« Home | Passatempo "Touching the Sky" » | Tema para debate 11 Maio » | Passatempo "Vampiras (dia 13)" » | Tema para debate 10 Maio » | Passatempo "Vampiras" » | Tema para debate 9 Maio » | Tema para debate 8 Maio » | Passatempo "Grease" » | Passatempo "Febre Latina" » | Passatempo "Glup2" » 

quinta-feira, maio 11, 2006 

Tema para debate 12 Maio

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar os seguintes assuntos nos comentários deste post. Partilhe a sua opinião.

Os banhistas que entrem no mar com bandeira vermelha arriscam-se a pagar uma multa de acordo com as novas regras para esta época balnear, que começa a 1 de Junho. Concorda com esta medida? Servirá para diminuir as mortes na praia?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do Destak [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade.]

é certo que vivwemos numa democracia, e somos livres de fazer as nossas escolhas. Mas é bom que existam regras para que possamos não colocar a nossa vida e a dos outros em perigo. Essa multa não vai resolver as coisas, mas pode pelo menos acalmar aqueles que desafiam as ondas como se se tratasse de uma coisa inofensiva. Como diz o ditado:"Há Mar e Mar, Há ir e Voltar", o pior é quando não se volta.

Todos os anos nos deparamos com várias notícias de vítimas do mar, nas nossas praias.
Ainda assim, o Português tem algo que o faz pensar que consegue vencer tudo e todos, neste caso, a força do mar (ou não tivéssemos nós um historial directamente ligado ao mar...).
Além disso, não sei porquê, mas há uma mania no povo Português de tentar contornar as regras, mesmo que isso signifique colocar-se em perigo. Veja-se o caso, nas estradas, do "não vale a pena por o cinto de segurança, pois não há policias por perto" ou mesmo, o quebrar dos limites de velocidade.
Mesmo com as multas, não acredito que os "aventureiros" parem de desafiar a sua própria segurança, até porque, em Portugal, temos regras excelentes para quase tudo, só que quase nunca há fiscalização, daí acreditar que poucas multas serão aplicadas.
Ainda assim, é uma medida que prova que há alguém que, pelo menos, tenta mudar as coisas. E isso é bom.

É uma medida sensata, embora eu ache que este tipo de medidas se devessem alargar a pescadores de cana, que escolhem sítios perigosos para pescar, por exemplo. Há inúmeros acidentes todos os anos com pescadores que são arrastados pelo mar.
E estas medidas não visam só os portugueses, mas também os estrangeiros, que por não conhecerem as praias e a força das ondas se aventuram demasiado. Há também inúmeros acidentes com cidadãos estrangeiros. Vamos ver é se é uma medida para ficar no papel. Ainda quero ver como vai ser posta em prática.

vai ser giro vai pagar so por ter posto os pes na agua, com a bandeira amarela e os surfistas?
Ja agora imaginem hoje esta o dia todo com bandeira vermelha uma pessoa escuza de ir a praia se nao pode ir a agua

desculpem enganei-me *bandeira vermelha

António Carvalho,Lisboa
Todos os anos há várias pessoas que se metem na água, e por várias razões acabam por falecer, coisa que poderia ser evitada se na altura pensassem as consequencias daquilo que estavam a fazer, não as fariam provavelmente.Eu pessoalmente já passei por um pequeno episódio, mas felizmente tudo não passou de um susto. A multa com a bandeira vermelha pode ser que as pessoas não sejam tão afoitas e assim não tenham tanta tendência para o fazer. Penso que assim , pelo menos vai haver uma solução que poderá dar bons frutos no futuro. Mas também há outro problema e que acontece frequentemente é o de irem para a água, depois das refeições.Será que não sabem que não o devem fazer?
Mas defacto ,infelizmente acontece e assim as estatisticas sobem mais.

“Um dia destes, numa conversa no «Manel da Leitaria», que só vende vinho, o senhor Tubarão disse-me que ‘Deus é um eterno mamilo intumescido’. Será que o senhor Manuel trocou o vinho nacional por vinho chinês? – Quitéria Barbuda

www.riapa.pt.to

Enviar um comentário