« Home | Tema para debate 13 Novembro » | FOTOlog actualizado » | Passatempo "Missão Impossível" » | Tema para debate 10 Novembro » | Passatempo "Carros" » | Passatempo "Herbie Hancock" » | Tema para debate 9 Novembro » | Passatempo "A Flauta Mágica" » | Passatempo "Rat Pack" » | Tema para debate 8 Novembro » 

terça-feira, novembro 14, 2006 

Tema para debate 14 Novembro

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

No balanço de dois meses de existência da Linha SOS Professor, Lisboa e Porto são das cidades de onde chegam mais queixas de docentes agredidos.
Quem deveria ser responsabilizado: o sistema educativo ou os encarregados de educação?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Etiquetas:

Uma boa parte da responsabilidade cabe aos encarregados de educação,visto que a educação de hoje vai de mal a pior,os miudos de hoje não respeitam os pais quanto mais os professores.Educação mais rigida tanto em casa como nas escolas!
Luciana Marques/Feijó

As designações dizem tudo: "Sistema Educativo"; "Encarregados de Educação".
Os Encarregados de Educação fazem parte (mesmo que não queiram) do Sistema Educativo. Todas as partes participantes no Sistema Educativo têm a sua quota parte de responsabilidade.
O que é necessário é cada um ter a hombridade de arcar com as suas responsabilidades e não sacudir a água do capote para o capote do vizinho.

Nuno Ferreira (Estoril)

Dependendo dos casos a culpa pode dividir-se ou não. Mas na minha opinião, a mior parte dos abusos cometidos pelos alunos é culpa de uma má educação dos seus encarregados. São os valores incutidos nas crianças desde tenra idade que vão definir os seus comportamentos mais tarde. Também nas escolas deve prevalecer uma educação dos comportamentos, se os professores não impõem respeito não esperem ser respeitados.
Carolina Lopes (Leiria)

Caro Nuno,

É claro que os pais fazem parte do Sistema Educativo, no entanto acho que cabe aos pais a parte mais importante da educação dos filhos: a transmissão de valores para a convivência em sociedade. É a partir de casa que as crianças levam o seu exemplo.

Claro que não podemos esperar que uma criança que seja criada "sem rei nem roque", sem que os pais se preocupem com ela nem que alguém lhe imponha regras, respeite o próximo. Cabe, nesses casos, aos educadores escolares tentar transmitir o exemplo e as regras que não têm em casa.

Há professores que, por um qualquer motivo (até por vezes de personalidade) não o conseguem fazer, por vezes nem com alunos bem educados (como eu já tive o desprazer de vivenciar ao longo da minha vida educativa). Acho, portanto, que os professores deviam ter uma espécie de formação para lidar com os alunos, não só os mal-educados, sem regras, etc., mas com os alunos em geral.

Andreia de Almeida - Corroios

Como pai que sou. Digo sem qualquer complexo, que a principal responsabilidade é dos pais. É em casa, no seio familiar, que deve ser dada a educação às crianças. Educação: Leia-se, valores, referências, certo e errado. É em casa que deve ser feito! Aos professores, incumbe a tarefa de transmitir conhecimentos...não de educar!
Se os alunos são agressivos, malcriados, indisciplinados...! A principal responsabilidade é dos pais. Agora, dentro das escolas! Cabe aos responsáveis dessas mesmas escolas, contactar as autoridades competentes, quando as situações descambam para a violêcia.
Mário Margaride V.N. de Gaia

Como é óbvio, a (boa) educação começa em casa. E se os pais não são bem educados...
Até porque até à idade escolar a educação cabe apenas e só aos pais. Se as crianças não são educadas como devem ser até à idade escolar, pelos pais, não são depois os professores que os vão conseguir mudar. Parece-me mais que lógico.
Ainda assim ouve-se com cada uma... Se os pais nem sequer conseguem educar 1 ou 2 crianças em casa, têm de ser os professores com 20 criancinhas na sala de aula a dar educação a cada um deles ao mesmo tempo? Sem nem sequer poderem levantar a mão (ou a voz) aos meninos sem que lhe caia o carmo e a trindade em cima? Por amor de Deus.

Andreia, a questão inicial era quem deveria ser responsabilizado, se o sistema educativo se os encarregados de educação.

A minha resposta foi uma crítica à questão, já que procuram-se responsabilidades sem se entender o que é o sistema educativo.

Mais de que responsabilidade, os pais têm a obrigação de educar os filhos. Mas, por outro lado, o Estado (parte integrante do sistema educativo) tem a obrigação de criar leis, de fiscalizar o seu cumprimento, de as fazer cumprir, de sancionar o seu incumprimento, e de impor medidas de contingência para garantir que as crianças não sejam prejudicadas por incapacidade dos pais na sua educação.

Ninguém é contra que os pais percam a custódia dos seus próprios filhos quando estas são sujeitas a abusos físicos.
E quando se trata de abusos psicológicos? E até que ponto o não cumprimento das obrigações parentais na educação dos filhos não se enquadra nestes casos?

Não deveria um Estado de Direito zelar, legislando, para que estes pais fossem punidos pelo incumprimentos dos seus deveres familiares para com menores de idade, e que essas crianças tivessem garantida a educação a que têm direito no caso de omissão dos progenitores?

A responsabilidade é de todos, no entanto o Estado sacode a água do seu capote para o capote dos pais, e os pais demitem-se das suas obrigações sacudindo a água para o capote do Estado.

Nuno Ferreira (Estoril)

Enviar um comentário