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quinta-feira, abril 12, 2007 

Tema para debate 13 Abril

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Os alunos que ultrapassem o limite para as faltas injustificadas vão ser obrigados a realizar um exame no fim do ano. Esta nova oportunidade dada pelo ministério da Educação justifica-se ou poderá ser contraproducente?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

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sou uma estudante no 10º de escolaridade e nao concordo com o que a ministra da educação quer fazer: por alunos que já estao reprovados a fazer exame para ver se passam de ano?? mas que raio ando eu e os meus colegas a fazer na escola?? para que nos levantar mos cedo e ir para a escola se alunos que se "baldaram" o ano inteiro às aulas vao (se esta estupida lei for aprovada) poder transitar para o ano seguinte sem esforço absolutamente nenhum??
agora digam - me vale apena um aluno "matar - se" a estudar para depois virem estes alunos desinteressados e passam de ano??
se já estao chumbados por faltas para que fazer um exame??
expliquem-me porque se assim é acho que nao vale a pena continuar a estudar (pelo menos aqui em portugal)se assim for nao sei onde a educaçao vai parar.
SRª MINISTRA PENSE NAQUILO QUE FAZ EM ANTES DE PUBLICAR LEIS ESTUPIDAS COMO ESTAS!!!!!

Para começar, eu não percebo sequer como é que os pobres alunos, controlados ao máximo com cartões magnéticos e aulas de substituição, ainda conseguem faltar! Mas ao que parace, conseguem. E se o fazem, devem responder por isso. Não podemos utilizar a desculpa de "são crianças, não sabem o que fazem", para os desculpar e desresponsabilizar de tudo e mais alguma coisa que se lembrem de fazer! Toda a gente, desde que aprende a falar, tem a capacidade de pensar (claro, uns mais e outros menos) e os jovens não podem ser tratados como animais irracionais pelos pais e professores hiperprotectores, se não é nisso que se vão tornar em adultos!

Além do mais é ridícula toda essa história de querer passar os alunos à força para termos uma taxa enooorme de "sucesso" escolar que depois se traduz em incompetência e em doutorados que nem escrever português sabem, por exemplo! Devia passar quem merece, não quem simplesmente se matricula, só para o Estado ter números magníficos a apresentar à comunidade europeia! Qualidade no ensino e não quantidade!

Sou uma estudante universitária e até ao 12º ano fui obrigada a ir às aulas tendo apenas um nº reduzido de faltas que poderia dar, tendo sempre que as justificar. Penso que a qualidade do ensino passa não só por ir às aulas mas principalmente por ter professores que saibam explicar de modo eficaz e que estejam receptivos a todo o tipo de dúvidas que os alunos possam ter acerca da matéria leccionada. Só interessa assistir a uma aula quando o professor explica de forma clara, directa e sucinta que capte a atenção dos alunos. Tive e tenho professores que simplesmente trazem slides para a aula e pouco mais fazem do que lê-los, outros que divagam mais em torno do assunto do que transmitem e explicam informação pertinente (o que faz com que a atenção se disperse). Isto são exemplos. Quanto à lei proposta não concordo muito pois penso que, apesar disto que disse, é importante ir às aulas, pelo menos para se ficar mais esclarecido sobre aquilo que vem nos livros e para tirar dúvidas. Por isso, na minha opinião, só deveriam ter oportunidade de fazer exame aqueles que tivessem ido a pelo menos metade do nº total de aulas de cada disciplina.

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