« Home | Passatempo "100% Original Karaoke - Dia 4" » | Passatempo "Xutos e Pontapés" » | Passatempo " O Diário de Sofia" » | Passatempo "Circo de Monte Carlo" » | Tema para debate 14 Dezembro » | Passatempo SLB » | Passatempo "100% Original Karaoke - Dia 3" » | Tema para debate 13 Dezembro » | Passatempo "O Amor Não Tira Férias" » | Passatempo "100% Original Karaoke - Dia 2" » 

quinta-feira, dezembro 14, 2006 

Tema para debate 15 Dezembro

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

Jovens têm em média 3 empregos nos primeiros 5 anos depois de saírem do sistema de ensino. As universidades preparam-nos mal para o mercado de trabalho?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem na edição de papel do jornal [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

Etiquetas:

Penso que a preparação dada pelas universidades deixa um pouco a desejar. Pelo menos da minha experiência como aluna universitária, das disciplinas que tenho poucas me vão servir para alguma coisa, e nas que servem falta uma forte componente prática, na minha opinião essencial para que, quando entrarmos no mercado de trabalho, nos adaptarmos melhor à realidade daquilo que vamos exercer como profissionais. As aulas que temos deviam ter uma componente muito mais prática do que têm agora, inclusivé um dos meus professores disse-nos que as aulas teóricas daqui a um tempo vão deixar de existir, passando a haver só aulas práticas, com uma pequena componente teórica. Acho que os bons profissionais não se medem pelas elevadas notas que tiram às disciplinas que, de prático, não têm nada, aliás na maioria das faculdades no resto do mundo os testes são essencialmente práticos precisamente para avaliarem quem está relamente preparado para a situação real de trabalho com que se vão deparar. Portugal devia seguir este exemplo.

Penso que se exagera nesta questão. Será utópico pensar que um curso pode preparar para uma variedade enorme de diferentes empregos. A universidade deve ensinar as pessoas a pensar, resolver problemas e ter capacidade de se adaptar a situações novas com que se deparem. O que é um facto é que os excelentes alunos arranjam sempre um bom emprego. As pessoas são capazes de culpar tudo antes de pensar que o problema também pode estar nelas próprias e no empenho que colocam nas tarefas que desenpenham.

Sou formada em ciências da comunicação, actualmente trabalho em Marketing, e sinceramente tudo o que sei aprendi em cursos de especialização que fui tirando ao longo do tempo, por sentir que não percebia patavina do assunto. A Universidade a nível prático não me ensinou nada. A nível curricular as universidades pecam por excesso de cadeiras teóricas e com uma vertente demasiado filosófica, no meu caso em particular, descurando a parte prática.

Seria muito interessante fazer um inquérito junto de todos esses jovens de 3 empregos em 5 anos.

Será que realmente vêm mal preparados das faculdades ?
Será que se deparam com empregadores que são predadores da sua inexperiência ?
Ou será que tudo não passa, afinal, de um processo normal de adaptação profissional à melhor oferta ?

M.D. "Reboot" / Costa da Caparica

Enviar um comentário