » | Passatempo The Poppers » | Passatempo Tora Tora Big Band » | Tema para debate 26 Outubro » 

segunda-feira, outubro 30, 2006 

Tema para debate 31 Outubro

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

O aquecimento global está a alterar o clima, com prejuízo para a Agricultura e o Turismo, fonte de rendimentos muito importante para o País.
Quem deve ser responsabilizado e o que podemos fazer para evitar o pior?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Etiquetas:

Ninguém quer voltar ao tempo da carroça, mas o tempo vai obrigar-nos a andar mais a pé!
Figas

Todos nós somos responsáveis! Uns mais outros menos, é claro. Quem tem maior responsabilidade nos destinos da humanidade, estou a falar dos governantes, deve ter a maior quota parte de culpa. São eles que fazem as leis! Mas para além das leis está a ética e a consciência, coisas que todos os cidadãos comuns e governantes devem possuir e cumprir segundo os seus ideais. Pena que, até há bem pouco tempo, esses ideais têm sido apenas pensar no lucro, no consumo, no gasto desenfreado dos recursos da terra sem olhar a consequências! Os anos ensinam-nos muitas coisas que os dias desconhecem... Temos de mudar, todos nós! Não tenham vergonha! Não sejam comodistas! Cada um de nós pode fazer a diferença, basta querer! Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje... www.climatecrisis.net/takeaction/

Culpabilizar alguém é a saída mais fácil. Julgo que, para além de todas as campanhas e acções que o Estado e o Poder Local devem ter, é, acima de tudo, da parte de cada um de nós, o chamado 'cidadão anónimo', que deve começar a luta por um Ambiente melhor. Como? Reciclagem. Separar o lixo em casa não custa nada e é um grande passo na preservação ambiental. Reduzir ao máximo a utilização do automóvel. Utilizar a bicicleta ou transportes públicos. Não andar por aí apenas a gritar que são necessários corredores para bicicletas, mas sim utilizá-las nas estradas e ruas mais movimentadas, como forma de mostrar, quer a quem ter poder de decisão que há pessoas a efectivamente utilizar bicicletas, quer aos outros utilizadores das vias públicas que também poder vir para a rua de bicicleta. Com estes dois pequenos passos já estaríamos, todos juntos, a dar um enorme passo na corrida pela preservação do Ambiente.

Dário Santos, Torres Vedras

O homem tem andado a fazer de aprendiz de feiticeiro, sempre na mira do lucro mais fácil. É claro que todos somos culpados: porque deixamos de gostar duma vida mais simples, porque não respeitamos a Natureza e porque não obrigamos os nossos governantes a escolher os caminhos mais adequados para uma vida com mais qualidade, para todos nós. É que abundância não é sinónimo de "viver bem".
A solução é perceber que fazemos parte duma máquina enorme, que é o Universo,da qual nós somos as únicas peças estragadas. É assim tão difícil entender isto?
Maria E. (Porto)

como diz, e muito bem, o senhor Rui Rodirgues, todos nós somos responsáveis pelo ambiente em que vivemos. Não nos vamos iludir e atirar as culpas para cima dos governantes, porque não são eles que nos pegam nos carros de manhã e não são eles que nos impedem de reciclar. O que quero dizer é que vivemos num país de gente despreocupada que só se preocupa com os próprios interesses ( e às vezes nem isso). Deste modo, acho que todos nós deveriamos pensr um pouco em tudo o que podemos fazer pelos outros, mas principalmente por nós e pelos nossos, e começar com pequenas coisas, como a simples reciclagem.

Andreia de Almeida - Corroios

Toda a gente fala em reciclagem. Ok, eu reciclo, tu reciclas... mas e eles... reciclam? O que acontece ao lixo que nós reciclamos? É verdadeiramente reciclado?

Enviar um comentário