« Home | Tema para debate 9 Março » | Tema para debate 7 Março » | Tema para debate 6 Março » | Tema para debate 5 Março » | Tema para debate 2 Março » | Tema para debate 1 Março » | Tema para debate 28 Fevereiro » | Tema para debate 27 Fevereiro » | Tema para debate 26 Fevereiro » | Tema para debate 23 Fevereiro » 

sexta-feira, março 09, 2007 

Tema para debate 9 Março

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

O Governo aprovou ontem as novas regras da Segurança Social. Entre outras medidas, foi antecipado o factor de sustentabilidade e introduzidos benefícios para quem decidir prolongar
a sua vida activa.

Concorda com estas mudanças? Admite continuar a trabalhar quando atingir a idade da reforma?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Etiquetas:

Sabia que ontem se comemorou um dia que lhe diz respeito? Para além do Dia Internacional da Mulher, a 8 de Março comemora-se igualmente o Dia Mundial do Rim.

Diz-lhe respeito, porque é dever de todos nós manter saudáveis os nossos rins. Como?
- Adoptando ou mantendo hábitos alimentares saudáveis como dieta rica em vegetais, frutas e fibras, sem excesso de proteínas animais (carnes, ovos, leite e derivados), sem excesso de sal, evitar o excesso de gorduras saturadas como as gorduras animais, alimentos fritos, e o excesso de doces e massas.
- Mantendo uma hidratação oral adequada, ingerindo cerca de dois litros de líquidos por dia, evitando o excesso de bebidas alcoólicas.
- Não fumar.
- Praticar exercício físico regularmente, principalmente os exercícios aeróbios (caminhadas, corrida leve, natação, hidroginástica).
- Se estiver acima do peso emagrecer com orientação dietética e exercícios físicos.
- Fazer um controlo rigoroso do colesterol, triglicéridos, glicemia, acido úrico e manter níveis da pressão arterial dentro da normalidade.

Somos duas mães de crianças que nasceram com insuficiência renal e sentimos que a melhor forma de assinalar este dia seria promovendo um esforço de aproximação da comunidade que, de alguma forma, lida com as Crianças e Jovens com doenças renais.

Nesse sentido, criámos um blog, que pode visitar em http://CRIANCAeRIM.blogspot.com . Temos como objectivo que este blog cresça e, para tal, contamos com a sua participação!

Faça-nos uma visita e deixe o seu comentário.

Marta Campos e Vanda Ferreira

--
Visite http://CRIANCAeRIM.blogspot.com

Pois é verdade, não temos outro remédio não é!!!? temos que nos conformar, porque com o dinheirito que se ganha a trabalhar, não dá para juntar a pensar no futuro,e no «futuro» reformazitas também não me parece que vá haver, portanto resta-nos trabalhar até nos faltar o ar, ou até termos uma embolia cerebral, o país está em crise há que aproveitar, todos os recursos existentes, e os sr:es governantes não têm culpa, que o povo continúe a tomar opções, que põem em causa o futuro da segurança social, como decidir não ter filhos e, aprovar a liberalização do aborto ou despenalização ou...? quê?, olhe não sei!!!, uma salva de palmas sr:es «governantes».
João Bamond,Queluz

Não vamos ser hipócritas. Agora vive-se mais tempo, por isso é natural que também se prolongue o tempo de trabalho.
Todavia, quem priveligiar o descanso em detrimento do trabalho mais um pouco, pode faz~e-lo, mas todos sabemos que, mesmo depois de reformados, voluntáriamente, milhares e milharees trabalham nuns "ganchos" e nem todos precisam! Esta é a verdade nua e crua.
Além do mais, trabalhar dá saúde e dignifica!
Silvino Figueiredo
Gondomar

Se é até morrer quero não ser enganado e administrar o meu dinheiro: a contribuição devia ser facultativa e os beneficios recebidos em função real do descontado. Financeiramente, perspectivo vir a ser prejudicado pelo Estado logo não lhes agrada o que digo pois teriam que se tornar credíveis, justos e eficientes.
--Jorge Costa, Lisboa.

Essas regras serão aplicadas também aos governantes e economistas que há mais de 30 anos nos dizem qual é o caminho certo e nunca acertam ? O certo é que falhanço após falhanço, logo arranjam nova artimanha para tramar aqueles que vivem dos rendimentos do trabalho. Quando arranjaremos coragem para dar uma vassourada nesta gentalha que reclama de nós sacrifícios e para eles prebendas?

Enviar um comentário