Tema para debate 26 Fevereiro
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A DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – pretende que o comércio de rua esteja aberto até às 22h, eliminando-se as actuais restrições.
Concorda com a DECO, que acha que «os comerciantes devem estar abertos quando os consumidores querem comprar»?
Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]
A DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – pretende que o comércio de rua esteja aberto até às 22h, eliminando-se as actuais restrições.
Concorda com a DECO, que acha que «os comerciantes devem estar abertos quando os consumidores querem comprar»?
Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]
Etiquetas: Pergunta Destak
Não concordo que as lojas devam estar abertas até quando os consumidores queiram comprar porque ninguém pensa nas pessoas que teem de estaar a trabalhar até tarde nessas lojas enquanto os consumidores repimpados lá vão passear. E além disso a partir de uma certa hora já há muita criminalidade. Quem quer comprar " fora de horas" vá aos shoppings que geralmente estão abertos até tarde. Carla Catarino - Oeiras
Posted by Anónimo | 26/2/07 9:37 da manhã
Seria sempre bom para todos, pois os comerciantes em mais duas horas e meia ou três horas de trabalho, têm a possibilidade se calhar, de ganhar mais dinheiro nesse periodo, do que no dobro do tempo no horário convencional, por outro lado, o consumidor ficava com um leque maior de escolha até mais tarde, sem a incomodidade de ter que se deslocar ás grandes superficíes, outra vertente que poderia ter interesse também seria a criação de novos postos de trabalho.
João Bamond, Queluz
Posted by Anónimo | 26/2/07 10:36 da manhã
A questão é semelhante a perguntar «se o mar deve ou não entrar pela Costa de Caparica adentro» - porque os fluxos comerciais, numa sociedade moderna, não estão dependentes de "opiniões" mas sim das regras do mercado.
Em todo o lado e em todos os tempos, desde que haja quem queira comprar e quem queira vender, o negócio faz-se - é uma questão de tempo até que eventuais barreiras artificiais sejam vencidas.
Posted by Carlos Medina Ribeiro | 26/2/07 12:41 da tarde
Quem tem uma actividade de venda tem de se adaptar aos Clientes e às suas necesidades. Sob pena de os Clientes procurarem outra opção. Cabe aos comerciantes perceber que vale a pena abrir até mais tarde e que se calhar há horas durante o dia (ou tarde) em que não compensa estar aberto. Basta olhar para o comércio em Espanha...
Posted by Vicente de Oliveira | 26/2/07 2:51 da tarde
Esta medida seria do interesse dos consumidores e dos comerciantes, mas mais importante do que o comércio estar aberto até ás 22:00 seria os serviços publicos estarem abertos em horários mais alargados.
Alargar horários poderia reduzir bastante o desemprego.
Filipe Franco
Posted by Anónimo | 26/2/07 4:41 da tarde
Seria uma excelente medida, a pecar por tardia. Vivemos ou não num país orientado para a liberdade? Não foi também com esse argumento que ganhou o “sim” no referendo?! Ninguém é obrigado a ter a loja aberta noite fora! Ficará aberto quem achar que o negócio o justifica, parece-me. Não vamos confundir questões: uma coisa é a liberdade de poder praticar um horário adequado ao negócio, à clientela, à localização, etc, outra coisa é o respeito pela Lei do Trabalho, a remuneração pelas horas, etc. Se os trabalhadores forem lesados têm o direito e obrigação de apresentar queixa, e o dever de exigir que o Estado fiscalize e aplique justiça... pensem nisso nas próximas Legislativas. Estações dos CTT e muitos outros serviços também deviam ter horários adquados aos utentes que hoje têm que faltar horas para tratar de coisas simples.
--Jorge Costa, Lisboa.
Posted by Anónimo | 6/3/07 1:46 da tarde
A Deco deveria era preocupar-se em ajudar os seus associados a resolverem os problemas e não apenas em sugar o dinheiro e levar séculos a responder a um mísero email.
Quem nos defende da Deco?
Paulo Macedo
Posted by Anónimo | 13/3/07 3:39 da manhã