« Home | Passatempo D'ZRT (20-12-05) » | Envie árvores de Natal » | Tema para debate XII » | Passatempo D'ZRT » | Tema para debate XI » | Correio do Leitor » | Passatempos » | Tema para debate X » | Defesa dos animais » | Passatempo Green Day » 

terça-feira, dezembro 20, 2005 

Tema para debate XIII

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar o seguinte assunto nos comentários deste post ou carregando directamente AQUI:

Um estudo divulgado ontem revela que os fumadores passivos têm maiores riscos de desenvolver um dos tipos mais comuns de cegueira.
De que forma sente-se incomodado pelo fumo de fumadores?


Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do Destak [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade].

Ainda na semana passada, enquanto almoçava num restaurante em Lisboa, uma senhora e um seu colega na mesa em frente à minha (porque haviam terminado a sua refeição) decidiram fumar o seu cigarro ali mesmo, numa sala repleta de gente em pleno almoço.
Ao confrontar o empregado do estabelecimento com a incomoda situação a resposta foi: "Peço imensa desculpa, mas não posso fazer nada."
Falta de legislação? Falta de inteligência do seu patrão?
Não sei. Só sei que eu, uma pessoa calma e paciente por natureza, vi-me invadida por uma raiva interior que consigo compreender quando penso que fui vítima da falta de respeito dos fumadores.
Como aconteceu ali, acontece diariamente nos transportes públicos, nos corredores da faculdade, nos cafés, etc.
Dá vontade de pensar:
"Se querem morrer, porque sou eu obrigada a ir com eles?"

Sara Capote - Corroios

Quando o local é bem ventilado (o que é raro), ainda consigo tolerar, mas quando é um ambiente fechado e com pouca circulação de ar, muitas vezes tenho de sair do local e vir à rua para conseguir respirar e dar descanço aos olhos. Não sei se estou enganado, mas penso que saiu uma legislação para proibir que se fumasse em locais fechados. Se assim é porque não está a ser aplicada? Ou então obriguem aos estabelecimentos a criarem condições por forma a haver maior circulação do ar.

para todos os não fumadores e fumadores que compreendem esta situação de incómodo por favor consultem:
http://no-smokezone.planetaclix.pt
obrigado,
A. José

Ainda à uns dias comentei este mesmo assunto no meu blog em http://anakinpt.blogspot.com.
Custa imenso estar num local, mesmo ao ar livre, como uma paragem de autocarro e estar alguém a deitar resíduos de um prazer alheio para cima de mim.
Penso que é mais uma falta de civismo que outra coisa.

É um incómodo para a saúde física e também mental, pois não deixa de ser irritante ter de respirar ar poluído pelo vizinho do lado, que ainda para mais se mostra indiferente, e não poder fazer nada...
Alberto

Bom dia,
Gostaria de pedir-lhes que divulguem quanto possivel o site no-smokezone.planetaclix.pt
Este indica estabelecimentos em Portugal onde existem lugares para não-fumadores (restaurantes, hoteis, etc). tem um concurso, estatisticas, noticias e os estabelecimentos que tenham lugares para não fumadores podem anunciar aqui gratuitamente.
obrigado pela atenção,
saudaçoes cordiais,
Artur Correia
http://no-smokezone.planetaclix.pt

Enviar um comentário