« Home | Passatempo "Do Fado ao Tango" » | Passatempo" Velocidade Furiosa - Ligação Tóquio" » | Tema para debate 14 Junho » | Passatempo "Code Red" » | Passatempo "Ed Harcourt" » | Tema para debate 13 Junho » | Tema para debate 12 Junho » | Tema para debate 9 Junho » | Tema extra » | Tema para debate 8 Junho » 

quinta-feira, junho 15, 2006 

Tema para debate 16 Junho

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

Mais de 793,5 milhões de euros de ajudas federais foram fraudulentamente desviados depois da passagem dos furacões Katrina e Rita nos Estados Unidos. O dinheiro foi gasto em viagens, férias nos trópicos e divórcios. Estes níveis de corrupção são mais usuais nos países em via de desenvolvimento.
Será que, nestes aspectos, a diferença entre países desenvolvidos e de 3.º mundo é assim tão grande? E se fosse em Portugal?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Quem conhece os EU, sabe que, também por lá o nível de vida/educaçaõ, não é o que se pensa.Não me surpreende!
Mas a pergunta era:se fosse por cá.
Teríamos mais Jeeps, Viagens a Cuba e Brasil, etc.
Não se lembram dos subsídios antigos?
Foram Jeeps, e mais campos sujos, já que tinham de provar que tinham sido semeados, e depois deixava-se tudo por apanhar...
Naturalmente iguais...
Luis-Lisboa

Penso que isso nada tem a ver com os países serem Desenvolvidos ou de 3ºMundo,mas sim com o tipo de pessoas que encontram à frente desses mesmos países. Se existirem pessoas corruptas, então a política vai ser corrupta. Não admira que exista tanta miséria e pobreza no Mundo, quando meia dúzia de fantoches brincam com o dinheiro que não lhes pertence. Se for preciso apanham mais depressa um toxicodependente que rouba para a droga do que esses senhores que roubam milhões de euros.

Lamentavelmente, o que se passa çá, passar-se-ia , por certo, por cá. Todos conhecemos os inúmeros casos de corrupção mais ou menos parecida com esta que agora se nos depara, e, pelos vistos, nunca se apanham os culpados de tais desaforos. Tenho pena, mesmo muita pena, mas seria o mesmo no meu Portugal. Embora pequenino e pobre, é muito rico e grande em crimes dessa mesma natureza que só nos envergonham a todos. Resta-nos o sonho do futebol ... nem que nos chamem alienados ...

Maria José Cepeda
Almada

A diferença entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos está apenas num aspecto: em países desenvolvidos estas questões (e bem) são alvo de indignação. Nos países subdesenvolvidos parece ser uma coisa completamente normal. Veja-se o caso de Angola, (um dos maiores exportadores de petróleo de África): a cólera afecta milhares de Angolanos e já matou umas boas centenas. Alguém se indigna com isto? E continuamos "nós" a perdoar dívidas e a angariar fundos para o sr. presidente angolano meter ao bolso, enquanto a população vive na miséria. Afinal, o que está mal? Tudo.

Enviar um comentário