« Home | Passatempo "CATS" » | Passatempo Vanessa da Mata » | Tema para debate 6 Outubro » | Passatempo X-Men 3 » | Passatempo "Ben Harper" » | Opinião de Fernando Correia » | Tema para debate 4 Outubro » | Tema para debate 3 Outubro » | Tema para debate 2 Outubro » | Tema para debate 29 Setembro » 

domingo, outubro 08, 2006 

Tema para debate 9 Outubro

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

Em cinco dias a GNR disparou contra civis duas vezes no Grande Porto durante perseguições automóveis. Na primeira vez matou um jovem, na segunda feriu dois.
Deveria a GNR ter mais cuidado no uso das armas de fogo?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Acho que lhes deveriam dar "fisgas"!Então para que serve aguarda? E quando apanha um, é ele que vai "dentro" e o ladrão vai para casa com termo de identidade e residência.Lá dizia o outro, a quem chamavam "champas", "isto é um país de brincadeira".
Luis Lisboa

Concordo.
Para que serve aguarda afinal???
Eu-Lisboa

As armas não são para ser usadas por "tuta e meia" obviamente, contudo nao deveriam servir apenas como enfeite do cinto das autoridades. É o que acontece actualmente. A meu ver as armas de fogo devem ter um uso que nao apenas o intimidatorio porque intimidar um sujeito armado é o mesmo que ameaçar pisar um elefante... JL, Corroios

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Bom Dia.

Queria sugerir que o Destak começasse a indicar blogs interessanets feitos em portigal. Como o DN fazia ha alguns meses e parou. É sempre interessante descobrir novas formas de escrita de quem não tem a oportunidade de chegar ao grande público. O próprio destak tem o seu blog e poderia levar a cabo esta idéia. Aproveito para indicar um post que eu escrevi sobre o Destak, um dos posts inaugurais do meu blog. Sobre ser imigrante em Portugal, mais de um forma irónica e bem-humorada. Um Abraço a todos.

Wellington Almeida
www.imigrantesofre.blogspot.com

PORTO, 2006.10.09
"GNR E O CUIDADO..."

A GNR é uma instituição profissional criada para nos defender. Não creio que existam lá criminosos a quem tenhamos de recomendar,: - não matem quando não é preciso.

As coisas às vezes complicam-se e saem mal. Acho que não devemos invocar falta de cuidado, são deslises inerentes à profissão.

JS

Quando por medo de represálias e dias a fio de relatórios e inqueritos um Agente seja da GNR PSP ou PJ não puxa da arma seja para disparar ou apenas intimidar, as probabilidades de ser alvejado são altissimas, pelo que sim os agentes, com o devido cuidado para não cair no exagero, devem usar o unico meio de defesa que têm para manter a ordem publica de forma mais eficaz semptre que necessario, sem serem discriminados ou considerados criminosos.

Nao sei se esta é a melhor maneira, mas se nao fizerem nada qualquer dia nao se pode andar nas ruas. As leis sao para respeitar e quem nao quiser tem de sofrer as consequençias

Eram meninos do coro...coitadinhos....

Com toda a certeza que os «senhores» que foram atingidos pelos tiros dos agentes da GNR estavam a «dar milho aos pombos» e por isso a GNR teve de agir em conformidade!! Onde vai parar o nosso país?? Que exemplo de autoridade e respeito estamos a transmitir aos nossos filhos quando aqueles que tem autoridade e formação para a mesma deixam de ser ouvidos e respeitados. Afinal quem não deve não teme, e pergunto me porque motivo nunca fugiria eu a uma autoridade que me desse ordem de paragem, estarei ultrapassada????

Já é hora de começar a tratar da mrginalidade como deve ser e acabar com a santidade da mesma.
Se os agentes das forças policiais representam a autoridade do nosso país os mesmos devem ser respeitados no cumprimento da mesma, mas hoje em dia só se dá valor aos prevaricadores, porque são os "pobres coitadinhos".
Há que limpar o nosso país destas nodoas humanas.
A imprensa e as televisões deviam ser proibidas de enaltecer estas noticias.

Caros leitores,
Venho por este meio manifestar a minha posição em relação ao trabalho da Polícia de Portugal.
Sou da opinião que, os Agentes da Polícia tem como função a Protecção e a Segurança da População e não, como se tem visto, fazer justiça com as próprias mãos. Para isso já existem os tribunais.
É de lamentar que a Polícia não possua outras capacidades de deter “criminosos”, ou seja
“Bandidos Adolescentes”.
Se me permitem deixo aqui uma questão:
- Para que serve o Treino Policial?
Se realmente os Agentes da Autoridade não exercem Treino para perseguições automóveis, ou ainda se o Ministério da Administração Interna não promove o Treino/Formação contínua destes Profissionais, entendo ser urgente fazer uma “Manifestação de Alerta ao Governo” e exigir esse Direito.
Compreendo que, a profissão da Polícia seja cada vez mais insegura, exista muito mais violência no País e até que por vezes sejam injustiçados, mas isso não lhes dá o Direito de Matar (mesmo que por acidente).
Acrescento que, sempre ensinei ao meu filho (6 anos) para ver um Polícia como um Amigo, mas neste momento é difícil passar a mensagem, visto que todos os dias se ouvem nas reportagens dos noticiários:
-“Polícia mata mais um Jovem...”
Termino assim, a minha reflexão e o meu feedback aos recentes acontecimentos promovidas pela violência e pela Polícia.
Com os melhores cumprimentos.
Teresa C. - Porto

Ó Teresa C.
Eu queriaver se fosse consigo, como foi comigo...
Eles ficam em casa, os polícias, são presos, e riem-se .
Assim vale a pena ser "ladrão".
Viva a democracia do papel.
Luis-Lisboa

Claro que concordo com a actuação das forças policiais, a criminalidade não pode continuar impune cada vez mais os criminosos são os bomzinhos, as policias taem armas são para usar sempre que necessário, claro que devem ter treino e uma educação civica para as usarem quando necessário e com alguma cautela, mas a criminalidade não se pode sentir impune para fazer o que quer a seu belo prazer sabendo que a policia não dispara, assim não é preciso policia.
Quantos mais criminosos a policia abater em flagrante ,mais respeito passará a existir pelas autoridades, e até nos poupam dinheiro dos impostos em julgamentos e a sustentar criminosos na cadeia que só aguardam o fim da pena para voltar ao mesmo.

JS Lisboa

boa noite

Sou o luis ribeiro e sou morador em rio tinto(porto), acerca desta situação penso e afirmo que a gnr
nesta situação actuou bem, pq actualmente o crime atingui niveis preocupantes que mais parece que os criminosos fazem o que querem.Com situações destas da para entender a situação do crime actual e todas as forças policiais tem e devem mostrar que tem autoridade, e neste caso foi bem claro e serve para todos os crominosos que a lei existe.Poeque este tipo de pessoas que vivem a margem da lei não respeitão nimguem nem nada para atingir
os seus objectivos, foi bem aplicada a força da GNR e deve continuar assim em casos destes.Obrigado pela atenção.
ir os seus objectivos.

Acho muito bem que as forças policiais finalmente comecem a actuar..é pena é que seja só no Porto.Moro no cacem e uso a linha de sintra todos os dias e cada vez mais o medo está presente nas pessoas. Os assaltos e as agressões são diarios na maior parte das vezes practicados por grupos de jovens negros provenientes de bairros problematicos.Quando não há controle na imigração e a polícia está de mãos atadas o resultado é este.."terra sem lei!"Há-que actuar. Miguel,Cacém.

Enviar um comentário