« Home | Passatempo "Estoril Open - Dia 03" » | Tema para debate 3 Maio » | Tema para debate 2 Maio » | Passatempo "Fadomorse" » | Passatempo "A Gargalhada de Yorick" » | Tema para debate 28 Abril » | Passatempo "Volta ao mundo em 80 musicas Reggae" » | Passatempo "Mafalda Arnauth" » | Tema para debate 27 Abril » | Tema para debate 26 Abril » 

quarta-feira, maio 03, 2006 

Tema para debate 4 Maio

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

A maioria dos portugueses residentes no continente não se interessa pelo país, declara-se infeliz e é pessimista quanto ao futuro, segundo um estudo divulgado ontem. Concorda? O que fará os portugueses serem assim?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do Destak [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Concordo, além de ser-mos um povo calmo, somos pacificos demais e não nos revoltamos com o que neste momento está acontecer no nosso país, com as leis do governo escolhido pela maioria dos portugueses. E que não tem sido as melhores visto que por exemplo o desemprego está a aumentar cada vez mais ao contrário do que dizem as sondagens e informações dadas também pelos Centros de Emprego.
É necessário ir pra rua e protestar e, não ficar à espera em cas ao computador, ou a ver televisão ou a jogar consolas e afins.

Empurraram-nos como carneiros para a Europa, prometendo-nos a felicidade já ao fundo do túnel.
Diziam que as nossas empresas iam competir num mercado muito maior e totalmentte aberto.
Agora, nem no nosso próprio país conseguirmos competir… e lá se foi a agricultura, lá se foi a indústria e o resto vai a caminho.
O direito internacional está em vias de extinção com uma grande superpotência a ditar a lei, que ainda por cima é injusta.
Os tempos não são de alegria, mas como alguém dizia: quando se resiste, podemos ou não conseguir alguma coisa, quando se desiste, nada se consegue.

Uma das frases célebres da Dona Amália Rodrigues era: " Eu não vivi a Vida, a Vida é que me viveu".
Este parece ser o sentimento que a maior parte de nós portugueses partilhamos.A nossa vida sempre stressada,de casa para o trabalho e do trabalho para casa, pouco tempo nos deixa para fazer as coisas de que gostamos e para estar com as pessoas que amamos. Os baixos ordenados,em contrapartida com os aumentos estapafúrdios dos bens de consumo, aumenta ainda a insegurança e medo do futuro. Nesse aspecto deveriamos nos tentar igualar ao povo brasileiro, que mesmo com dificuldades, nunca deixa de sorrir e sambar.Talvez fossemos mais felizes.

Não iria tão longe ao referir o desinteresse pelo país.
Defendo melhor a ideia generalizada de que a "Ciência Política" da maior parte dos governantes - sejam eles de que partido forem - provocam desgaste e irritação pelas soluções que (não) encontram para resolver os problemas das pessoas.

Mais grave ainda, é o facto de se assistir a uma apatia confrangedora da população.

Nem Salazar enfrentou tão pouca resistência.

Bom dia.

(Eduardo Domingos - Seixal)

É claro que estão interessados e procupados com a crise que arrasta o país para uma situação catastrófica.Quando uma pessoa que trabalhou anos, vê no horizonte uma velhice ainda mais desgastante e triste tem de se ser pessimista.Quando um jovem licenciado se depara no desemprego, depois de anos de estudos, tem de se ser pessimista.Quando se pensa que se tem que trabalhar horas e horas, para dar o minímo aos filhos, sem poder disfrutar do seu crescimento e desenvolvimento, tem de se ser pessimista.
Sai governo e entra governo e a situação só piora. Quando vamos a votos pensamos sempre que o nosso candidato é o melhor.Mas são todos a mesma coisa.
Alguém disse que nos empurraram como carneiros para a Europa.Concordo.Mas pior foi a adesão ao Euro.Desastre.O que fazer?Protestar? Quem dá ouvido ao Zé Povinho.

Também eu estou desiludido e se fosse bruxo, há mais de 20 anos que já cá não morava...
Mas que se desenganem aqueles que afirmam que o problema é deste governo!
O problema é que NENHUM governo pós-25 de Abril'74, governou a pensar na melhoria de condições do Povo Português. Todos os sectores vitais encontram-se completamente degradados e sem condições de valerem a quem deles necessita: Saúde, Habitação, Educação, Segurança, Economia e Emprego, principalmente.
A nenhum político tem preocupado se o Povo está bem ou mal. Eles apenas se interessam em "falar" com o Povo pela altura das Campanhas Legislativas e/ou autárquicas. Mas não dizem nada de nada. E o que dizem são mentiras atrás de mentiras que já não pegam a quem não usa palas nos olhos e encontra-se enfeudado a um dos partidos com assento na AR.
Portugal bateu no fundo. E não vai ser com esta geração de políticos da treta que vamos melhorar a nossa situação.

esta sondagem não me surpreende. passados 32 anos de um promessa completamente adiada urge fazer um balanço aquilo que temos ... e é mau! a fuga ao fisco vinga e o contribuinte paga a crise porque não pode fugir aos impostos, porque é condutor, porque é fumador e agora até por ter menos de 2 filhos! as pensões de reforma são adiadas sine die enquanto que os que atacam os lugares politicos estão num patamar acima que não lhe permite ver o que não se pode cobrir mais que é a total miséria de um povo assombrada pelo xico-espertismo e consequentemente pela injustiça (veja-se os fundos comunitários por exemplo para a agricultura - quem fiscalizou ? - quantos imoveis e jipes comprados com o dinheiro que se nos destinava?). tudo isto começou mal quando Afonso Henriques bateu na mãe! estivesse ele quietinho e estariamos bem longe!!

Eu sou um desses Portugueses que continuo a não acreditar na viragem económica do país, aliás muito menos em crescimento de 1.1% em 2006. Os Portugueses continuam a ser alvos de uma carga fiscal enorme, e quando isso acontece a economia mais cedo ou mais tarde vai-se resentir no mau sentido. Com o desemprego a níveis elevados, com multinacionais a continuarem a reduzir os quadros de pessoal, com taxas de juro em iminência de subida, com combustiveis a bater recordes, não poderiamos estar á espera de uma estatistica " Blue Sky ". Ainda por cima á poucos dias fomos confrontados com atitudes menos próprias de deputados que não cumpriram o seu dever em vesperas de um fim-de-semana prolongado, quando são esses srs. os próprios a dizer que o que falta ao nosso país é produtividade, eu pergunto, que exemplo dão voçês para que essa produtividade seja melhorada ?

Very nice site!
» »

Enviar um comentário