« Home | Tema para debate 20 Abril » | Tema para debate 19 Abril » | Tema para debate 18 Abril » | Tema para debate 17 Abril » | Passatempo "Dirty Pretty Things" » | Tema para debate 13 Abril » | Passatempo "Danko Jones" » | Tema para debate 12 Abril » | Tema para debate 11 Abril » | FOTOlog actualizado » 

quinta-feira, abril 20, 2006 

Tema para debate 21 Abril

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

As mulheres grávidas com um emprego stressante devem trabalhar no máximo 24 horas por semana para evitar riscos para a gravidez, segundo um estudo holandês divulgado ontem. Será que as grávidas deveriam trabalhar menos? Poderia isso ser mau para o Estado?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do Destak [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Na actual situação política e económica nacional e internacional ter filhos quase se pode considerar um acto heróico.
Por esse motivo, devem ser dadas todos os privilégios possíveis às mulheres que o queiram fazer.
Esses privilégios poderão passar por menos horas de trabalho enquanto grávidas, mas, e sobretudo, mais tempo para os educarem, sem serem prejudicadas economicamnte profissionalmente.
Se a curto prazo o Estado gastar mais algum dinheiro, futuramente irá recuperá-lo… uma sociedade acaba por morrer se não tiver capacidade de se reproduzir.

Muito sinceramente, estou-me nas tintas para o facto se é bom para o Estado ou não. A saúde, e principalmente a das crianças está primeiro. O acesso aos cuidados de saúde é um direito adquirido, cuja responsabilidade é do Estado (ou não descontamos todos para isso?). Se compararmos a situação de outros países com as condições em Portugal nesta matéria (maternidade, paternidade, gravidez), Portugal ainda está na pré-história.

Penso que não! Quando estive grávida, trabalhei quase até aos 8 meses. Gravidêz não é nenhuma doença, embora muita gente pense que é. É óbvio que há a gravidêz de risco que tem de ser acompanhada e cuja pessoa grávida não pode fazer esforços físicos, muito menos trabalhar, nesses casos, concordo plenamente, mas noutros não!

Na minha opinião não é necessária esta paragem no tempo... Estar grávida requer alguns cuidados sim, mas não é preciso abdicar quase totalmente do trabalho. Se não for uma gravidez de risco (que por vezes existe) só faz bem trabalhar, conviver, trocar opiniões com colegas que já tenham passado pelo mesmo (lindo!!!) estado. Eu já tive a felicidade de ter dois filhos e nestas duas experiências nunca me senti tão rodeada de mimos e carinho. Trabalhei sempre até ao último dia sem grande esforço.Tive sorte de tudo correr bem? Talvez.
Quanto se isso é mau para o estado sinceramente não me interessa primeiro vem a saúde da mãe e do filho e se houver quem precise de descançar pois que o faça pois também já descontou para isso mesmo.
Beijos a todas as grávidas e muita força.
Conceição Pereira - Vila Nova de Gaia

Muito sinceramente penso que ser mãe hoje em dia é uma acto que tem que ser valorizado mas não "dramatizado"... a gravidez é um estado que se requer cuidados sim, mas daí a ter que haver essa paragem de tempo é completamente desnecessário, excepto claro está se o bebé estiver em risco. Caso contrário penso que seria de mais valia em vez de se preocuparem com isso, preocuparem se mais em dar mais atenção à mãe após ter a criança...isso sim é que carece de muito tempo, mas por parte do estado que não apoia como deve ser as grávidas no nosso país.

Enjoyed a lot!
»

Looking for information and found it at this great site... » »

Enviar um comentário