« Home | Passatempo "Velocidade Furiosa - AMC Arrábida" » | Passatempo "Velocidade Furiosa - Forum Montijo" » | Tema para debate 20 Junho » | Tema para debate 19 Junho » | Passatempo "Queridas Sopas" » | Passatempo "Velocidade Furiosa - Almada Forum" » | Tema para debate 16 Junho » | Passatempo "Do Fado ao Tango" » | Passatempo" Velocidade Furiosa - Ligação Tóquio" » | Tema para debate 14 Junho » 

terça-feira, junho 20, 2006 

Tema para debate 21 Junho

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

Mais de metade dos portugueses não tem conhecimentos básicos de informática, tornando Portugal um dos países europeus com uma taxa mais elevada de “analfabetismo informático”. Quais serão os motivos? Como melhorar esta situação, têm sido feitos os esforços certos?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Se nas escolas ensinassem às crianças a lidar com computadores decerto que quando crescessem não teriam tantas dificuldades para lidar com esse bicho estranho que é o computador. Pessoalmente pertenço a esse grupo que pertence o básico para pelo menos não se fazer figuras tristes. Outra das razões para existir algum analfabetismo informático é a exorbitância dos preços dos cursos de informática. Nem toda a gente tem disponibilidade financeira para pagar um curso desses, e muitas das vezes ainda acontece sair-se de lá mais burrinho do que quando se entrou.

É facto que o ensino da informática em Portugal é urgente e assume crucial importância. A par da formação básica, as Universidades e Pólos Universitários no interior do país são um garante de desenvolvimento económico e social, contudo é necessário fazer uma aposta mais sólida na cultura, aproveitando para dinamizar o ensino da informática à população em geral, incluindo os mais idosos. Só com cultura Portugal se poderá desenvolver.

Convém não distorcer o problema. Provavelmente, muitas destas pessoas que não têm conhecimentos de informática têm já idade superior a 55 ou 60 anos e não têm necessidade de utilizar computadores. Actualmente, em praticamente todas as escolas primárias as criaças utilizam regularmente computadores pelo que, daqui a 10 ou 15 anos estes números serão bem diferentes.

Bem, os motivos podem estar relacionados com o facto de nem todos os Portugueses terem bolsa para investir num aperfeicoanamento educativo das novas tecnologias, assim como na compra das ferramentas agregadas ao ensino. Para que o analfabetismo seja reduzido, o Governo deve continuar com o progrma de incentivo fiscal aos conteúdos e equipamentos informáticos, pois só assim poderemos levar as classes mais desfavorecidas a entrar neste mundo da Fácil e rápida informação, sou também da opinião que a internet deveria ser dedútivel no IRS.

Se tivessem sido feitos os esforços necessários,então Portugal não teria uma taxa de analfabetização a nivel informático tão elevada... É como eu digo, há coisas mais prioritárias e esta talvêz seja uma delas, mas não me parece que lhe estejam a dar a devida importância, infelizmente! É só mesmo para quem não vê, que a internet é o "futuro" e se nós não temos essa formação informática, o nosso "futuro", tende a ser cada vez mais negro e sem saída!

Peço desculpa, mas não assinei o comentário anterior!

Perante tamanha preocupação pelo ensino da informática em Portugal, eu fico no meu canto lembrando os milhares de portugueses analfabetos ! Será que não estamos a dar "o passo maior que a perna" ?

Os motivos para sermos um país com a mais elevada taxa de analfetismo informático da Europa tem a ver com o nível de vida da maioria dos portugueses, por um lado (equipamentos muito caros)! Mas há muitos outros factores que estão na origem deste "mal" e de outros que se interligam! Haja investimento nas empresas nesta área e respectiva formação aos seus funcionários. Em todas as localidades deveriam ser criados centros onde as pessoas pudessem aprender o mínimo e podendo até conjugar esta acção com as escolas locais! Isto até criaria mais postos de trabalho para formadores, etc. Claro que o estado terá que apoiar nestes casos.
E. Simões

Estou a constituir um QUIOSQUE (real) em cacilhas no intuito de oferecer aos "Cyberanalfabetos"
> seguintes serviços
>
> PUBLICO - WI-FI
> PAYSHOP
> Quiosques virtuais (Portais temáticos) em touch screen
>
> TURISMO - (acima +)
> WALKABOUT and SAILABOUT
> Organização de eventos locais/regionais
>
> EMPRESAS e COMERCIO - Express mail/SMS ..
> Web consultor (webdesigner/Publogs...)
> Directórios/roteiros
> Flyers etc etc
>
equipa/QUIOSQUEs serão localizados em varios municipes assim será provavel que Portugal possa servir os "INFOEXCLUIDOS" de uma forma digna e acessível

Desde já a sua visita ao LArgo Alfredo Dinis em CACILHAS ALMADA será bem vinda.

É bem verdade que os portugueses carecem de conhecimentos informáticos básicos, mas ainda é mais verdade que, tal como é referido noutros comentários, antigamente não se tinha o acesso aos computadores que se tem hoje, nem de longe quanto mais de perto... E nesse aspecto, penso que o nosso 1º ministro José Sócrates e os seus ministros estão a pôr a carroça à frente dos bois, sobretudo em relação à Internet.
Ora senão vejamos:

- Ainda há muitas pessoas que não têm condições financeiras para ter computador, e muito menos internet; então, como é que o sr. 1º ministro sugere que hajam operações tais como a aquisição do selo do carro exclusivamente pela Internet? É a isso que o sr. chama modernização?

- Segundo, mesmo que todos tivessem condições, os conhecimentos informáticos não predominam. Cursos de informática é o que não falta por aí, e as crianças e adolescentes já são ensinados na escola, graças a cursos de informática nos ATLs e à disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (ou, como é mais conhecida entre nós, TIC), disciplina essa que é leccionada no 9º e 10º anos. Mas não podemos esquecer que Portugal apresenta uma pirâmide etária envelhecida, e não podemos pedir aos idosos, cuja memória começa a falhar, e aos quais se exige que trabalhem até cada vez mais tarde, que dominem os computadores como se exige a um jovem, que tem a memória mias fresca, e lida mais abertamente com este tipo de tecnologias. Mais uma vez pergunto: é a isto que chama modernização?

- Terceiro ponto: Tanta coisa por causa da Internet... "ah e tal, Portugal encontra-se totalmente coberto pela banda larga..." "A Internet em Portugal é das mais baratas da Europa...". Pois é... mas só agora Portugal se encontra coberto na íntegra pela internet de banda larga... e no que toca à 2ª afirmação, não se importa de confirmar esses dados com a DECO? É que numa revista Proteste, a Internet em Portugal foi apontada com umas das mais lentas e caras da Europa... E não se esqueça que o nível de vida dos outros países é superior, como não podia deixar de ser... Parece-me que o termo mais correcto para definir a Internet no nosso país é: pouco rentável. Pois...

- Quarto e último ponto: Estava mortinha para lhe perguntar isto, sr.ministro: O sr. por acaso sabe mexer na Internet? Possui os conhecimentos informáticos básicos? Talvez sim, talvez não. Mas também não é importante para si, pois não? Tem decerto quem faça o trabalhinho por si... E, se sabe mexer, prefere acreditar que lidar com computadores é como andar de bicicleta: depois de aprender, não se esquece... Será que é assim? Pelo sim, pelo não, vá praticando, não vá a memória traí-lo...
Eu nem sei porque dirijo este post ao nosso 1º ministro como se de uma carta aberta se tratasse, porque estou segura de que não o irá ler... Pois, um blog de um jornal diário gratuíto não é bem o seu género, pois não? Prefere algo mais intelectual, com certeza... Azar o seu, nesse caso. Não sabe o que perde. VIVA O BLOG DO DESTAK!

Enjoyed a lot! »

Enviar um comentário