« Home | Passatempo "Pinóquio" » | Passatempo "Salão Internacional do Cavalo" » | Tema para debate XXIII » | Tema para debate XXII » | Tema para debate XXI » | Tema para debate XX » | Tema para debate XIX » | Passatempo "O Diário de Sofia" » | Passatempo "Loto" » | Passatempo "O Diário de Sofia" » 

quinta-feira, janeiro 19, 2006 

Tema para debate XXIV

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar o seguinte assunto nos comentários deste post ou carregando directamente AQUI. Partilhe a sua opinião.

O líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, voltou a ameaçar os Estados Unidos com novos ataques e a França não exclui a utilização de armas nucleares contra Estados terroristas. Acredita que poderão existir novos atentados? O mundo ocidental está ameaçado?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do Destak [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade].

Infelizmente, no momento actual, muitos dos interesses económicos, diferenças étnicas, ideológicas e religiosas dão origem a guerras que nada mais fazem senão beneficiar alguma indústria de armamento. Todos nós temos motivos para recear estes acontecimentos. O Mundo está mais perigoso.

As pessoas acham que Osama Bin Laden acordou de manhã e pensou: "Bom hoje apetece-me destruir 2 torres...".
Claro que as coisas não são assim tão simples. Há pessoas no mundo a morrer à fome em todo o mundo, a todo o segundo, e os culpados são os pseudo-donos do mundo.
Não acredito na ideia de "olho por olho.." mas entendo que as guerras vão terminar quando houver igualdade absoluta entre os seres.
Na minha ideia, isto do terrorismo e da luta contra terroristas, é decerto já a 3ªGuerra Mundial.

De facto, é muito fácil apontar o dedo. Vejamos: a maior parte desses países ditos pobres estão fechados ao exterior, são governados por lunáticos e ditadores assassinos que não têm escrúpulos, o fanatismo pela religião impera. Por outro lado, são países riquíssimos, que exportam petróleo, por exemplo, vivendo a população na miséria. Resultado, a culpa é dos países desenvolvidos.

Solução: vamos ajudar esses países, entregando dinheiro e ajudas a esses ditadores (?!), que enriquecem ainda mais a sua fortuna pessoal. Porque é que continuamos a fixar o alvo errado?

Esses tais de países pobres criam então brigadas da revolução utilizando a religião como desculpa, financiadas por verbas milionárias (mas então não eram pobres?) para espalhar o terror por todo o mundo.

O que está mal aqui?

Não se enganem. O objectivo dos terroristas é o mesmo que apontam aos EUA e outros: apoderarem-se de recursos preciosos e alcançar o poder.

Os talibans, por exemplo, estavam tão preocupados com a situação da população no Afeganistão que executavam pessoas nos estádios de futebol, no intervalo, e tratavam as mulheres e crianças como animais.

Não percebo porquê, mas nunca ninguém se insurge contra o diário desrespeito pelos direitos humanos das populações nesses países, nem ninguém pensa como libertar essa gente das mãos desses assassinos. Primeiro as pessoas. Não vejo ninguém indignar-se com as sucessivas valas comuns encontradas no Iraque, nem com a excisão feminina, nem com as lapidações.

Há que respeitar a cultura de cada país, será isso?

Cuba é o exemplo do que os EUA são capazes de fazer com seu autoritarismo, repressão e manipulação dos meios de comunicação.
Qualquer dia dizem que G W Bush é o messias que vei dos Céus acompanhado dos anjinhos T Blair's.

Sim, Cuba é um exemplo fantástico. Principalmente quando temos o rabo sentadinho no nosso sofá confortável, a gozar da bela da democracia. Mais uma vez se fala do autoritarismo dos EUA e (por acaso, concerteza) esquece-se do autoritarismo de Fidel. Porque é que não vão viver para esses paraísos ditatoriais? Depois gostava de vos ver a falar bem deles!
Eu gostava de vos ver a falar bem do Iraque e de Saddam, tendo lá vivido na época em que ele estava no poder!
E gostava de ver a vossa reacção quando aquele Sr. foi deposto pelas forças dos EUA.
Tanto orgulho no 25 de Abril para isto! Liberdade para aqui, liberdade para ali... A população de Portugal nem uma milésima parte sofreu na pele aquilo que os Iraquianos (e muito outros) sofreram e sofrem em termos de repressão (assassinatos, limpezas étnicas, etc).
É muito mais fácil falar dos problemas quando não são nossos.

Bush e os amigos são o que são. Têm interesses como todos têm. Não são anjos, nem são tão bem intencionados como parecem. Isso é lógico. Nem sequer sou pro-EUA.

Mas por favor, não comparem ninguém com estes tiranos, esta gente que matam a sua própria população, que os torturam, que os deixam morrer à fome, que não criam condições para as crianças serem crianças e que os mantêm na estupidez à custa da religião, religião essa que eles próprios não respeitam, ou só respeitam ou fazem respeitar consoante os seus interesses.

Mas é engraçado ver que os críticos dos EUA só abordam a questão económica, caindo no mesmo erro que criticam. E a questão humana?

Eu gostava de vos ver a viver em ditadura.

Na minha opiniao o que se passa hoje em dia, as situacoes de terrorismo, entre outros, sao momentos traumatizantes para os inocentes, onde e que essas pessoas tem cupla do que se passa? mas sao elas que continuam a sofrer no meio destes atentados. Falando do que Franca disse, a questao de que se acontecer alguma coisa a eles, que vao utilizar as armas nucleares, eu nao acho isso bem, visto que so um homem e que tem culpa disto tudo, o Bin Laden... eu simplesmente nao estou do lado de ninguem, nem de jackes chirack, nem de bin laden, nem podia estar, bin laden a destruir o mundo quando lhe apetece, Jackes Chirack a ameacar lancar bombas nucleares, em fim, estou sem palavras...

A PROPAGANGA OCIDENTAL É TENDENCIOSA,E PRESTA VASSALAGEN AOS E.U.A. ORA QUEM PÔS OS TERRORISTAS TALIBAN NO PODER? LÓGICO FORAM OS E.U.A.QUEM APOIAVA
A DITADURA DE SUARTO NA INDONESIA, CERTO OS E.U.A.QUEM APOIA AS DITADURAS NA AMERICA LATINA BOA OS E.U.A.QUEM PÔS SADAN NA PRESIDENCIA NO IRAQUE. OS E.U.A.ENTÃO QUEM SÃO OS TERRORISTAS? QUEM FAZ GUERRAS POR TODO MUNDO PARA ROUBAR AS RIQUESAS DE VARIOS PAISES E PÔE AS SUAS POPULACÕENS A MORRER DE FOME?
SERÁ QUE O SENHOR BIN LADEN E O SENHOR SADAN SÃO TERRORISTAS???????????

Agradeça então aos EUA por actualmente não estar a falar alemão!
Isto não é só quando nos dá jeito.
Os EUA têm por acaso culpa da tirania desses loucos? Têm? Mesmo que os EUA os tenham colocado no poder, eles podiam ser pessoas normais, não? Tipo não matarem assim às centenas de pessoas, não torturarem e não deixarem as pessoas morrer de fome, enquanto eles enchem os bolsos.
Ou a loucura individual também é culpa dos EUA? E quem são os EUA? A população toda?
Quem ajudou a Europa a reconstruir-se no pós 2ª Guerra Mundial? Quem nos ajudou a vencer Hitler? Não esperem, Hitler foi culpa dos EUA, assim como tudo o que de mau acontece no mundo, catástrofes naturais incluídas, claro...
São os primeiros a ajudar em caso de acidentes naturais, seja por interesse ou não, eles ajudam as PESSOAS, a população.
E ainda há gente que desresponsabiliza estes tiranos, assassinos, esses Saddams e Bin Ladens deste mundo... Tss, tss. Vamos muito mal. Por isso é que estamos como estamos... O mundo nas mãos de um punhado de terroristas, que ganharam força com a opinião pública.

Enviar um comentário