« Home | Tema para debate 3 Abril » | Passatempo "t-shirts Pink" » | Passatempo "The Legendary Tiger Man" » | Passatempo "Pink" » | Passatempo "Gil Semedo" » | Tema para debate 31 Março » | Tema para debate 30 Março » | Tema para debate 29 Março » | Passatempo "Revistados - GNR" » | Tema para debate 28 Março » 

segunda-feira, abril 03, 2006 

Tema para debate 4 Abril

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar o seguinte assunto nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

O Barómetro da Marktest revela que mais de metade dos portugueses (56%) não têm dinheiro para pouparem. Quase um em cada três tem dívidas ao banco ou crédito bancário, sendo sete em 10 para comprar casa. Porque é que os portugueses não poupam mais?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do Destak [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade].

Talvez devido á sociedade de consumo em que vivemos. O materialimo passou a ser uma prioridade, a aquisição de bens está na ordem-do-dia. O apelo ao consumo é tambem o grande responsável.Diria mesmo que è necessário uma grande coragem para não se seguir os trâmites da sociedade.

Elisabete Quaresma, Seixal

Vivemos num país onde as pessoas vivem, sem sombra de dúvida, acima das suas possibilidades. Basta olharmos para o parque automóvel, ninguém se contenta com um veículo mais barato, todos querem fazer boa figura e exibir-se perante os amigos ou vizinhos com um carro topo de gama. Depois, o dinheiro não estica e lá fica a conta por pagar na mercearia e nos outros locais onde vendem fiado. As pessoas têm que se capacitar das suas reais possibilidades e não se deixarem influenciar tanto pelos anúncios de crédito e dinheiro fácil. Por muito que custe aceitar, somos um país de gente que vive para as aparências...

Miguel, Barreiro

É tentador comprar a crédito. Parece que nem se gasta dinheiro: “Compre agora e comece a pagar daqui a 6 meses...”.
Quanto a poupanças, a maioria fazia apenas por causa dos benefícios fiscais de que podiam usufruir porque se for à espera dos juros...
Para além disso reconheço que o instinto gastador ainda é grande e continuam a abrir novos centros comerciais...não deve ser para ter prejuízo!

Apenas tenho a dizer que a vida está muito cara! A maior parte das pessoas tem um salário muito baixo, que face ás dívidas normais, tais como a renda,telefone,luz,água,condomínio,infantários,alimentação e todos os outros bens necessários, é gasto, portanto é impossível conseguir poupar algum dinheiro, e mesmo assim, ás vezes sabe Deus...

pela lógica é o seguinte:
não se poupa porque não há dinheiro; não há dinheiro pedem-se empréstimos; pedem-se empréstimos, não se poupa; não se poupa...
faz tudo parte de um ciclo vicioso. O crescente consumismo das sociedade ditas industrializadas também não ajuda a poupar: quer-se sempre mais do que aquilo que se pode pagar!

Todos nós sabemos o porquê da não poupança, o ordenado não chega para as despesas quanto mais para poupança, por outro lado os juros da poupança estão baixissimos, mais vale comprar um carro nem que seja a crédito do que poupar 20 anos para ter um carrinho, com os aumentos anuais dos automóveis temos muito que esperar.

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you!
»

Enviar um comentário