« Home | Passatempo "Fadomorse" » | Passatempo "A Gargalhada de Yorick" » | Tema para debate 28 Abril » | Passatempo "Volta ao mundo em 80 musicas Reggae" » | Passatempo "Mafalda Arnauth" » | Tema para debate 27 Abril » | Tema para debate 26 Abril » | Passatempo "Medo de Morte" » | Tema para debate 24 Abril » | Passatempo "7 etapas da Maternidade" » 

segunda-feira, maio 01, 2006 

Tema para debate 2 Maio

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

Os alunos portugueses que mais faltam às aulas, segundo um estudo que irá ser divulgado quarta-feira, são adolescentes e maioritariamente rapazes do terceiro ciclo. A que se deve este absentismo dos rapazes? Como poderá ser combatido?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do Destak [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Muitos adolescentes, na maioria do sexo masculino acham a escola uma seca e uma coisa para meninas. "Estudar par quê? Nada disso. Eu quero é borga e andar em salões de jogos." Esse é o pensamento de muitos,e isso também talvez aconteça porque muitos professores não adoptam a melhor maneira de ensinar. Pensam que a melhor maneira de ensinar é despejar toda a matéria,e os alunos que tirem apontamentos. Mas de facto muitos alunos não vão lá assim dessa maneira. Existem variadas maneiras de prender a atenção dos adolescentes e crianças, como por exemplo com jogos didácticos, visitas de estudo, slides, idas a teatros, museus, galerias, etc. Talvez deixem de haver tantos alunos desistentes e as salas de aula fiquem cheias do principio ao fim do ano lectivo.

Bom, e mais uma vez a culpa é... dos professores. De alguns até será, mas de todos não.
E os pais? Será que têm a obrigação, logo desde o 1º Ciclo de motivar os SEUS filhos para a escola, para que a vejam como uma coisa necessária e benéfica, para que respeitem a escola e os professores, para lhe incutirem a responsabilidade de estudar. Será que devem, em casa, preocupar-se com os trabalhos de casa e ajudá-los e acompanhá-los? Será que devem levá-los a horas à escola? Será que devem ir às reuniões para saber como anda o seu educando? Pois.
Hoje em dia, os pais simplesmente querem deixar de ter estas responsabilidades. Para eles os professores devem educar os seus filhinhos, além de os ensinarem.
Como é que as crianças vão levar a escola a sério, quando há pais que lhes dizem "que raio de trabalhos de casa são estes?"; "epá, hoje trazes tantos trabalhos de casa, isto é demais"; "aquela tua professora...". Além disso, ainda os vão levar à escola com um atraso considerável, o que diz tudo às crianças sobre como devem encarar as suas responsabilidades.
Há muito a fazer em termos de ensino, mas sejamos racionais. Se o insucesso escolar não for analisado e encarado por pais e professores, não vamos a lado nenhum. Tal como esta guerra subtil que existe entre pais e professores não leva a lado nenhum.

Cool guestbook, interesting information... Keep it UP
user domains wrongful death attorneys newberry

Best regards from NY! » »

Enviar um comentário