« Home | Tema para debate 24 Maio » | Passatempo "Super Bock Super Rock" » | Tema para debate 23 Maio » | Tema para debate 22 Maio » | Tema para debate 19 Maio » | Passatempo "Feira Mística" » | Tema para debate 18 Maio » | Passatempo "Socorrismo" » | Tema para debate 17 Maio » | Tema para debate 16 Maio » 

quarta-feira, maio 24, 2006 

Tema para debate 25 Maio

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou ontem que Portugal vai responder afirmativamente ao pedido urgente de auxílio para envio de forças de segurança para Timor-Leste. Concorda com forças de segurança portuguesas no país, porquê?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do Destak [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Acho perfeitamente correcto que Portugal ajude Timor-Leste, uma vez que são dois países que se podem considerar países amigos.
Além disso, se Timor vive a situação dificil que sabemos, isso pode dever-se, em parte, à colonialização Lusitana.
Só tenho dúvidas que Portugal esteja assim tão bem fornecido de forças militares, que possa dar uma ajuda significativa a Timor.
Mas, embora numa atitude que infelizmente não é muito normal no país em que vivemos, vou confiar nas capacidades dos nossos governantes, e acreditar que eles sabem o que estão a fazer, sendo pessoas responsáveis como ainda acredito que são.
Se pudermos ajudar Timor-Leste, acho que, naturalmente, devemos fazê-lo.

Sim concordo com o facto de nós os portugueses ajudarmos Timor-Leste. Acima de tudo porque é um povo muito pacífico e um pouco indefeso. Daí ser importante toda e qualquer ajuda que se possa prestar. Mas não devemos fazer isso só nos momentos críticos, e depois deixar ao deus de ará. Era muito interessante que cada vez mais ambas as culturas se entranhassem uma na outra, para assim se tornarem como que num só povo. Não deveriam de existir tantas fronteiras entre países diferentes.

Acho que Portugal não apoiou como deve ser este país, que se considera amigo e que ajudou a construir de forma muito significativa. A cisma de um mandato da ONU por parte do nosso governo quando há um pedido formal por parte do governo de Timor, mostra que o tipo de governantes que temos, e que nem ajudar um país amigo conseguem, quanto mais nos governar. Basta ver a situação nos últimos dias que piorou e o governo continua à espera da ONU, que como sabemos só vai emitir uma resolução em 2010, quando metade da população tiver fugido e a outra morta. Que nome se dá a isso? Imbecilidade ou estupidez? Será que os nossos governantes, de tão "intelectuais" que são, relacionam a situação com o Iraque? Portugal, um país governado por ........... (preencha o espaço em branco).

Em tempo de crise no nosso país é descabido enviar forças de segurança para Timor-Leste porque isso são despesas extras que Portugal terá de suportar. Valerá a pena esse esforço financeiro? Só concordo se for para salvaguardar interesses económicos para Portugal- de contrário o Governo português deveria deixar essa tarefa para as forças das Nações Unidas(ONU).

Concordo com a ajuda mutua entre os povos, mas dizer que é um povo muito pacífico e um pouco indefeso e dispendermos de €uros quando precisamos deles urgentemente para não entrarmos em colapso é de loucos. Vocês tiravam pão da boca dos vossos filhos para dar aos dos outros?? Por a carroça à frente dos bois é mau, mas por os bois dentro da carroça para nós empurrar é demais!
Chega de gozar com a nossa cara, deixem de enganar o povo!!!

Que os pariu!!!!
Se dessem aos nossoa velhos, doentes, e reformas....
Cada polícia que vai para lá, dava uma reforma um ano.
Mas assim, dá sainete.E cagança.
Não foram eles que escolheram?
Porque não os ensinam a pescar, em vez de lhes darem os peixes?
É que eles só esperam os peixes...trabalhar é prós outros

Enviar um comentário