« Home | Tema para debate 7 Março » | Tema para debate 6 Março » | Tema para debate 5 Março » | Tema para debate 2 Março » | Tema para debate 1 Março » | Tema para debate 28 Fevereiro » | Tema para debate 27 Fevereiro » | Tema para debate 26 Fevereiro » | Tema para debate 23 Fevereiro » | Tema para debate 22 Fevereiro » 

quinta-feira, março 08, 2007 

Tema para debate 9 Março

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

O Mundo celebra hoje o Dia Internacional da Mulher, mas é unânime em concluir que esta continua a ser prejudicada nos mais diversos aspectos e elementares direitos. Conhece algum caso real que se traduza numa situação de manifesta discriminação da mulher?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Etiquetas:

Há uns anos a minha esposa formou-se em Gestão de Empresas e numa entrevista de emprego disseram-lhe que não esperasse resposta pois o banco não contratava mulheres. Mais tarde esse banco foi notícia por essa prática. Nós deixámos de ser clientes desse grupo para sempre. A discriminação alimenta-se da indiferença geral e do egoismo individual. Reajam!
--Jorge Costa, Lisboa.

Hoje em dia a mulher está praticamente no mesmo nível dos homens em vários aspectos, principalmente em relação a mercado de Trabalho. Não conheço nenhum caso de discriminação.

Este comentário foi removido pelo autor.

Este comentário foi removido pelo autor.

Este comentário foi removido pelo autor.

Discriminação para com as mulheres está presente até mesmo no subconsciente das pessoas. Quando a mesma se encontra em um cargo de liderança é subestimada, quando exerce algum cargo que tenha que tomar medidas decisórias, suas convicções são especuladas.
No futebol, a torcida critica a capacidade das árbitras mulheres de julgarem correto ou não o lance: "futebol não é coisa de mulher".
Este é o exemplo mais simples que encontrei para enaltecer este fato lamentável que muitas vezes passa desapercebido.

As sociedades em geral, estão cada vez mais competitivas e, as fraquesas são rápidamente absorvidas e, eliminadas pelo sistema imunológico da sociedade, como se de um corpo estranho se tratem, sejam elas de que natureza fôr. Sendo a mulher considerada infelizmente por muitos, como um ente fraco dentro da sociedade, é consequentemente eliminada, de um leque rico em outras opções.
João Bamond, Queluz

Enviar um comentário