« Home | Passatempo "t-shirts Pink" » | Passatempo "The Legendary Tiger Man" » | Passatempo "Pink" » | Passatempo "Gil Semedo" » | Tema para debate 31 Março » | Tema para debate 30 Março » | Tema para debate 29 Março » | Passatempo "Revistados - GNR" » | Tema para debate 28 Março » | Tema para debate 27 Março » 

domingo, abril 02, 2006 

Tema para debate 3 Abril

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar o seguinte assunto nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

O Governo alertou para a forte possibilidade da taxa de álcool no sangue permitida para a condução, poder ser reduzida «consideravelmente» no final do ano. Isto, se o número de mortos na estrada não diminuirem. Concorda com esta medida? A diminuição da taxa pode ser eficaz?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do Destak [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade].

O problema não é o limite das taxas, mas sim a forma como se controla isso. A verdade é que ando muito de carro e muito raramente vejo polícia na rua a controlar se os condutores andam bêbedos ou não...
Sendo assim, de que serve baixar as taxas??

Depende do que se entende por eficaz. Eficaz a meter dinheiro nos cofres do Estado é concerteza. Aliás, como toda a política de (pseudo)prevenção rodoviária. Basta ver que todos os meios de "prevenção" são canalizados para as auto-estradas, à caça dos aceleras (que concordo que tenham de ser vigiados). Mas é também nas auto-estradas que a percentagem de acidentes e mortes é apenas uma agulha num palheiro, se compararmos com o triste cenário no seu todo. Mas a verdade é que é muito rentável para o Estado. Enquanto a prevenção não mudar de objectivos, os condutores não ganharem alguma consciência e as nossas forças políciais deixarem de fazer caça à multa em vez de verdadeira prevenção, não adianta muito mudar/impor limites.

Nuno Pereira - Massamá.

Nao concordo. O maior problema das estradas em Portugal é a falta de civismo dos condutores. Dos taxistas nas cidades e dos camionistas nas nacionais. Temos que circular todos nas mesmas vias e só com civismo, educaçao e boa formação se poderão evitar choques e mortes. Baixar a taxa do alcool só serve para aumentar o valor do suborno dos agentes da BT-GNR

Poderá ser útil para talvez inibir um pouco e talvez travar quem já tem essa consciência. Mas o problema da sinistralidade está na mentalidade e formação de cada cidadão.
Elisabete Quaresma, seixal

O governo não governa desgoverna ou melhor sacode a sua ineficácia com leis e mais leis sem sentido. Não baixando a taxa de álcool no sangue que se vai conseguir acabar com os acidentes neste âmbito. Toda a gente sabe que duas cervejas não são a causa. Fiscalizem meus caros, fiscalizem melhor as estradas seus governantes de meia tigela. CNV Porto

Não concordo que os policias andem á caça da multa, até porque as paragens são feitas aleatóriamente, só se desconfiarem de algo estranho. E além do mais apenas estão a cumprir o seu dever, o dever de proteger os condutores inocentes dos culpados. A grande culpa disto é do estado, até porque o dinheiro das referidas multas não vão para os cofres das forças policiais e sim para os do Estado. A amior parte das pessoas são contra os polícias, e dizem que andam á "caça da multa e tal", como já foi referido, mas eu não penso assim, apenas sei que estão a cumprir o seu dever, a arriscar a sua vida por nós e sem as condições merecidas.

Enviar um comentário