« Home | Passatempo "Revistados - GNR" » | Tema para debate 28 Março » | Tema para debate 27 Março » | Passatempo "Fingertips - 5º Dia" » | Tema para debate 24 Março » | Passatempo "Hafla Árabe" » | Passatempo "Broa de Mel" » | Passatempo "Fingertips - 4º Dia" » | Passatempo "Fingertips - 3ºDia" » | Tema para debate 23 Março » 

terça-feira, março 28, 2006 

Tema para debate 29 Março

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar o seguinte assunto nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

Cerca de 1800 crianças nascem todos os dias com SIDA porque as suas mães não recebem os medicamentos que precisam, segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde. Acha aceitável que em pleno século XXI esta situação perdure? A humanidade poderia fazer mais?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do Destak [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade].

É triste saber que nascem tantas crianças já condenadas sem sequer terem uma oportunidade.

Pedro Oliveira - Montijo

Não estamos a confundir Março com Fevereiro?

PR, Cacem

Não é só à O M S que devem ser dadas as culpas.Aos governos de muitos países, também.Os medicamentos que deveriam ser gratuitos, são pagos.A corrupção dos governos também tem tido o seu papel.Por exemplo,no Quênia,a comissão nacional de luta contra a sida foi explorada para seu exclusivo benefício,através de organizações ficticias, especialmente criadas para desviar os fundos canalizados pela comunidade internacional para esse fim. Apesar de tudo,no ano de 2005 começaram a fazer tratamento,em Àfrica,mais 50000 pessoas que anteriormente.Mas,não é só em África que há o drama da sida ,na Índia também.
O mundo inteiro tem que se unir, para travar este flagelo.

Os interesses,infelizmente, estão centrados no poder e dinheiro.GASTAR, INVESTIR nas pessoas "é um fundo perdido". Este é o Mundo que nós temos, que todos nós vivemos!A ganância pelo poder.

Cara Elisabete,
não poderia ter dito melhor! Efectivamente, nos tempos que correm, não há grande preocupação com os outros e ainda pessoas com o virus da Sida! Como é possível não tratarem uma mulher grávida e com esse vírus maldito, sabendo que isso trará mais uma pessoa doente ao mundo e que culpa terá esse infeliz, que não pediu para nascer, mas que no entanto já nasce condenado! Realmente a ganância pelo dinheiro e pelo poder é tanta que até se "esquecem" de quem mais precisa! Infelizmente, isto nunca vai mudar, parece-me é que tende a piorar!

Penso que há dois planos para a questão.
O primeiro, a nível dos medicamentos. É vergonhoso que alguns laboratórios farmaceuticos adiem o lançamento de novos medicamentos mais eficazes, à espera de escoar stocks ou de melhores períodos económicos.
O segundo, a nível de educação. Sem um forte investimento a nível de educação das populações a luta contra a sida é quase impossível. Em muitos casos, é necessário tomar um enorme cocktail de medicamentos diversas vezes ao dia e a horas certas. Ora, grande parte das populações afectadas não é capaz de ver as horas...

Enviar um comentário