« Home | Passatempo "Aniversário Coral" » | Passatempo "Lisboa Soundz" » | Passatempo "Lisboa Soundz" » | Passatempo "Packs Envidia" » | Passatempo Gal Costa » | Tema para debate 21 Julho » | Tema para debate 20 Julho » | Concerto dos Depeche Mode cancelado » | Tema para debate 19 Julho » | Passatempo "Depeche Mode - Dia 5" » 

segunda-feira, julho 24, 2006 

Tema para debate 24 Julho

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

A higiene e saúde dentária dos portugueses continua a ser relegada para segundo plano, de acordo com os últimos estudo elaborados. Em sua opinião, a que factores se devem a falta de cuidado com os dentes?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Acredito que esta problemática tenha origem em questões culturais. Não somos, propriamente, o país que cuida da higiene oral dos seus habitantes, que, caso o queiram fazer, têm de desembolsar altas verbas em médicos particulares. E num país onde se luta com falta de bens essenciais, relega-se para sexto ou sétimo plano esse temática.

O estudo não surpreende essencialmente por duas razões que parecem óbvias: por um lado, sociologicamente a classe popular é a mais afectada devido à falta de cuidados médicos primários nesta área, através do desinvestimento estatal na estomatologia e do alto custo de uma consulta privada no dentista! No outro, a total ignorância dos portugueses da importância da saúde dentária e a preferência pelo endividamento em coisas supérfluas, no sentido de evidenciar a ilusão aparente de que tudo está bem nas suas vidinhas decadentes! Os dentes nacionais são apenas mais um reflexo da sociedade em que nos encontramos! cariados e cheios de abcessos politico-sociais!

PORTO, 2006.07.24
Eu penso que a falta de higiene referida se deve à falta de hábito
(ou de educação, será?...) e ao facto de uma consulta ao dentista ser realmente cara.
Manuel de Brito

os dentes não doem e quando o fazem já a infecção se instalou, na minha opiniao o principal factor é esse os portugueses nao se preocupam com os dentes porque nao têm dinheiro para gastar e tb porque eles nao doem...
devia de existir mais campanhas de informação e apoio do estado a nível da saúde oral.
Helena Dias

A resposta é tão simples quanto isto...o custo das consultas e tratamentos é uma verdadeira fortuna. Para um país em que o salário médio é baixo, a ida ao dentista é um "luxo".

Nos locais mais afastados das grandes cidades, além da ausência de estomatologistas em permanência, a informação é escassa, ou nula, quanto aos verdadeiros malefícios gerais de uma boca mal tratada.

ml

Como aqui já foi dito existem vários factores, tais como:
Os preços exorbitantes das consultas de estomatologias,
As classes que usufruam de rendimentos baixos,
Os meios rurais que nem sequer dentistas têm, etc.
Mas será que não falta também um pouco de bom senso nas famílias, o ritual que se acomoda, deixa andar.
Afinal ainda temos algumas instituições publicas que fazem estes tratamentos dentários, (escolas de medicina dentária, alguns hospitais).
Não podemos estar sempre a criticar o sistema, quando por vezes é mais importante andar na moda e ter as tecnologias da última geração mesmo que isso implique mostrar os dentes podres.

Conceição Bernardino

Não é só falta de hábito.
É mais falta de dinheiro...
Já viram com olhos de ver, os preços dos dentistas?É que no mês que se vai ao dentista, muita coisa é adiada para o mês seguinte, inclusivé, no frigorífico.
Luis-Lisboa

Enviar um comentário