« Home | Passatempo "Simone" » | Tema para debate 14 Fevereiro » | Tema para debate 13 Fevereiro » | Tema para debate 10 Fevereiro » | Passatempo "Equalizador_Lx_2006" » | Passatempo "Santos & Pecadores" » | Fotolog » | Tema para debate 9 Fevereiro » | Tema para debate 8 Fevereiro » | Tema para debate 7 Fevereiro » 

terça-feira, fevereiro 14, 2006 

Tema para debate 15 Fevereiro

O Destak convida os seus leitores e internautas interessados a comentar o seguinte assunto nos comentários deste post ou carregando directamente AQUI. Partilhe a sua opinião.

O governo decidiu ontem uma redução na retenção na fonte. Algo que irá aumentar os salários dos portugueses já este mês. O governo garante não perder dinheiro com a operação, considera a iniciativa boa para o Estado e para os contribuintes? Porquê?

Serão seleccionadas algumas das melhores respostas para aparecerem aqui no blog e, posteriormente, na edição de papel do Destak [por favor, assinem os comentários, nem que seja com iniciais ou o primeiro nome e, se possível, com a vossa localidade].

É necessári saber, o que vão aumentar para poderem reduzir na retenção na fonte.... Eu faço uma retenção de 20%, pois trabalho a recibos verdes, por isso seria bom, se realmente essa redução ocorre-se, mas como ninguem dá nada a ninguem, e o estádo garante que não sai a perder, estou para ver qual será o aumento, e em que...

Bom, mais uma vez se atira areia para os olhos das pessoas. O que vai acontecer é muito simples: reduzem a retenção, recebemos mais no fim do mês, mas quando o Estado nos pagar o IRS cobrado a mais, as contas vão acabar por resultar em menos dinheiro aos contribuintes. Daí não o Estado não perder nada. Ou seja, em vez de recebermos essa porção toda junta, recebemos todos os meses. Na prática, não há aumento.

Augusto Ventura - Amadora

É necessário saber, o que vão aumentar para poderem reduzir na retenção na fonte.... Eu faço uma retenção de 20%, pois trabalho a recibos verdes, por isso seria bom, se realmente essa redução ocorre-se, mas como ninguem dá nada a ninguem, e o estádo garante que não sai a perder, estou para ver qual será o aumento, e em que..

Johnny, VN Gaia

Na prática, o que vai acontecer é que, diminuindo a retenção na fonte, no final do ano fiscal seremos reembolsados numa quantia inferior à actual. Tudo depende dos que as pessoas preferirem: receberem mais de uma vez só, como actualmente, ou receber um bocadinho mais todos os meses.

A pergunta é delicada e a resposta tem dois sentidos.
Sim/Não.Não/Sim.Os motivos já os vi indicados noutro comentário.No fim de cada mês recebe-se mais,mas quando esperamos a devolução virá menos.Resta-nos a consolação de que pelo menos não usufruem do nosso sem direito a reembolso de juros que era o que deveria acontecer.Melhores dias virão.

Considero uma boa política para ambas as entidades. O contribuinte vê o seu salário mensal aumentar. O estado tem como vantagem o não pagamento de uma só vez e num só mês o reembolso a todos os contribuintes do IRS. A desvantagem, para o Estado, é que deixa de ter um financiamento totalmente gratuito. Aos portugueses aconselho ao dinheiro que vão passar a não pagar a coloca-lo de lado e a rentabilizarem-no pois podem a vir a precisar para o acerto de contas.

Enviar um comentário