« Home | Tema para debate 6 Abril » | Passatempo "The Sisters of Mercy" » | Tema para debate 5 Abril » | Passatempo "À Beira do Abismo" » | Passatempo "Sacos Pink" » | Tema para debate 4 Abril » | Tema para debate 3 Abril » | Passatempo "t-shirts Pink" » | Passatempo "The Legendary Tiger Man" » | Passatempo "Pink" » 

quinta-feira, abril 06, 2006 

Tema para debate 7 Abril

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar o seguinte assunto nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

Quase dois terços dos portugueses nunca utilizaram a Internet, segundo um estudo da União Europeia. Será que este é um indício de que Portugal está atrasado a nível tecnológico? A que se deve esta situação? O Plano Tecnológico do Governo pode ser a solução?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do Destak [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade].

Não me parece que a população evolua com os "planos tecnológicos" do Governo! O que acontece é que Portugal tem uma taxa muito elevada de envelhecimento, e por esse motivo, em relação ao uso da internet, o crescente uso não se verifique! Outra das hipóteses, é que a maioria da população é de classe média-baixa, ou mesmo baixa, que infelizmente não se podem dar a esses "luxos"!A vida é mesmo assim!

Acho que com a ligação da maioria das escolas em rede, conseguiremos recuperar, em alguns anos, o atraso que ainda existe a este nível.
Não sei se na maioria dos outros países da UE (com 3 ou 4 excepções)a percentagem de pessoas que usa regularmente a internet será assim tão alta...

Não é com propaganda que se resolvem os problemas.
Os principais problemas para não se aceder à internet são:
1º Fraco poder de compra dos portugueses;
2ª Preço de utilização;
3º Falta de tempo para utilização.
Conclusão:
Em vez de tanta propaganda devem é criar condições para que as causas sejam resolvidas.
E… nisso eu não acredito!!!!!

O facto de muitos Portugues não acederem à Net, não é por si só reflexo de analfabetização ou burrice.Decerto que muita gente ainda não tem possibilidades financeiras para arcar com as despesas dos tarifários de consumo de Net.Muitas crianças nem sequer sabem o que é um computador,quanto mais internet.O Governo devia tomar atitudes em relação a isso,e começar a implantar com força internet em todas as escolas,bares,e sitios de recreação,com preços reduzidos.

O centro dos problemas da nossa nação é quase sempre o mesmo,não temos dinheiro que chegue para tudo.Não podemos ser um pais desenvolvido como os outros vizinhos europeus se o nosso ordenado minimo é menos de metade da maior parte dos paises.Se não temos como evoluir então não conseguimos evoluir,ideias para melhorar a nossa situação?Talvez um dia alguém as tenha,mas até lá o Zé Povinho que se aguente...

Estamos em Portugal e basta!A política do nossso governo baseia-se no falar e nunca agir.mudam-se os Presidentes, Ministros,mudam-se os partidos políticos e o país mantem-se na mesma.Assim nunca poderemos competir com os outros países da União Europeia.Portugal encontra-se atrasado em relação aos outros paises industrializados em diversos sectores(saúde,serviços públicos, transportes, economia...).Sendo portugal um dos países da União Europeia com um dos salário mínimos mais baixos e com uma das taxas de desemprego mais altas como é que o nosso Governo pretende evoluir o país a nível das novas tecnologias e implantar um Plano Tecnológico, sem antes efectuar mudanças?!São vários os factores que fazem com que portugal esteja tão atrasado a nível das novas tecnologias: em primeiro lugar temos uma grande percentagem de população envelhecida que ainda vive no interior do país, não tendo essa população sequer acesso a transportes públicos quanto mais ter acesso a novas tecnologias;por outro lado a maioria da população não tem condições financeiras para comprar um computador quanto mais para aderir à internet com os seus preços exorbitantes;os poucos que possuem internet,pertencendo a maior percentagem de utilização a uma faixa etária entre os 15-35 anos, acabam por pagar peços altos por um serviço de má qualidade.Assim não vamos lá!E o que é que o nosso governo faz tendo conhecimento disto tudo?Primeiro quer implantar a compra dos selos dos carros exlusivamente pela internet!Então podem ter a certeza que se assim for muitos condutores vão começar a trocar o tão "querido carro" pela bicicleta ou então vai faltar papel para passar tantas multas.Depois surgiu a da entrega do IRS também pela internet que acaba por não beneficiar a maior parte dos possuidores de internet tamanha é a burocracia do nosso país.Acho que o país tem que se preocupar em melhorar primeiro sectores importantes como a saúde e a economia para depois pensar em evoluir a outros níveis.

Muitos factores - alguns deles já aqui mencionados por outros comentaristas - levam a que pouca gente faça uso da Internet em Portugal.
Computadores ainda a preços não compatíveis com a maioria dos salários da classe média/baixa; software a preços exorbitantes (S.O.'s, Office's & Cª.) embora felizmente já existam softwares livres tipo Office; ligações Net fracas e sem qualidade e com preços altos e todo um conjunto de circunstâncias que levam a que o choque tecnológico porposto por este governo não atinja as perspectivas anunciadas.
A não ser que baixem os preços das máquinas/componentes, ligações, software, etc.. Mesmo assim e dada a sobrecarga que se verifica no orçamento familiar com a subida dos preços de produtos de primeira necessidade, faz com que exista retracção na aquisição de equipamentos informáticos e respectivas comunicações.
Por outro lado, penso que o envelhecimento das pessoas não seja um factor negativo. Tenho 60 anos, trabalho com a informática desde o tempo dos cartões perfurados quando apenas as grandes empresas podiam dar-se ao luxo de possuirem mainframes a ocuparem um salão exclusivo para a sua instalação, acompanhei a evolução até aos dias de hoje e desde sempre assemblei as minhas máquinas de acordo com as minhas necessidades - o que torna o produto final mais de acordo com as necessidades dos utilizadores e as suas posses.
Certo que frequentei vários cursos de informática extra-curriculares, a expensas próprias e porque a informática foi sempre uma área que me atraiu bastante desde sempre. E nem todos poderão ter a mesma apetência ou disponibilidade para isso. Mas no cômputo geral, o cidadão médio, com a compra de casa própria, viatura e custo de vida, pouco sobra para se aventurar nesta área.
Não é apenas dar os ovos às pessoas para fazerem omeletes. É necessário a frigideira, o tempero, a gordura, o fogão...

NAO VENHAM COM A HISTORIA DE PORTUGAL ESTAR VELHO. ISSO É DAMAGOGIA. DIGAM ANTES QUE A NET EM PORTUGAL É MUITO LENTA E É SÓ E SIMPLESMENTE A MAIS CARA DA EUROPA OU TALVES DO MUNDO. SE É PARA BEM DA HUMANIDADE EU SUGERIA QUE ACIMA DE TUDO O iva AVEIA DE SER AVOLIDO NAO ACHAM? E NAO SÓ AS OPERADORAS NAO VENDEREM GATO POR LEBRE COMO POR EXEMPLO A BANDA LARGA COM A VELOCIDADE DE 2MBS. QUANDO NAO DA + QUE 712.










'

Enviar um comentário