« Home | Passatempo "The Sisters of Mercy" » | Tema para debate 5 Abril » | Passatempo "À Beira do Abismo" » | Passatempo "Sacos Pink" » | Tema para debate 4 Abril » | Tema para debate 3 Abril » | Passatempo "t-shirts Pink" » | Passatempo "The Legendary Tiger Man" » | Passatempo "Pink" » | Passatempo "Gil Semedo" » 

quarta-feira, abril 05, 2006 

Tema para debate 6 Abril

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar o seguinte assunto nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

O consumo de electricidade em Portugal subiu 3,8% em Março, face a igual mês de 2005. Já a produção de energias renováveis aumentou 54%. Tem consumido mais energia? A que se deve este aumento tanto de electricidade como de energias renováveis?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do Destak [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade].

Talvez por haver tantas pessoas desempregadas! Se passam o tempo em casa, tem de haver maior consumo de energia! O facto de recorrerem mais á máquina de secar, devido ao mau tempo, aumenta o consumo de eléctricidade! O facto de muitas pessoas usarem o fogão a electricidade,também causa maior consumo... A vida está muito cara!

Para haver crescimento económico real e sustentado é necessário racionalizar o consumo de energia. Ou seja, conseguir produzir mais consumindo menos energia. Embora possa parecer difícil à primeira vista, isto foi conseguido na quase totalidade dos países da Europa. Para isto é necessário uma política energética que incentive as “boas práticas” e uma verdadeira concorrência.
Para além disto, apostar em fortes campanhas para a população no sentido de “lembrar” às pessoas para os pequenos gestos (como desligar a luz quando saímos de uma divisão) que permitem poupar muito.

Tiago Viana - Carcavelos

Custa-me acreditar que com o crescente aumento do custo de vida dos portugueses, também o consumo de energia tenha aumentado!Tinha lógica sim ter baixado.No meu caso poupo e muito a electricidade em casa, porque a factura no final do mês é alta.
Já as energias renováveis, como aquecimento central nas habitações, e colectores CPC ao sol(placas nos telhados),as unicas em que o cosumidor final pode intervir directamente na poupança de energia são caríssimos e nada acessiveis aos bolsos de todos portugueses. Se houve aumento de ambas as coisas não culpem os consumidores, por favor.

best regards, nice info » »

Enviar um comentário