« Home | Tema para debate 10 Julho » | Passatempo "Edição 500" » | Passatempo "Hype@Tejo" » | Passatempo "Ana Malhoa" » | Passatempo "As Vedetas" » | Passatempo "Crime do Padre Amaro" » | Tema para debate 7 Julho » | Tema para debate 6 Julho » | Passatempo "As Vedetas" » | Tema para debate 5 Julho » 

terça-feira, julho 11, 2006 

Tema para debate 11 Julho

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

As grávidas mais ansiosas podem saber o sexo do bebé a partir das oito semanas de gestação através de um diagnóstico que é realizado em Portugal desde o início do ano. De que forma este é um exame importante para os futuros pais? Utilizaria para saber o sexo de um filho/filha?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

O sexo do bebé não é o mais importante. Saber se está saudável ou se há alguma malformação é o mais urgente para quem vai ter um filho. Penso que a questão do sexo do bebé tem mais a ver com o facto de as pessoas quererem preparar o enxoval da criança ou mesmo por curiosidade. Por isso, se tivesse de pagar mais para saber mais cedo o sexo do meu filho... não o faria. Esperaria o tempo habitual.

Não utilizaria porque acho que, apesar de existir curiosidade, saber tão cedo é prematuro. Acho que a ciência deveria de evoluir para outro tipo de assuntos, apesar de compreender que muitas mulheres adorariam saber tão cedo o sexo das fetos, para poderem preparar logo à partida quartos e roupas. Pessoalmente, acho que não faz muito sentido e até pode ser prejudicial, mas cada qual faz o que quer.

Acho que isso pode tanto ser psicologicamente bom como mau. No caso de uma família que tenha 3 rapazes e esteja ansiosamente à espera de uma menina, se souberem que é uma menina às 8 semanas e depois por qualquer motivo perderem o bebé, devido ao estado precoce da gravidez, pode criar na família uma grande instabilidade. Acho que este tipo de diagnósticos podem ser prejudicias nesse aspecto.

Andreia de Almeida - Corroios

"A curiosidade matou o gato", diz o povo e com razão. Se por um lado, o simples facto de saber o sexo do bébé por antecipação pode ser interessante para os pais, pode por outro lado gerar inseguranças e ser fonte de stress, se este não for o esperado. No meu caso pessoal, não me anteciparia à vulgar ecografia para o efeito, em tempo oportuno. Ainda sou apologista das surpresas.

Não há dúvida que é um grande momento de expectativa. Importante, talvez sim, mas não é um momento decisivo. De qualquer maneira inclino-me a dizer que é importante para o futuro dos pais pois ficam a saber mais cedo qual o sexo do seu filho e poderão organizar-se melhor. A partir daqui utilizaria o exame para saber tal, se não tivesse custos adicionais, claro.
João Manuel Sousa - PORTO

A determinação do sexo fetal através de uma colheita de sangue materno, onde é possível analisar o ADN do feto e assim saber o seu sexo é um processo muito proveitoso, especialmente para as futuras mães mais ansiosas. Permite um planeamento pré-natal mais cuidado, o que me parece revelar-se interessante e vantajoso.

Enviar um comentário