« Home | Tema para debate 19 Abril » | Tema para debate 18 Abril » | Tema para debate 17 Abril » | Tema para debate 16 Abril » | Tema para debate 13 Abril » | Tema para debate 12 Abril » | Tema para debate 11 Abril » | Tema para debate 10 Abril » | Tema para debate 9 Abril » | Tema para debate 5 Abril » 

domingo, abril 22, 2007 

Tema para debate 20 Abril

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

A maioria dos portugueses querem adoptar uma criança até 3 anos, mas apenas 29% dos menores institucionalizados têm essa idade. O que pode ser feito para mudar esta realidade?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Etiquetas:

Só vejo uma forma: melhorar, definitivamente, o sistema completo de adopção, da raiz até ao topo. É que o problema não está só na forma como se recebe crianças nas instituições para poderem ser adoptadas. A burocracia que existe para que alguém possa adoptar uma criança é tanta, que passam-se anos até que um casal que quer adoptar possa, efectivamente, ter a criança. Fala-se que a espera é para ter bem a certeza que é alguém de confiança. Só que, infelizmente, não é por um casal esperar não sei quantos anos que se vai perceber isso. Até o entusiasmo poderá cair, prejudicando casais e crianças. O sistema tem graves deficiências.

Não há nada melhor do que criticar mas, neste caso, concordo porque a burocracia tem vindo a diminuir, mas no caso da adopção não me pareça que isso esteja a acontecer. Por isso é que as crianças são mais velhas...

falsificar a identidade das crianças!! :P

não. isto é um tema sério.
não passa só pela simplificação do processo, mas também pela mudança de mentalidades!
porque raio é que só se querem crianças até aos 3 anos?
é para se ter o prazer de dizer que se criou aquela criança desde que era pequena, ou para ela nunca estar consciente que foi adoptada?

convenhamos, apesar de depois dos 3 anos já não acontecerem coisas importantes (1ª palavra, começar a andar, ...) ainda há bastante trabalho para se fazer, ainda dá para se ser um bom pai!

A adopção em Portugal é um processo difícil e sujeito a excessiva burocracracia e consequente demora. E como o tempo não pára as crianças crescem e muitas vezes esperam anos até serem adoptadas (aquelas que têm essa sorte). Mas o problema não é só esse. A grande maioria daqueles que querem muito ter um filho e não podem (ou desejam adoptar por quaisquer outras razões), só estão interessados em crianças até aos 3 anos (talvez por uma série de preconceitos (não no sentido negativo da palavra) ou porque desejam acompanhar todo o seu desenvolvimento, ect.) e não pensam que crianças mais velhas também sonham ter uma família. Obviamente que o estabelecimento de uma relação vinculativa entre uma criança de idade superior a 3 anos e aquele(s) que a(s) adopta(m) poderá ser um pouco mais difícil no início, mas se o objectivo é adoptar uma criança para amá-la e ser amado por ela, para criar uma família, então tudo vale a pena! Há que jogar com paciência e compreensão e isso só é possível quando existe amor para dar (e quando existe não importa a idade) e só assim é que a adopção faz sentido!

Enviar um comentário