« Home | Tema para debate 16 Outubro » | Passatempo "Ruca" » | Passatempo "Maria Dulce" » | Tema para debate 13 Outubro » | Passatempo "Peter Pan" » | Passatempo "Novo Mundo" » | Tema para debate 12 Outubro » | Tema para debate 11 Outubro » | FOTOlog actualizado » | Passatempo "End Game - Crime Perfeito" » 

segunda-feira, outubro 16, 2006 

Tema para debate 17 Outubro

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

Cada português consome 313 quilos de frutas e vegetais por ano, mais do que a média europeia, 235 quilos. Os portugueses também são os europeus que consomem menos gordura.
Acha que nos alimentamos bem?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Etiquetas:

PORTO, 2006.10.17

ALIMNETAR BEM...

Eu acho que nós nunca ligámos mesmo nada a isso de nos alimentar-nos bem ou mal.Além disso não sabemos como é que isso se faz, daí esse disparate no consumo de fruta. Acho que nos alimentamos muito mal.

JS

Se comemos mais verduras e fruta e menos gorduras, só podemos congratular-nos. É a "célebre" dieta mediterrânica a que, mais recentemente, se tem dado mais valor. É uma pena que os jovens prefiram, na sua maioria, a "comida de plástico". Por outro lado, manter os nossos velhos hábitos saudáveis não é fácil, porque os preços da fruta e dos vegetais estão a ficar proibitivos.
Maria E. (Porto)

É certo que Portugal, tem de evoluir em muitas coisas. Melhores ordenados, melhor qualidade de vida, blá,blá,blá... Mas nem tudo, são espinhos neste nosso país à beira-mar plantado.Um aspecto do qual nos devemos orgulhar, é da nossa alimentação rica e variada. Temos uma grande variedade de enchidos suculentos, tais como:Morcela de arroz, Allheira de Mirandela, Chouriço de Arganil, Moira de Lamego, entre muitos outros. Também nos podemos deleitar com os cozidos à Portuguesa,as gordurosas feijoadas acompanhadas dos mais frescos vegetais e carnes, a sopa da pedra, as tripas à moda do Porto,etc,etc.
Realmente a nossa alimentação é muito condimentada, pois faz-se acompanhar dos mais variados picantes e especiarias. A Doçaria também não fica atrás dos salgados. Qualquer turista de bom gosto, fica completamente rendido à bela da Sericaia acompanhada de compota de ameixa, ao pesado Pão de Rala, às lampreias de ovos, aos folares, às filhoses e rabanadas, etc, etc.
Mas não é só de comida que o homem vive. Também nos podemos orgulhar das melhores colheitas de vinho. Talvez aí estejamos nos primeiros lugares do Mundo. Desde os famosos vinhos do Porto, ao vinhos alentejanos, passando pela Estremadura. Das melhores castas, fazem as delicias dos seus apreciadores. Mas nem tudo são rosas, porque a par desta tão deliciosa alimentação, aparecem em taxas elevadas, personagens tais como: o Colosterol, a Glicose, os Diabetes, a Obesidade, etc. Resistir a uma alimentação tão rica e variada como a nossa, pode parecer um esforço sub-humano, mas se quisermos é possivel. Basta organização e boa vontade. Boa Apetite...

Penso que não é disso que se pretende comentar ó Samuel. Mas lá que tens bom gosto não há dúvida. E taco...
tens?

MB/ALMADA

a ser verdade, é lógico que nos alimentamos bem,mas em compensação, o nível de vida não é dos mais famosos...
tivéssemos esta alimentação aliada a um nível de vida como p.ex. na Alemanha, Inglaterra,etc. e aí sim , poderíamos ter uma esperança de vida até aos 90!

Resposta à pergunta:
Alguns portugueses sim.

PS- Parem de dizer «os» diabetes! É «a» diabetes!

Enviar um comentário