« Home | Passatempo "Hafla Árabe" » | Passatempo "Broa de Mel" » | Passatempo "Fingertips - 4º Dia" » | Passatempo "Fingertips - 3ºDia" » | Tema para debate 23 Março » | Tema para debate 22 Março » | Passatempo "Fingertips - 2ºDia" » | árvore e água » | Tema para debate 21 Março » | Passatempo "Fingertips - 1ºDia" » 

quinta-feira, março 23, 2006 

Tema para debate 24 Março

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar o seguinte assunto nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

O Governo vai eliminar a obrigatoriedade de renovação anual das matrículas escolares na mesma escola, numa medida integrada num plano contra a burocracia. De que forma a iniciativa poderá facilitar a vida de estudantes e pais? Concorda com as últimas iniciativas do Governo, contra a burocracia?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do Destak [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade].

A nivel de tempo, muitas das vezes a matricula não ficava pronta num dia por falta de dados e obrigava os pais a faltar + 1 dia de trabalho. Em relação as medidas tomadas pelo Governo, preferia que começa-se nas filas de espera para marcações de consulta nos centros de saude e hospitais bem como o tempo q se espera por uma operação. A ver vamos.

Na minha opinião acho que esta proposta do governo é manter (neste caso obrigar) os alunos a ficarem num determinado estabelecimento de ensino até acabarem determinado curso. Logo, não haverá oportunidade de os alunos poderem mudar de estabelecimento de ensino porque aquela matricula já está feita para x anos. Logo, creio que o goverbno so fez isto pa poder ganhar mais um dinheirinho durante uns anos. É assim que isto funciona, não se pode fazer nada.

Esta é uma das medidas bem pensadas, e vai de certeza facilitar pais e alunos.Já não se justifica que os pais dos alunos ou alunos que vão frequentar uma escola por 4 ou cinco anos, tenham que repetir os mesmos dados,preencher os mesmos papeis, perder um ou dois dias de trabalho para ir para as filas entregar os papeis todos os anos, quando com uma unica ficha inicial, informaticamente preenchida ou não, poderiam conter todas as informações necessárias ao estabelecimento de ensino.
Era realmente uma lufada de ar fresco se o governo conseguisse, por em prática esta medida, não só na renovação de matriculas escolares, como em outros serviços identicos.
Podemos ter a certeza que ficariamos todos a ganhar com isto.
Se pensarmos bem no tempo que não se perdia e na quantidade de papel que não se utilizava, já que estamos a entrar numa altura em que somos tão sensibilizados para a preservação da natureza, e do nosso bem estar.
Era bom, muito bom.

Apesar de,desde que me conheço,achar que Portugal é "o país das burocracias",penso que não nos importaríamos se tivessemos que preencher alguns papéis mais uns tempinhos.Há outros assuntos muito importantes no momento presente cá em Portugal,e deviam ser prioritários.Por exemplo,o desemprego,as fábricas e empresas a ir à falência e a fechar,os pescadores e os agricultores cheios de dificuldades,etc,etc.E a pouco e pouco ir-se-ia tirando também a burocracia.

Concordo um pouco com tudo o que foi dito, mas a verdade é que Portugal tem de actuar em "assuntos" mais importantes como as "longas esperas no Centro de Saúde", as "longas esperas para uma operação"! etc... Acho que há coisas mais prioritárias neste momento, mas também acho que foi um "passo" bem dado, até porque o nosso país é imensamente burocrático e está na altura de acabar com ela a burucracia em Portugal que, por vezes, em nada ajuda, só complica!!

Enviar um comentário