« Home | Passatempo "Amor à Prova" » | Tema para debate 21 Fevereiro » | Tema para debate 19 Fevereiro » | Tema para debate 16 Fevereiro » | Tema para debate 15 Fevereiro » | Tema para debate 14 Fevereiro » | Passatempo "A Flauta Mágica" » | Tema para debate 13 Fevereiro » | Passatempo "Tenacious D" » | Tema para debate 12 Fevereiro » 

quarta-feira, fevereiro 21, 2007 

Tema para debate 22 Fevereiro

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

À semelhança dos últimos anos, os dados da Associação de Apoio à Vítima relativos a 2006 indicam que 85% dos casos de maus tratos estão relacionados com violência doméstica. Apesar de todos os apelos, como se justifica que esta situação se mantenha num país desenvolvido?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Etiquetas:

Portugal está longe de ser um país desenvolvido em vários aspectos e a violência doméstica é, sem dúvida, um desses aspectos!

Infelizmente, muitas pessoas continuam a achar que a violência resolve tudo... E o alcoolismo, que é um problema grave no nosso país, só potencia essas situações de violência.

Sandra Almeida, Vale de Cambra

O espelho do nosso país está à vista. São diárias as notícias de violação à dignidade humana, perpetrada por políticos, juízes, autoridades policiais, etc... Naturalmente, enquanto este Estado (não o Governo, mas o Estado) não se comprometer com uma Educação séria, este país será sempre lobo com pele de cordeiro. Temo verdadeiramente é que me achem utópico...

Para haver paz de espirito entre as pessoas, é preciso que, as pessoas tenham uma vida estável em todos os sentidos, e infelizmente o crescimento da violência doméstica, não é mais do que um reflexo, da recessão económica em que vive o nosso povo.
A economia tráz problemas graves e, com eles a falta de disposição, consequentemente a perca da noção dos actos, isto associado a outros factores como o álcol, faz inflacionar e muito, todo o tipo de violência nomeadamente a doméstica.
João Bamond, Queluz

Esta é uma daquelas realidades que custa a aceitar.. mas a verdade é que existe.. e a realidade é que estes numeros não traduzem a verdade, pois este é um drama que se esconde dentro de casa e que na maioria dos casos não se sabe.. se tem vergonha.. e se sente revolta por sermos imputentes para o combatermos eficazmente.

Acontece porque a mentalidade e a cultura de agredidos e agressores não dá para mais.. é nestas casos e noutras situações que provamos todos os dias que somos claramente um país intelectualmente atrasados.

Muito simplesmente nao se justifica! Ou por outro lado ate sim. as vitimas nao apresentem queixa com medo de que o agressor saiba e a situaçao se agrave mais. sao alcoolicos tem de admitir que o sao e traterm se. nao é com violencia que vao resolver os problemas que têm e muito menos "afogando se" em alcool que é a pior coisa que podia existir no mundo.

Enviar um comentário