« Home | Tema para debate 4 Julho » | Tema para debate 3 Julho » | Passatempo TMN Summer Sessions » | Passatempo "Squeeze Theeze Pleeze" » | Passatempo "Squeeze Theeze Pleeze" » | Passatempo "As Vedetas" » | Passatempo TMN Summer Sessions » | Tema para debate 30 Junho » | Passatempo "Festival Serra da Estrela" » | Tema para debate 29 Junho » 

terça-feira, julho 04, 2006 

Tema para debate 5 Julho

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

Um estudo divulgado ontem aponta que Portugal é o segundo país da Europa com piores dentes e que os europeus não vão ao dentista por medo e devido ao preço da consulta. Os portugueses não ligam à higiene oral? Porquê?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

É verdade que muitos portugueses não conseguem ter uma boa relação com o dentista. Muitos desconhecem os nomes das pastas de dentes à venda no mercado, porque nem sequer as usam. E quando ouvem falar de destartarizações, aplicações de selantes, consultas de perio, de prótese, aplicações de selantes, então aí é que não metem lá os pés para visitar o Senhor Doutor. Felizmente que muitos, ainda se vão valendo das pastilhas para disfarçar o hálito a rosas murchas que lhes sai da boca.

São muitos os motivos que fazem com que os portugueses não tenham higiene dentária.
Os maus hábitos alimentares, provocam falta de cálcio. O desleixo, vou hoje talvez amanhã quem sabe?
A educação, com a saúde não se brinca que não passa nas gerações.
O preçário de estomatologia também é bastante alto, para alguns orçamentos mas apesar de tudo o consumismo é mais forte que a higiene dentária.
A ideia que o dentista é um bicho papão também assusta as gerações por falta de conhecimento das novas tecnologias.

Conceição Bernardino

Algumas pessoas preferem gastar o pouco dinheiro que ganham em coisas futéis e desnecessárias como telemóveis ou tabaco. Falo destes dois bens, que não considero como essenciais na vida de uma pessoa, porque me estou a referir a várias pessoas que conheço, que gastam rios de dinheiro nessas coisas, enquanto que têm a boca uma vergonha. Preferem andar com os dentes podres e cheios de nhaca, do que ir ao dentista. Diz-se que o sorriso é um excelente cartão de visita. Mas e se for um sorriso sem dentes?Será que continua a ser chamativo?

Penso que hoje em dia já existe uma maior preocupação pela higiéne oral, uma vez que nas escolas, desde o ensino básico, ela é falada. No entanto, deveria ser mais incisiva, explicando a forma correcta da lavagem dentária, o uso de fio dentário e a utilização de produtos que ajudam na prevenção de caries, placa bacteriana, gengivites e outras.
No entanto o custo das idas ao dentista é o maior problema, uma vez que estas são elevadas e não estão ao abrigo de todas as famílias. Os dentistas e os equipamentos e produtos existentes nos Centros do SNS (quando existem) são antiquados, pelo que muitas pessoas os evitam.
Sara António-Lisboa

Penso que é uma questão de educação, sobretudo na infancia. Não podemos esquecer que a população está envelhecida e que será essa fatia que nunca foi sensibilizada para esta questão. Penso que actualmente a nova geração tem preocupação (as evzes até exagerada) com a aparencia e com os cuidados com higiene oral. até porque um bonito sorriso é meio caminho andado para travar novos conheciemntos. Outro factor inibidor é sem duvida os preços praticados pelos dentistas. Existe um valor tabelado minimo que so em raros casos é que é aplicado. Normalmente uma consulta custa proximo dos 40-50€, enquanto que está tabelado minimo perto dos 25€. Nem todos possuem seguros de saude, e um tratamento regular aos dentes fica sempre dispendioso. Deveriamos aprender com outrso paises como o Brasil ou Cuba em relação ao sistema de saude. Afinal pagamos tantos impostos para que?

RR - Porto

Os Portugueses, já ligam á higiene dentária , e preocupam-se com isso, mas deparam-se com um orçamento mensal magro para pagar uma consulta num dentista particular, já que os centros de saude retiraram do funcionamento normal as especialidades, nomeadamente Estomatologia, Ginecologia,Pediatria.Veêm-se assim obrigados a deixar para segundo plano o que é mais importante , a propria saude.

De facto, nos dias que correm ainda nos deparamos com uma enorme falta de higiêne dentária. Muitas pessoas têm um medo terrivel dos dentistas, outros talvêz até gostassem de ir, mas não têm dinheiro e há os que simplesmente não se preocupam com a figura que fazem e o incómodo que é levar com o hálito horrível de uma boca careada, é do pior que há! Há os centros de saúde, muitos nem dentista têm e se tiverem têm de estar meses à espera de consulta e há os consultórios privados, que levam balúrdios! Infelizmente, o Sistema de saúde em Portugal ainda deixa muito a desejar!

Os portugueses têm medo dos dentistas é verdade!Mas também é verdade que o seu medo é duplo, ou seja, medo do contacto físico e medo do contacto da carteira! E também é verdade que os orgãos de comunicação social ao serem tão apelativos a que se coma e beba doces ou outras coisas prejudiciais aos dentes, deveriam ser penalizados por tanta publicidade enganosa!!! Quanto ao preço dos dentistas é escandaloso ter que ir 1,2,3 e 4 vezes para se arranjar o mesmo dente e sempre a cobrar como é óbvio!... Digo por experiência própria em clínicas como a do Dr. Cautela, e no fim acabamos por perder o dente!!!
maria da piedade ribeiro - lisboa

Acho que vocês fizeram a pergunta e deram a resposta: Medo do preço do dentista!
Sai mais barato comprar "comprimidos para a dor", que a "dor de dentes".
É incompreensível o preço que os dentistas levam...Pode ser que, como cada vez há mais, baixem os preços, sobretudo os Drs. (que escrevem Médico), se convençam que os outros também são dentistas e sabem tratar dentes tão bem como eles...E mais barato...Brasileiros ou não....
Luis-Lisboa

Genial fill someone in on and this enter helped me alot in my college assignement. Say thank you you for your information.

Opulently I to but I about the brief should secure more info then it has.

Enviar um comentário